• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tiroteio faz um morto durante discurso de vitória do partido separatista no Quebeque

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,004
Gostos Recebidos
363
ng1280076_435x200.jpg


A batalha política no Quebeque, a maior província canadiana e a única que detém o francês como língua oficial, ficou na noite de terça-feira manchada por um tiroteio.
Um homem matou uma pessoa e feriu uma outra durante um comício do Parti Quebecois (PQ), que celebrava a sua vitória nas eleições locais.
O incidente decorreu em Montreal, durante o discurso de vitória de Pauline Marois, líder do partido que será a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro da província.
As autoridades não descuram a hipótese de que o principal alvo do ataque seria mesmo a dirigente do partido de centro-esquerda.
A CNN escreve que, a certa altura, o atirador terá estado a menos de sete metros do palco onde Marois discursava.
Os relatos citados pela BBC apontam que, pouco depois do tiroteio, o seu autor terá gritado: «Os ingleses estão a acordar».
O PQ, de centro-esquerda e com uma vincada faceta separatista, venceu nas urnas o Partido Liberal, anterior detentor do poder.
O partido de Pauline Marois fez a reivindicação pela independência do Quebeque a sua principal bandeira durante a campanha eleitoral.
Já por duas vezes, em 1980 e 1994, a província referendou a sua população quanto à possibilidade de se separar do Canadá.
Em ambos os casos, o ‘não’ imperou.

Fonte: SOL
 
Topo