- Entrou
- Out 19, 2012
- Mensagens
- 3,230
- Gostos Recebidos
- 0
Este mês não pense só em praia e em descanso. Observe cuidadosamente a vegetação, a folhagem e a floração de todo o jardim e assegure que tudo está em perfeitas condições para enfrentar os dias de calor que se fazem sentir nesta época.
Tenha também especial atenção ao solo. Verifique se se encontra arejado, equilibrado em nutrientes, sem parasitas e com boa capacidade de filtrar a água.
Siga os nossos conselhos e não salte nenhuma das tarefas para que possa tirar o máximo partido do seu jardim e aproveitar para desfrutar da sombra numa relaxante tarde de verão.
Prepare as próximas sementeiras
Um jardim bem tratado exige cuidados permanentes.
As boas temperaturas dos meses de calor faz pensar em praia mas existem tarefas imprescindíveis e inadiáveis.
Para que, no meio da azáfama própria desta época, não se esqueça de nenhuma delas, nós damos-lhe uma ajuda:
- Semeie bienais e bolbosas
Comece a semear as suas bienais para que tenham tempo de formar bem o sistema radicular antes do inverno. Também pode semear no terreno bolbosas de outono, como dálias.
- Não salpique as plantas
As atuais condições climatéricas exigem cuidados acrescidos, sobretudo ao nível da rega. No entanto, não regue os maciços florais, roseiras e vasos ao sol e assegure-se que não molha as flores e as folhas. Se o seu jardim é grande, instale um sistema de poupança de água, por exemplo de rega gota a gota.
- Vigie o pulgão
Se as suas roseiras são propensas ao pulgão e este ainda não surgiu no seu jardim, não aplique produtos antipulgão de forma preventiva. É preferível pulverizar com sabonária porque debilita menos as plantas.
- Recolha algumas sementes
Corte as cabeças florais das plantas que produziram sementes com o objetivo de as recolher. Esta é uma boa altura para o fazer. Guarde as sementes em sacos de papel ou semeie no outono em local definitivo, para que voltem a surgir na primavera.
- Pode as flores mais precoces
Corte as vivazes de floração precoce para limpar e estimular futuramente uma segunda floração. Arranque todas as daninhas que nasçam junto às vivazes.
- Vá pensando nas espécies de outono
Programe as suas próximas sementeiras. Compre sementes de astilibes e amaratus e espalhe-as no local escolhido, previamente cavado e adubado. Semeie à mão ou em fileiras, de acordo com o crescimento previsto e quando apresentarem um par de folhas elimine as que estão pegadas. Em caso de necessidade, proteja as plantinhas do sol do meio-dia, muito forte nesta altura.
Flores da época
Espécie a ter em conta este mês:
- Agapanto
Perfeito para vasos grandes, ao sol e sem vento. Necessita de rega copiosa no verão e adubo semanal.
- Gallardia
Herbácea de 50 cm e fácil de cultivar. Gosta de solo drenado, um pouco arenoso e de sol. Faça divisão de três em três anos.
- Lótus
Aquática rizomatosa de grandes flores brancas, rosas ou amarelas. Plante em solo profundo, a 20 ou 30 centímetros.
Está na altura de combater as cochonilhas
As cochonilhas são uma das pragas desta época. Combata-as com inseticida.
Julho é um mês em que deve ter especial cuidado com esta praga. A cochonilha e os ácaros proliferam em ambientes quentes e fechados.
Para ter a certeza de que a está a combater da maneira mais eficaz, areje as habitações e faça uso de humificadores e borrifadores.
Se detetar estas pragas em sua casa, faça um tratamento com inseticida-acaricida, aplicando-o nas plantas para as eliminar.
Ilumine mas sem sol
Não escureça muito a casa nesta altura. Se não tem luz suficiente para a função clorofílica, as plantas apresentam raquitismos, esbranquiçados e amarelecimentos. Abra bem as persianas e as cortinas mas não deixe entrar o sol entre as 12 e as 17 horas.
Sombra no terraço
Este é um problema que se intensifica nesta altura. Se o seu terraço está virado a sul ou a sudoeste, proporcione-lhe sombra. Um toldo é suficiente mas pode utilizar determinados tipos de gelosias cobertas por espécies trepadoras, que são muito eficazes no cumprimento dessa função.
Rega automática
Para que as plantas não sofram desidratação neste verão, instale um sistema de rega automática com programador ou utilize uma mangueira com boquilha pulverizadora, que permita o corte de água para não empapar o solo.
Adube regularmente
As regas contínuas desta época lavam mais rapidamente os substratos, deixando as plantas quase sem reservas. Por isso, deve adubá-las de três em três semanas, juntamdo soluções nutritivas à água de rega.
Dê forma às copas das suas árvores e arbustos
As tardes desta época são geralmente muito quentes e tendem a pedir uma relaxante sesta. Mas o que tem que ser feito tem muita força. Não descure os cuidados que deve ter com o seu jardim nestes dias de calor. Até porque há muito para fazer nesta altura.
Corte as pontas
Pode as espécies que terminaram a floração e aproveite para reequilibrar a copa, em caso de necessidade. Nos arbustos que estão a florescer, elimine regularmente as pontas murchas. Esta é uma das tarefas que deve executar durante este mês de julho. Está, no entanto, longe de ser a única!
Adube em cada 20 dias
De 20 em 20 dias, adube também as árvores e volte a repetir a operação de acordo com as instruções da etiqueta do produto (entre segundo dia a 30 dias depois). Desta forma, estimula tanto a atividade vegetativa como a floração.
Controle as daninhas
Como as daninhas brotam com insistência, quer a partir de sementes como a partir das raízes, trate de as eliminar com precisão.
Lâminas mais altas
Coloque a lâmina do corta relva mais alta que no mês passado mas sempre de forma que impeça a floração das infestantes. De vez em quando passe com a forquilha nas zonas de maior passagem antes de regar.
Corte as sebes
Continue a controlar o crescimento das sebes, sobretudo as de perfil geométrico. Se ficaram despovoadas na base, pode energicamente. As regas e adubos de estímulo permitem a recuperação rápida das sebes. Por isso, não descure estas tarefas, ainda mais nesta altura.
Flores da época
É tempo destas espécies:
- Kalmia
Forma densas matas de porte médio. Não gosta do solo demasiado seco nem alcalino. Procure
colocá-lo sempre ao sol, se possível.
- Hipericão
Ao sol, os ramos arqueados cobrem-se de bonitas flores amarelas. Ideal para repelir coelhos quando se tornam uma praga.
- Crataegus
Árvore de crescimento lento com flores brancas que no outono dão frutos vermelhos. Agradece o calor, o sol e solo alcalino.
sapo.mulher