• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Spinnerbait

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Se você tivesse que escolher uma amostra, apenas uma para usar no resto dos seus dias, qual seria? Pergunta difícil; especialmente com a variedade actual de amostras apresentadas no mercado.
Minha suposição é, que se enfrentado com o dilema apresentado em acima, a maioria dos pescadores de achigã seleccionaria um "worm" plástico, um lagarto, ou um "jig-and-pig". Todas grandes escolhas. Mas não para mim! Sem hesitação, a minha escolha sem pensar muito seria um spinnerbait. Porquê? Simples, um spinnerbait é indubitavelmente a amostra mais versátil no mercado hoje.
spinnerbait2.jpg

Spinnerbait
Pense nisto, você pode eficazmente apresentar um spinnerbait sob uma miríade das circunstâncias, com todos os tipos de cobertura ou de estrutura, e em cada estação. Seja Verão, Outono, Inverno. ou Primavera. Se a água está quente, fria, barrenta ou límpida. Se você está pescando em profundidade, ou apenas abaixo da superfície. Se você está a pescar em ervas, arbustos, estruturas subaquáticas de madeiras, pilares, pilhas de rocha, docas de barcos, etc o spinnerbait é a amostra a escolher.
O facto é que as spinnerbaits são provavelmente responsáveis por apanhar mais achigãs do que qualquer outra amostra. Sendo assim, o que transforma o spinnerbait uma amostra tão consistente a apanhar achigãs?
Por certo, não é porque um spinnerbait se assemelhe a algum tipo de alimento especial para o achigã . No entanto apresenta uma combinação dos elementos que são atractivos ao achigã. Estes oferecem combinações ilimitadas da oferta de flash, vibração, cor e dos perfis. Adicionalmente são amostras quietas, não ameaçadoras e que actuam naturalmente. Se combinar as características de cima com as condições onde vai actuar e os achigãs vão achar o spinnerbait irresistível.
Não me levem a mal, eu não estou sugerindo que os spinnerbaits são a chave mágica para a consistente pesca do achigã . O que eu defendo é que nenhuma outra amostra oferece tamanha versatilidade, flexibilidade, e a potencialidade de ser apresentada correctamente sob cada circunstância e cenário imaginável neste tipo especifico de pesca.
Agora que você sabe o que eu sinto sobre os spinnerbaits, parece-me justo que eu compartilhe de algumas considerações dos PRINCÍPIOS que eu uso ao escolher um. Como em cada aspecto da pesca ao achigã bem sucedida, a experimentação debaixo da água sob várias circunstâncias é a única maneira fiável de afinar os princípios básicos de usar o spinnerbait.
spinnerbait.jpg
TIPOS DA LÂMINA: As lâminas de um Spinnerbait podem apresentar-se numa grande variedade de tipos diferentes; hoje nós discutiremos apenas a mais comum. Geralmente falando, eu acredito que uma lâmina de folha de salgueiro é a escolha mais versátil para pescar em espaços livres ou a água ligeiramente escurecida. Porquê ? A sua forma fornece o flash e a vibração suficientes sem assustar o achigã. Adicionalmente pode ser apresentada com uma cobertura muito mais pesada e ser trabalhada numas velocidades mais rápidas do que os outros dois tipos comuns.
Ao pescar na água fria ou barrenta eu prefiro uma lâmina de Colorado porque desloca muita água, dá vibração, e pode ser apresentada muito mais lenta do que uma lâmina tipo folha do salgueiro. Recorde que as condições frias ou enlameadas da água ditam uma apresentação mais lenta e algum "ruído", assim o achigã pode mais facilmente localizar e responder à sua amostra sob circunstâncias de metabolismo ou visibilidade mais reduzida. As lâminas de Colorado cumprem ambos os interesses.
Para finalizar há a lâmina de Indiana, que é cortada em lágrima e representa um compromisso entre o do Colorado e a da folha do salgueiro. As lâminas de Indiana produzem a vibração boa, muitos dos flash necessários e deslocam uma quantidade ampla de água. São a minha escolha ao pescar em águas barrentas e quentes, quando o achigã está activo.
ÚNICAS OU EM TANDEM: Os spinnerbaits únicos (uma lâmina) são os mais comuns e versáteis. Podem ser usados em profundidade, em raso, e com uma variedade de recuperação (para-e-arrancai, a direito, em helicóptero, em vibração, Yo-Yo). Produzem também mais vibração do que as lâminas em tandem (duas lâminas). Um inconveniente para escolher as lâminas únicas é sua tendência para ficar de lado quando recuperadas em alta velocidade. O que é uma apresentação muito indesejável.
spinnerbait3.jpg

Em tandem
Os spinnerbaits em tandem oferecem mais flash e elevação do que as de lâmina unica. Mais importante podem ser trabalhados em velocidades mais elevadas através da cobertura rasa quando o achigã está em modo activo ou apenas em passeio. Os tandems são a escolha perfeita para "zumbir" ou "queimar" a sua amostra justamente sob a superfície, para criar uma protuberância ou para acordar. Quando o achigã é activo, as lâminas em tandem são duras de bater. Por outro lado, não são uma escolha boa para a água profunda, deslocam-se lentamente, ou apresenta-se muito vertical.
TAMANHO DA LÂMINA: As lâminas estão disponíveis em muitos tamanhos diferentes. Na maioria dos spinnerbaits você pode ligar lâminas para conseguir combinações diferentes do tamanho, de cor, de flash, de vibração, e de profundidade. Um sistema de numeração que parte de #00 (menor) a #8 (maior) é usado. Os tamanhos das lâminas são arbitrários; isto é, um #3 Colorado não é do mesmo tamanho que uma folha do salgueiro #3. Eu prefiro começar com as lâminas menores na Primavera (# 2 ou # 3) e desloco-me para laminas maiores a medida que a estação progride. Se o achigã se estiver alimentando de peixe pequeno eu tento combinar o meu tamanho de lâmina para igualar o tamanho da sua alimentação. Como com todos as amostras, não esteja receoso experimentar até que o achigã lhe diga o que quer. Circunstâncias diferentes chamam tamanhos, cores, e apresentações diferentes.
COR DA LÂMINA: Os revestimentos da lâmina podem ser pintados, metálico liso, ou ser martelados. A prata, o ouro, e o cobre são as cores mais comuns. Entretanto, não negligencie a nova família de lâminas pintadas que invadiu o mercado. A claridade da água e a luminosidade ditam as circunstâncias da minha escolha da cor da lâmina. Na água desobstruída eu prefiro a prata. Em rotações em tandem eu uso frequentemente uma combinação de prata/ouro. Tente-os, elas trabalham!
COR DA SAIA: Mais uma vez outra vez há mais cores disponíveis do que você pode imaginar. Como você pode ter suposto, claridade da água, luminosidade, e a alimentação disponível ditam a minha escolha. Quando a água está desobstruída eu prefiro saias com flocos de prata, um verde claro, ou um pimenta claro. Gosto também de adicionar algumas tiras de vermelho, de azul, ou o ouro às de cima. O branco contínuo é também uma escolha boa. A água enlameada chama o "chartreuse" puro ou um teste padrão de "firetiger". Naturalmente, na noite ou em dias escuros, pesadamente nublados a escolha do preto ou roxo trabalham muito bem.

 
Topo