• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Tropas israelitas matam ativista americana na Cisjordânia

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
23,638
Gostos Recebidos
960
Tropas israelitas matam ativista americana na Cisjordânia

img_900x508$2024_09_07_20_11_12_1742619.jpg


Aysenur Eygi foi baleada na cabeça quando participava em manifestação contra colonatos.

Uma ativista com dupla nacionalidade norte-americana e turca foi morta a tiro por militares israelitas na Cisjordânia, na sexta-feira, num incidente que ameaça complicar ainda mais a relação tensa entre a Administração Biden e Israel.

Aysenur Ezgi Eygi, de 26 anos, foi baleada na cabeça quando participava numa manifestação contra a expansão dos colonatos israelitas na região de Nablus. Ainda foi assistida no local, mas acabou por falecer no hospital.

O Exército israelita diz que os militares abriram fogo contra um “instigador” do sexo masculino que estava a atirar pedras contra os soldados e “representava uma ameaça”. Outros ativistas internacionais que estavam presentes na manifestação garantem que não houve confrontos e que a ativista estava a mais de 200 metros dos militares, que terão disparado pelo menos dois tiros.

A Casa Branca disse ter recebido a notícia da morte da ativista com “grande perturbação” e apelou a Israel para investigar as circunstâncias em que ocorreu o incidente. Já a família da jovem exigiu uma investigação independente, enquanto as Nações Unidas pediram uma “investigação exaustiva” e a punição dos responsáveis.

PORMENORES
Erdogan furioso
O PR turco, Tayyip Erdogan, condenou a morte da jovem a apelou à formação de uma “aliança islâmica contra o expansionismo israelita”.

61 mortos em 48 horas
Pelo menos 61 pessoas foram mortas pelas forças israelitas em Gaza nas últimas 48 horas, oito das quais num ataque contra uma escola em Jabalia.

Nova proposta
O diretor da CIA, William Burns, diz que os EUA vão apresentar nos próximos dias uma proposta de cessar-fogo “mais detalhada”.

Correio da Manhã
 
Topo