Portal Chamar Táxi

Sim, as bactérias na sua carteira podem provocar meningite e sépsis

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,553
Gostos Recebidos
1,114
Bactérias indesejadas, tais como a listeriose ou o MRSA, vivem e prosperam dentro do seu porta-moedas – colocando-o a si e à sua família em risco de desenvolverem doenças como a meningite ou septicemia.

naom_5bb4eb0b1499f.jpg


Essas bactérias extremamente perigosas para a saúde foram encontradas na maioria das moedas e notas em circulação, segundo um estudo britânico.

Os investigadores alertam que mais de três em quatro notas e moedas estão contaminadas com bactérias que podem provocar meningite, septicemia, síndrome do choque tóxico, aborto espontâneo e intoxicação alimentar.

Os especialistas envolvidos na pesquisa sugerem ainda que o melhor para o bem-estar dos indivíduos seria a abolição do dinheiro físico.

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas examinaram três moedas e notas em circulação de cada denominação.

Concluíram que 28 das 36 – ou 78% – estavam ao todo repletas com uma variedade de 19 tipos diferentes de bactérias.

Duas das quais denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ‘super bactérias’ resistentes a antibióticos e consideradas uma enorme ameaça para a saúde pública.

Nomeadamente, a listeriose que pode provocar septicemia e a ocorrência de abortos espontâneos. A MRSA (estafiloco áureo multirresistente) que pode ter um efeito potencialmente letal, para além de causar celulite, síndrome do choque tóxico e intoxicações alimentares.

E ainda a bactéria enterococcus faecium, comummente encontrada nas fezes (indicando que muitas pessoas não lavam as mãos após irem à casa-de-banho), podendo levar ao desenvolvimento de meningite, de infeções no abdómen, na pele, no sistema urinário e na corrente sanguínea.

O líder do estudo, o professor Paul Matewele, docente na Universidade London Metropolitan, classificou os resultados de “tremendamente preocupantes”.

“Os governos deveriam considerar a abolição do dinheiro físico de modo a reduzir a propagação de bactérias. Se por acaso não lava as mãos após lidar com notas ou moedas saiba que poderá estar a colocar a sua saúde em risco, com consequências potencialmente fatais”, avisou.

IN:NM
 
Topo