Truques

  • Criador do tópico helldanger1
  • Start date
H

helldanger1

Visitante
Amadou%20produto%20final.jpg

Amadou%20na%20Arvore.jpg

Nome Vulgar : Amadou

Nome Cientifico : Fomes Fomentarius

FAMÍLIA : Polyporaceae

Ordem : Polyporales

O Amadou é um cogumelo parasita que nasce e vive em troncos de velhas árvores enfraquecidas pela idade.
No entanto, tem um enorme interesse junto dos pescadores de pluma devido ao seu grande poder de absorção.
É usado com bastante frequência quando pescamos à mosca seca nas correntes fortes e para que a mosca flutue melhor devemos secá-la a cada três ou quatro lançamentos.
vista%20inferior.jpg


CORTE TRANSVERSAL DE UM AMADOU

amadou.jpg
corte%20transversal.jpg
tubos.jpg
tubos%201.jpg


1 - Crosta dura de 1 a 2 mm

2 - Parte aproveitavel ( Amadou )

3 - Poros em foma de tubos

FAZER UM "SECA MOSCAS" EM AMADOU
Começamos por lhe retirar a crosta dura que o envolve com uma faca forte e bem afiada. Seguidamente tiramos os poros ficando finalmente com o miolo, ou seja o AMADOU própriamente dito.
Depois cortamos em tiras horizontais de 0,5 a 1 cm de espessura. Tendo já as várias folhas de AMADOU cortadas metemo-las num recepiente com água e carbonato de potássio (K2 CO3) numa proporção de 50 a 60 g por 10 l de água. No caso de ser dificil encontrar o carbonato de potássio, podemos usar um detergente da loiça numa concentração bem forte. O AMADOU deverá estar nessa solução 3 a 15 dias, segundo o estado de maturação do cogumelo. É necessário controlar diáriamente o nosso AMADOU. Quando lhe tocarmos e tiver a consistência uma esponja, então está pronto para a fase seguinte.
As folhas são então retiradas da solução, passadas por água limpa, escorridas e metidas a secar num local à sombra e ao abrigo do vento. Para verificar se as folhas estão prontas, devemos apertá-las com os dedos, devem estar um bocadinho húmidas mas não devem deitar água.
A seguir é só colocá-las sobre um bocado de madeira lisa, e com um martelo de madeira devemos martelar, com cuidado no início. As folhas começam a dilatar e as melhores podem aumentar a superficie em um terço.
Depois deixam-se secar um bocadinho para recomeçar a operação. Não insistam se as folhas começarem a rasgar. Assim temos o nosso AMADOU pronto para ser cortado e colado em bocadinhos de cabedal.
Costumo usar porta-chaves em cabedal (abro-os ao meio) para fazer os meus AMADOUS.

cumpts
hell
 
H

helldanger1

Visitante
MatÉria Prima Sem Custos

Um bom sítio de recolha de pêlos para as nossas montagens são as cercas de arame farpado.
PIC_2.JPG
PIC_1.JPG

Outra boa maneira de arranjar material a custo zero, é cortar as caudas dos animais mortos que encontramos mortos na estrada e que não são tão poucos como isso. Doninhas, esquilos, raposas, javalis, lebres, etc.
Com um ligeiro tratamento com sal e postas a secar teremos material de primeira qualidade que nem sempre temos disponiveis nas lojas da especialidade.

doninha.JPG
PIC_javali1.JPG

PIC_002.JPG
chumbo.JPG


cumpts
hell
 
H

helldanger1

Visitante
Que Mosca Devo Usar?

QUANDO CHEGAMOS AO RIO, A PRIMEIRA COISA QUE DEVEMOS FAZER É OBSERVAR QUE TIPO DE INSECTOS ANDAM NO AR E ASSIM TEMOS FACILITADA A NOSSA ESCOLHA. PORÉM, VEZES HÁ, EM QUE NÃO HÁ NADA A ESVOAÇAR E TEMOS DE RECORRER A PEQUENOS TRUQUES PARA DAR A "PALHA " NECESSÁRIA ÁS NOSSAS AMIGUINHAS TRUTAS. AÍ, OU LEVANTAMOS PEDRAS SUBMERSAS PARA VERMOS QUE INSECTOS ESTÃO PRESTES A ECLODIR OU PROCURAMOS NAS TEIAS DE ARANHA QUE ESPÉCIE LÁ CAIU. SE OLHARMOS COM ATENÇÃO PARA OS REMOINHOS TAMBÉM PODEREMOS OBSERVAR QUE TIPO DE INSECTOS MORREU HÁ POUCO TEMPO. PESSOALMENTE QUANDO CHEGO AO RIO, E DEPOIS DE TODAS ESTAS OBSERVAÇÕES SE NÃO ENCONTRO NADA, UTILIZO UMA MOSCA "TODO O TERRENO". NO MEU CASO A ELEITA É O TRICÓPTERO PÊLO DE CERVO.
ninfaefemera.JPG
larvatricoptero.JPG
teia.JPG


cumpts
hell
 
Topo