- Entrou
- Abr 10, 2008
- Mensagens
- 3,080
- Gostos Recebidos
- 1
Fim da venda e produção desde 1 de Abril
A venda e fabrico de termómetros de mercúrio na União Europeia está proibida desde o passado dia 1 de Abril. Os Estados-membros tiveram um período de 18 meses para se adaptarem.
A directiva europeia foi aprovada em Julho de 2007 e adoptada no passado Verão pelo Parlamento Europeu.
A decisão abrange os termómetros que medem a temperatura corporal, os meteorológicos, os manómetros (medem a tensão ou força elástica dos gases e vapores, ou as pressões exercidas pelos líquidos) e os esfigmomanómetros (registam a pressão arterial).
As características do mercúrio levaram à tomada de decisão, uma vez que se trata de um metal tóxico para meio ambiente e para a saúde - pequenas doses acumuladas de mercúrio no organismo humano podem causar problemas nervosos.
O mercúrio contamina tudo o que atinge e facilmente chega à cadeia alimentar, pois não se degrada nem dispersa, refere a SIC.
Os instrumentos referidos contêm quantidades muito reduzidas de mercúrio, no entanto, no caso de se partirem são necessários certos cuidados, como evitar o contacto, pois o mercúrio pode penetrar por pequenas feridas na pele provocando reacções alérgicas ou irritações.
Não inalar a substância é outros dos cuidados pois esta poderá provocar irritação nas vias respiratórias e, por esse motivo, a zona onde se partir o termómetro deve ser bem ventilada. As bolinhas de mercúrio devem ser recolhidas com fita cola ou um papel e com recurso a luvas, evitando-se assim o aspirador ou produtos de limpeza.
No caso de ingestão de mercúrio deve-se recorrer de imediato ao médico.
FC