• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tem bolor em casa? Saiba como pode estar a afetar a sua saúde

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_63863defb464f.jpg


Além de, em termos estéticos, ser muito incómodo (e feio), o bolor também afeta, negativamente, a saúde. Quem o diz é o Huffpost, agregador de blogues, que recolheu informação partilhada por especialistas e entidades de saúde.






Citando o serviço nacional de saúde britânico, o Huffpost explica que os fungos produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas.





Aliás, inalar ou tocar em bolor pode causar sintomas de reação alérgica, como espirros, nariz entupido, olhos vermelhos e erupções cutâneas, explica o agregador de blogues. Acrescentado que também causa, muitas vezes, ataques de asma.


Além disto, algumas pessoas são muito mais sensíveis ao bolor, incluindo bebés e crianças, idosos, assim como pessoas com problemas respiratórios, como asma; pessoas com problemas de pele, como eczema; e ainda pessoas com sistema imunitário enfraquecido algo que estão a fazer quimioterapia, por exemplo.


Os tipos mais comuns de fungos domésticos são 'cladosporium' e 'penicillium'. No entanto, existe outro, chamado 'stachybotrys', que é mais conhecido como bolor preto, mas também se apresenta em tons de verde.


A exposição a este tipo de bolor causa sintomas como tosse; pele seca; comichão nos olhos, nariz e garganta; nariz entupido ou com pingo; espirros; problemas respiratórios; e olhos com excesso de lágrimas.

IN:NM
 
Topo