Submarino-robô Nemo fica dias perdido no mar

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Submarino-robô Nemo fica dias perdido no mar

Um robô à prova d'água batizado com o nome do peixe de desenho animado Nemo chegou perto de se perder para sempre ao ser mandado em uma viagem exploratória à mesma corrente oceânica que aparece no grande sucesso de bilheterias À procura de Nemo. A informação é da Reuters.

O submarino-robô de 1,8 metro é parte de um projeto de pesquisa do Instituto de Ciência Marinha de Sidney para entender a corrente do leste da Austrália, uma das mais fortes correntes oceânicas do mundo e que pode ter um papel fundamental no aquecimento atmosférico, disse o cientista Iain Suthers. O robô foi pego por uma correnteza e ficou à deriva por 16 dias antes de ser resgatado.

No filme, o pai do pequeno peixe-palhaço usa a corrente para conseguir resgatar o filho. Ao dar o nome do peixe ao submarino-robô, os pesquisadores mal podiam esperar que o equipamento teria um destino parecido com o do personagem quando o equipamento de US$ 85 mil perdeu a comunicação via satélite logo em sua estréia.

A temperatura no mar da Tasmânia, entre a Austrália e a Nova Zelândia, onde desemboca a corrente, aumentou cerca de 2° Celsius em menos de 100 anos, de acordo com Suthers, o que indica um aquecimento que atinge um recorde mundial.



terra
 
Topo