• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tecnicas De Fotografia/histograma

ferny

GF Prata
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
445
Gostos Recebidos
0
Histogramas



Compreender o que são, como funcionam e se familiarizar com os histogramas são provavelmente os passos mais importantes para trabalhar com imagens de ou 'high key' pronunciados necessitam de ajustes de exposição manuais do fotógrafo para corrigir o palpite da maquina. Uma boa regra para ter em consideração é: você normalmente precisa ajustar a exposição quando quer que o brilho médio das imagens esteja mais escuro ou mais claro que os meios-tons.
A maioria das maquinas digitais são melhores reproduzindo cenas com 'low key' pois elas previnem que qualquer região da imagem tenha brilho suficiente para se tornar branco puro, independente de quão escuro o resto da imagem possa resultar. Cenas com 'high key', por outro lado, normalmente resultam em imagens significativamente sub-expostas. Mas é mais fácil lidar com regiões sub-expostas do que com as super-expostas (apesar disso comprometer a razão entre o sinal e o ruído). O detalhe não pode ser recuperado caso a região esteja super-exposta a ponto de ser branco puro. Quando isso ocorre a alta luz é dita estar 'queimada' ou sem informação.
O histograma é uma boa ferramenta para saber se o "corte" ocorreu, já que é possível ver directamente se o brilho está num dos lados do gráfico. Um pouco de "corte" pode ser normal em regiões como reflexões especulares na água ou quando o sol ou outras fontes luminosas muito fortes estão enquadradas. Em última análise, a quantidade de corte depende do fotógrafo e o que ele deseja transmitir.






Photoshop-Levels.jpg




Contraste



Um histograma também pode descrever quanto contraste há numa imagem. Contraste é uma medida da diferença de brilho entre as áreas claras e escuras de uma cena. Histogramas largos são típicos de cenas com bastante contraste, enquanto histogramas estreitos são de imagens com menos contraste e que podem aparentar achatadas. Isso pode ser causado por uma combinação de factores de luz e sujeito. Fotografias tiradas em condição de neblina ou fumo terão baixo contraste; fotos tiradas sob sol forte, por outro lado, terão contraste muito mais alto.
O contraste pode ter um impacto visual muito grande ao enfatizar texturas.
O contraste também pode variar de acordo com a região de uma mesma imagem se houver diferentes condições de luz e sujeito nela.
 
Topo