Torres Vedras lança campanha de incentivo à deposição do óleo usado em oleões

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Câmara de Torres Vedras lança campanha de incentivo à deposição do óleo usado em oleões

A Câmara de Torres Vedras lançou hoje uma campanha de incentivo à deposição do óleo alimentar usado em oleões colocados nas 20 freguesias do concelho, para depois ser transformado em biocombustível.

Só em Torres Vedras, os dados da autarquia apontam para que sejam produzidas anualmente cerca de 1432 toneladas de óleo alimentar usado.

O Ministério do Ambiente não adiantou uma estimativa da produção nacional de óleo usado mas informou que a recolha actual em Portugal anda próxima das 100 mil toneladas/ano.

Os óleos alimentares usados colocados no lixo ou lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais poluem a água e os solos e são responsáveis por problemas de funcionamento das estações de tratamento de águas residuais.

Em Torres Vedras, a autarquia fará a recolha dos óleos colocados na rede de oleões e o produto será entregue a uma empresa local para ser transformado em biocombustível. O biodiesel será depois utilizado em carros do município.

Inicialmente serão movidas a biocombustível apenas quatro viaturas camarárias mas, "após se comprovar a eficácia da experiência, pretende-se que gradualmente este número seja alargado", afirmou hoje o vereador do Ambiente, Carlos Bernardes.

A Câmara de Torres Vedras estima que as viaturas comecem a circular a biocombustível a partir de Janeiro.

05.12.2008
Lusa
 
Topo