Portal Chamar Táxi

Três mutações genéticas fazem descer a tensão arterial

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
A tensão alta é um problema cada vez mais comum, que afecta mil milhões de habitantes do planeta. Mas cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras de três mutações genéticas que mantêm baixa a sua tensão arterial, protegendo-as de vir a sofrer de doenças cardíacas e renais, além de reduzir o risco de virem a ter acidentes vasculares cerebrais.

Estes genes (chamados NCCT, NKCC2 e ROMK) foram identificados por investigadores dos Estados Unidos, que relataram o feito na revista científica Nature Genetics. A descoberta pode vir a possibilitar aos cientistas conceber novos medicamentos para controlar a tensão arterial, pois os cientistas ficam a compreender melhor como é que os rins lidam com o sal, regulando, no processo, a tensão — e é sabido que consumir sal a mais faz subir a tensão.

“As pessoas que têm estas mutações genéticas têm um risco 60 por cento menor de vir a sofrer de hipertensão”, disse Richard Lifton, investigador do Instituto Médico Howard Hughes, citado num comunicado de imprensa. “Descobrimos que dois por cento da população tem mutações em pelo menos um destes três genes”, disse Lifton, citado pela Reuters. É como se tivessem um medicamento contra a tensão alta incorporado de nascença — mas sofrem de doenças genéticas relacionadas com uma tensão arterial demasiado baixa.

O estudo da equipa de Lifton foi feito com dados do Estudo Framingham sobre o coração, que analisa a evolução da saúde dos habitantes da localidade de Framingham, no estado do Massachusetts, desde 1948.

Jornal Público
 
Topo