- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,862
- Gostos Recebidos
- 1,129

Em apenas três dias, agentes da 1.ª Divisão da PSP de Lisboa (que abrange toda a Baixa, o Bairro Alto e Cais do Sodré) detiveram seis traficantes de droga em flagrante, mas apenas um ficou mesmo detido para ser presente a tribunal. Não pelo crime que levou à detenção, mas por ser estrangeiro e sobre ele pender uma ordem de expulsão.
Uma das detenções resultou de um momento caricato. Pelas 01h35 de domingo, durante uma "operação de controlo de indivíduos" com dezenas de polícias, um jovem de 20 anos teve a ousadia de oferecer droga a um homem que ali estava. Teve azar. Afinal era um "agente à civil" que acompanhava a operação. Foi logo detido e revistado. Tinha apenas oito doses de haxixe, pelo que acabou libertado com notificação para comparecer em tribunal. Desconhece-se se cumpriu a ordem.
De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa, na sexta-feira, dia 19 de setembro, tinha sido detido um homem com 12 doses de haxixe; no sábado foram detidos mais três (um com 27 doses de ecstasy, outro com 31 de haxixe e mais um com 50 doses da mesma droga); e no domingo outros dois (o que tentou vender a droga ao polícia) e outro apanhado com 18 doses. Têm entre 19 e 35 anos.
Por se tratar de "tráfico de menor gravidade", cinco foram libertados com notificação para se apresentarem em tribunal. Só um, de 35 anos, ficou nas salas de detenção para "assegurar a sua presença em tribunal", mas "por se tratar de um cidadão estrangeiro e sobre ele pender um Notificação de Abandono Voluntário do território nacional".
IN:CM