• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Tutorial] Activar mapas no Tomtom com o Albert Easy Activator

PADA II

GF Ouro
Entrou
Jan 28, 2011
Mensagens
1,070
Gostos Recebidos
3
Cliquem aqui, näo é täo completo com o que se encontrava aqui neste Tópico, mas serve perfeitamente para actualizar os GPS TomTom.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
[Tutorial] Activar mapas no Tomtom com o Albert Easy Activator

:info:

vamos ao que interessa...

Para activar mapas para os Tomtom, uso o Albert Easy Activator v0.57.21. Na minha humilde opinião, desculpem-se a ousadia, é o melhor aplicativo alguma vez desenvolvido para este fim (parabéns ao meu amigo Swafega). Como se trata de um programa considerado Warez, vou respeitar as regras deste forum e não vou aqui por links para o seu download ou colocá-lo em anexo ao post. Para os interessados, procurem pelo ficheiro EA5_v0.57.21.zip num qualquer motor de busca. Se tiverem pressa, Cliquem Aqui para o procurar no Google...


Pronto!
Quando tiverem este download feito, vão reparar que se trata de uma pasta zipada com um programa apenas lá dentro - o Easy Activator.exe - que é tudo o que precisamos para arranjar maneira de actualizar mapas num Tomtom.
Depois de aberto o executável, ele tomará esta aparência



Já vamos ver do que é capaz, mas antes temos que preparar terreno para ele trabalhar...

É IMPORTANTE FAZER UMA CÓPIA DE SEGURANÇA DA MEMÓRIA OU DO SD CARD COM OS MAPAS NO NOSSO GPS!

Só assim eles ficam garantidos caso a coisa corra mal...
O melhor mesmo é comprar um SD Card novo numa loja de informática. Para um mapa da Ibéria, basta-nos um SD Card com 512Mb, arranjam-se baratos; Para um mapa de toda a Europa ou de parte dela, o melhor é abrir um pouco mais os cordões à bolsa e comprar um SD Card de 2Gb ou até mesmo de 4Gb.
Se quiserem ainda mais mapas lá dentro (imaginem que querem ir ao Brasil ou aos States ver as miúdas várias vezes ao ano), comprem um cartão de 8Gb, mais que isso é que não vale a pena, os aparelhos mais antigos não os conseguem ler...

O próximo passo é procurar os mapas pretendidos e fazer o respectivo download. Atenção que nem todos os mapas são compatíveis com todos os Navcores, e nem todos os Navcores são compatíveis com todos os aparelhos. Em caso de dúvida, se não quiserem andar a experimentar mapa por mapa ou Navcore por Navcore até terem êxito, o melhor é perguntar a um dos experts que frequentam este forum pelos que melhor se adaptam ao vosso modelo.

Assim que tiverem o SD Card e os mapas convosco, vamos tratar de os por a jeito do Tomtom os usar.
Dependendo do modelo, alguns Tomtom podem aceitar SD Cards com mapas, outros não aceitam SD Cards, apenas têm uma memória flash interior e trabalham a partir dela. Para ambos os tipos, o procedimento é similar, ou se mexe na memória do aparelho ou se prepara um cartão para ele ler. O que se faz no cartão é a mesma coisa que se faz na memória flash, daí este tutorial se aplicar a todos os aparelhos...

Etapa 1:
Copiar o mapa para uma pasta da raiz do SD Card.

Etapa 2:

Copiar o Navcore para a raiz do SD Card. Atenção que o Navcore, ele próprio, tem algumas pastas (art, voices, loquendo, etc...).

Etapa 3:
Copiar o Easy Activator.exe para a raiz do SD Card e executá-lo a partir daí.
Quando arranca, o Easy Activator cria dois ficheiros (Captions.ini e Meta.txt) na raiz do SD Card, que não serão precisos para o funcionamento do GPS, podendo no fim ser apagados.
O processo está dividido no utilitário em passos:
Temos agora que dar ao Activator os dados que ele precisa... (ver figura)

No passo 1, em cima, na dropdown list, especifica-se a linguagem Português-BR (se se sentiremn mais à vontade com algumas das outras, estejam à vontade, ele funciona na mesma...) e à direita escolhe-se o Gerador de chaves para a versão 8.

No passo 2, escrevemos o DeviceID do Tomtom onde vamos utilizar o SD Card. Este código é formado por duas séries de 5 letras/números (por exemplo AFD5R E3SFT) e poderá ser encontrado pesquisando as configurações no próprio GPS. Outra forma de saber este código é procurar um ficheiro com o nome ttgo.bif na raiz do SD Card original ou na memória flash. Abrindo este ficheiro (pode ser com o Bloco de Notas do Windows), ele possui na quinta linha algo parecido com DeviceUniqueID=XX9XX XXX99. Caso encontrem este ficheiro no cartão original ou na memória flash, podem também copiá-lo para a raiz do SD Card que estão a preparar. Se tiverem o código do DeviceID, introduzam-no SEM O ESPAÇO no Activator, se tiverem o ficheiro .bif, podem procurá-lo clicando no botão «Procurar arquivo .bif» e especificar onde ele se encontra.

No passo 3, clicamos no botão «Procurar a Pasta no Mapa» e especificamos a pasta do SD Card onde se encontra o mapa.

No passo 4, especificamos o local onde se encontra o ficheiro meta.txt do mapa em questão.
Normalmente, este ficheiro encontra-se dentro da pasta do mapa, pois vem junto com ele. Quando se fazem os downloads, quem os põe na net normalmente pões esta informação junto com os links para download.
Este ficheiro de texto - meta.txt - pode ser editado com o Bloco de Notas do Windows e contém duas linhas como as que se seguem:

Caso não tenhamos o ficheiro meta.txt, poderemos criá-lo com o Bloco de Notas e gravá-lo com esse nome na pasta do SD Card junto com os ficheiros do mapa.
De notar que o Activator, quando arranca, cria na raiz do SD Card um ficheiro meta.txt com informações sobre os últimos mapas disponibilizados. Podemos usar esse ficheiro meta mas corremos o risco de não ter a informação pretendida, mesmo que se actualize a partir do site do Albert.

No passo 5, clica-se no botão «Gerar arquivo *.meta.dct». Se tudo estiver como deve ser, recebemos uma mensagem que o dito cujo foi criado.
Isto faz com que o mapa esteja preparado para ser lido pelo aparelho com o DeviceID XXXXX XXXXX, ou seja, que o nosso aparelho está devidamente autorizado a usar o mapa em questão.

No passo 6, falta «enganar» o próprio Navcore para que corra este mapa «alterado».
Clica-se no botão «Aplicar patch no arquivo TTSystem» e, na janela que se abre, na parte de baixo, onde se lê Ficheiros do Tipo, escolhe-se PNDNavigator(PNDNavigator), procura-se o ficheiro com esse nome na raiz do SD Card e clica-se no botão «Abrir».
Ao fim de alguns segundos, se tudo correr bem, recebemos a mensagem de que tudo está preparado para funcionar.
Pessoalmente, prefiro usar o método de «mexer» no PNDNavigator do que no TTSystem. Neste último surgem por vezes problemas com as vozes e outros acessórios no Tomtom. Nunca tive nenhuns problemas ao «mexer» no PNDNavigation.
Em alguns Navcores, não existe o ficheiro PNDNavigator e a solução será escolher a opção TTSystem(TTSystem) onde se lê Ficheiros do Tipo e mexer no ficheiro TTSystem, que se encontra na mesma pasta do PNDNavigation. De referir que desta forma, o Activator vai criar na raiz do cartão/memória interna alguns ficheiros (que no fim volta a apagar) que os sistemas operativos mais recentes (Vista e Seven) não gostam muito de deixar que se executem. Por vezes, bloqueiam a sua actividade e o processo não resulta como esperado. Também alguns antivírus não costumam gostar do tipo de actividade que estes geradores de chaves e decompiladores fazem... O melhor mesmo, se se optar por «mexer» no TTSystem(TTSystem) é usar um computador com o Windows XP instalado e com o antivírus desactivado.

Etapa 4:
O SD Card está pronto para utilização. Basta introduzi-lo no GPS e disfrutar.
Nesta fase, as informações no cartão são nulas, para além dos mapas em si. Tudo o que são vozes, loquendo, POI's e informações de radares, assim como outros acessórios podem precisar de ser introduzidos no SD Card com o aplicativo que a Tomtom desenvolveu para o efeito - TomtomHOME - que pode ser baixado grátis no próprio site da Tomtom e com ele «completar» o que de mais quisermos actualizar no cartão.

Disposições Finais:
Poderão surgir problemas relacionados com o nome da pasta onde se gravam os mapas no SD Card. Regra geral, se se utilizarem os nomes que elas trazem nos ficheiros de download e os ficheiros meta que vêm lá dentro, não vão surgir problemas. Se quiserem andar a inventar, poderão não ter muita sorte.

creditos:Tedioboy
 
Última edição:

PADA II

GF Ouro
Entrou
Jan 28, 2011
Mensagens
1,070
Gostos Recebidos
3
Olá helldanger1, sem querer intrometer-me no teu post, penso que os créditos deviam ser dados a Tedioboy, pela simples razäo de que este Tutorial foi feito por ele e copiado por fabuloso10 no forum a onde este é Moderador.

Este Tutorial, era o que se encontrava neste Tópico, no primeiro post, existe um PDF com exactamente o que está aqui escrito feito por Tedioboy(eu tenho, mas näo o ponho sem autorizaçäo dele).

Fica ao teu critério, bom trabalho por aí.

:espi28:
 

jerod

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2012
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
O Navcore é tipo o sistema operativo do GPS, está para o GPS como o Windows ou o Linux está para o nosso computador.
Básicamente, tem o programa que permite à máquina interpretar as imagens dos mapas e outras informações existentes, como as vozes e os radares.
Não mexas na pasta interna do GPS. Prepara apenas o cartão que, se for bem preparado, o GPS vai pesquisar quando arranca, à procura de um Navcore lá existente e, caso este lá esteja, inicia-se a partir dele.
No caso dos Tomtom, existem dois ficheiros na raiz da memória/cartão com o nome TTSystem e PNDNavigator (este último só em alguns casos). São estes os ficheiros do Navcore que precisam de ser «trabalhados», a par com o mapa em si.

Qualquer dúvida ou dificuldade, estás à vontade para a expor, de preferência por Private Message.

Boa sorte!

Viva

Estou a tentar perceber como se faz para evitar fazer asneira. O meu gps é um ONE v4. Já fiz as actualizações do GPS do site oficial ( menos do mapa ). Já arranjei o mapa k julgo ser compatível ( Iberia_865.3259 ) e o Activator também. No tutorial fala em copiar o Navcore para a pasta do GPS. O meu já tem os ficheiros TTSystem e PNDNavigator na raiz. Devo procurar na net ou podem ser os k já tenho?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá helldanger1, sem querer intrometer-me no teu post, penso que os créditos deviam ser dados a Tedioboy, pela simples razäo de que este Tutorial foi feito por ele e copiado por fabuloso10 no forum a onde este é Moderador.

Este Tutorial, era o que se encontrava neste Tópico, no primeiro post, existe um PDF com exactamente o que está aqui escrito feito por Tedioboy(eu tenho, mas näo o ponho sem autorizaçäo dele).


Fica ao teu critério, bom trabalho por aí.

:espi28:
corrigido, abraços
 

Doninha

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
156
Gostos Recebidos
0
Boas Tedioboy, onde posso encontrar o Tutorial] Activar mapas no Tomtom com o Albert Easy Activator, e o que preciso para actualizr o meu gps tomtom go930?
Se me poderes enviar por pm os mapas mais recentes e o tutorial, ficava muito agradecido_Obrigadol
 

zecastrela

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 17, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
amigos, tenho um Start 20 (ou via 1530) e não consegui utilizar esse tutorial, pois não consigo acesso ao sistema de arquivos do GPS. Apenas o MyTom Tom permite o acesso e restrito ao gps. Como fazer? Obrigado.
 

joaodemelo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 15, 2012
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Estou a tentar actualizar TT ONE XL, mas não tenho código de activação.
Como posso recuperá-lo
Atenção que o aparelho éoriginal e western digital idem...
Mas não sei do código...
Queria actualizar e pagar
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Estou a tentar actualizar TT ONE XL, mas não tenho código de activação.
Como posso recuperá-lo
Atenção que o aparelho éoriginal e western digital idem...
Mas não sei do código...

Queria actualizar e pagar

Ainda não consegui entender essa coisa dos códigos de activação ?! E ainda bem . Porquê complicar o que é bem simples ?! Se queres pagar contacta a TOMTOM !
 

PADA II

GF Ouro
Entrou
Jan 28, 2011
Mensagens
1,070
Gostos Recebidos
3
amigos, tenho um Start 20 (ou via 1530) e não consegui utilizar esse tutorial, pois não consigo acesso ao sistema de arquivos do GPS. Apenas o MyTom Tom permite o acesso e restrito ao gps. Como fazer? Obrigado.

Esse GPS é da nova geraçäo da TomTom, se quer atualizar, só pode fazer-lo a pagar através de "MyTomTom".
Isto presentemente e talvés vai demorar, em arranjar-se alguma ferramenta hacker para sincronizaçäo ao PC dos PNA TomTom.
 

joelcapri

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 18, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá,

Precisava da vossa preciosa ajuda tenho um TOM TOM One europa que nunca tinha sido atualizado, instalei as aplicações TOM TOM HOME e My Tom Tom atualizei o GPS com tudo o que era gratuito eliminei o mapa existente na memória interna e fiz download de um mapa atualizado da TOM Tom através de Torrent sucede me neste momento dois problemas:

. O novo Mapa de Europa(Tom Tom Western and Central Europe 2gb 830_2321 tem um tamanho superior á memória interna do GPS que são 1000MB apesar de ter um cartão SD disponível com 1000 MB de espaço disponível;
. Ao nível de instalação O EASY Ativator através do aplicativo Albert´s Easy Activator não está a funcionar bem porque os dois servidores o primário e o secundário estão indisponíveis.

Por estes dois motivos não consigo instalar novo mapa atualizado.

Cumprimentos.

Agradeço vossa preciosa ajuda
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Olá,

Precisava da vossa preciosa ajuda tenho um TOM TOM One europa que nunca tinha sido atualizado, instalei as aplicações TOM TOM HOME e My Tom Tom atualizei o GPS com tudo o que era gratuito eliminei o mapa existente na memória interna e fiz download de um mapa atualizado da TOM Tom através de Torrent sucede me neste momento dois problemas:

. O novo Mapa de Europa(Tom Tom Western and Central Europe 2gb 830_2321 tem um tamanho superior á memória interna do GPS que são 1000MB apesar de ter um cartão SD disponível com 1000 MB de espaço disponível;
. Ao nível de instalação O EASY Ativator através do aplicativo Albert´s Easy Activator não está a funcionar bem porque os dois servidores o primário e o secundário estão indisponíveis.

Por estes dois motivos não consigo instalar novo mapa atualizado.

Cumprimentos.

Agradeço vossa preciosa ajuda

passa primeiro por aqui , e então só depois deverás colocar as tuas questões no fórum :
:left: [ Apresentação/Regras e Condições ]
 

hugomalheiro

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boa
Preciso de uma ajuda , visto não estar a conseguir obter o EA5_v0.57.21.
Será que me poderiam enviar por PM o referido programa?

desde já o meu obrigado
hugo
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Boa
Preciso de uma ajuda , visto não estar a conseguir obter o EA5_v0.57.21.
Será que me poderiam enviar por PM o referido programa?

desde já o meu obrigado
hugo

Para que te possam ajudar , deves em primeiro lugar : Fazer a tua APRESENTAÇÃO , aceitares as REGRAS e conheceres as CONDIÇÕES …
:. Apreentação
:. Regras do GForum
:. Condições Gerais do GFórum
:left: [ Apresentação/Regras e Condições ]
Depois :
:. Colocas as tuas dúvidas
:. Aguardas que te respondam [ alguém o fará certamente ]
Sê paciente … desfruta , MAS …. partilha também !
 

rohighlander

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 22, 2014
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Ótima ajuda do Tedioboy.
Estou aprendendo sobre todas as ferramentas antes de por a mão na massa e atualizar meus mapas!
Agradeço a contribuição de todos vcs!
 

lordep16

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 16, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Podem enviar-me o anexo sff? muito obrigado... a ver se consigo actualizar a coisa... ;)
 

gobllyn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2016
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Alguem me pode enviar o Albert Easy Activator ?

Obrigado pela Ajuda
 

gobllyn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2016
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Alguem me pode enviar o Albert Easy Activator ?

Obrigado pela Ajuda
 
Topo