• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sistemas para evitar esquecimento de crianças no veículo

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
A síndrome do bebé esquecido é bem mais frequente do que podemos imaginar. Estamos a falar sobre essa circunstância perigosa e potencialmente fatalem que um condutor, depois de estacionar, deixa um bebé ou uma criança pequena no carro, geralmente por distração ou descuido. Os pais que deixam os filhos encerrados no carro costumam descobrir após algum tempo, e isto pode ser mais que um simples problema, especialmente nos meses de verão, quando as temperaturas são mais elevadas e o interior de um carro fechado pode atingir temperaturas muito elevadas.

Memória prospetiva​

Ninguém está isento deste descuido. Esquecer uma criança no carro é algo que pode acontecer até aos pais mais cuidadosos. As causas são variadas: a pressa, se dormimos pouco e se a criança está a dormir ou quieta na parte de trás do carro. Por incrível que pareça, da mesma forma que esquecemos os números de telefone, um compromisso importante ou a entrega de um trabalho, podemos não nos lembrar que deixámos os nossos filhos ou animais de companhia no carro. Em termos clínicos, é uma falha no sistema de memória prospetiva do cérebro.

Salvos pela tecnologia​

A boa notícia é que a tecnologia levou ao desenvolvimento de diversos sistemas, cujo objetivo é avisar o condutor do esquecimento da criança no carro. Como funcionam? Alguns deles estão baseados na colocação de uma almofada na cadeirinha que deteta a presença da criança. Esta almofada está ligada ao telemóvel por bluetooth. Quando o condutor se afasta do carro e perde a ligação bluetooth entre a almofada e o telemóvel, o sistema envia uma mensagem ao telemóvel. Se o condutor não atende essa mensagem, o dispositivo envia uma mensagem a cinco móveis da sua lista de contactos, previamente definidos a avisar do esquecimento.

Alarme para verificar assentos​

Outro sistema é um alarme que lembra sempre de verificar os assentos traseiros, antes de sair do veículo. Este sistema apenas é ativado no início da viagem ao abrir a bagajeira ou as portas traseiras; desta forma, o dispositivo interpreta que, provavelmente, há uma criança ou animal no carro.

Ao chegar no destino, e com o veículo parado, o sistema avisa o condutor com um alerta sonoro e visual, que aparece no ecrã do carro. Deste modo, esta tecnologia avisa para verificar os assentos traseiros, antes de sair do carro. Quanto à duração do aviso, esta é de 10 segundos, sempre que o condutor não o desligue antes.

Quem tirou o cinto de segurança?​

Existem outros dispositivos que podem ser ligados através de um USB e um sensor de presença no revestimento do assento e na estrutura da cadeirinha. Este dispositivo de presença avisa caso a criança tire o cinto de segurança e deixe a cadeirinha e, claro, ao desligar o motor avisa imediatamente o condutor que a criança ainda está no carro.

Para além, os fabricantes continuam a trabalhar em novos sistemas e dispositivos. Por exemplo, a Tesla tem uma proteção de sobreaquecimento do interior do habitáculo como nova função do seu software, para garantir a segurança das crianças e animais. Mantém o veículo a uma temperatura segura durante horas, inclusive mesmo com o motor desligado. Esta função é possível, graças a baterias exclusivas de grande tamanho.

Armadilha fatal​

Há países como Itália que já têm uma lei para o uso destes sistemas, obrigatórios para os utilizadores desde 2019. Nos outros países este modelo de dispositivo pode ser comprado como sistema acessório. Equipe o seu veículo com um sistema antiesquecimento e lembre-se: nunca deixes os miúdos sozinhos no carro cinco minutos; mesmpo no inverno. A temperatura interior do carro fechado aumenta em qualquer estação do ano e também pode causar um golpe de calor fatal.

O importante é saber que um carro fechado é uma armadilha mortal para qualquer criança, principalmente quando são menores de dois anos, pois não sabem como pedir ajuda.
 
Topo