• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Tutorial] Arrumar os Cabos do PC

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Arrumar os cabos do pc é algo muito barato e que têm um grande efeito estético e mais importante que isso é que melhora em muito a circulação do ar na caixa...

Vamos necessitar de alguns Materiais...


2 cabos IDE redondos..
11.jpg


Isqueiro
26.jpg


Tesoura
13.jpg


Manga termo-retractil
25.jpg


SpiroBand tamanho médio
03.jpg


Fita-cola
18.jpg


Existe uma solução muito fácil e bastante barata de arrumar o pc todo...

Vamos a Aquapc e compramos spiroband dos 3 tamanhos e aplicamos em todo o sistema...

Eu pessoalmente não gosto da spiroband no cabo da fonte que liga a Motherboard e tb em outros sitios... , por isso usei manga termo-retractil, que pode ser encontrada em qualquer loja de electrónica...

Para os cabos que ligam aos “devices” os cabos com molex.. a melhor maneira é com spiroband de tamanho médio

Aviso desde já k com SpiroBand em todo o sistema é umas 1000 vezes mais fácil.. Se são do tipo “Quero Isto Feito Para Ontem” lolol então é melhor comprar SpiroBand para todo o sistema e sai mais barato....



Começemos pela spiroband... não existe nada mais fácil de aplicar é só enrolar a volta dos cabos e ficamos com este aspecto..

05.jpg


Todos os cabos da fonte e ventoinhas podem adoptar este sistema.. é muito fácil e eficaz.....

Para o cabo da fonte de alimentação que liga a board e todos os outros cabos do pc eu usei Manga termo-retractil incluindo fios do power.. reset.. hdd led etc..

Como funciona a manga termo-retractil..?

È uma manga de borrracha meio para o plástica que quando aquecida diminui o seu tamanho para +/- 50 % do seu diametro original...

Vejam o exemplo...

25.jpg

27.jpg

28.jpg





como vêm ficou mto mais pequena...

então agora vem a parte trabalhosa..

a manga não passa no conector ATX por isso têm de desmontar as fichas Pino por Pino..

29.jpg




e depois passar os fios pela manga termo-retractil.... encaixar de novo os pinos e aquecer a manga para fcar justa....

se kiserem fazer o mm nas molex... o procedimento e o mesmo.. desmontar molex por molex... e pino por pino..

o resultado é este...

001.jpg









Como vêm dá trabalho... mas na minha opnião compensa...



Os cabos Ide tb são mais fáceis de arrumar se forem redondos (as vezes nem é bem assim.. mas em diante..)

Vou dar o exemplo de como arrumar cabos IDE para um disco rigido mais dois “Devices” sejam eles cd-rom... dvd-rom... etc..


Começem por ligar o Cabo Ide do disco rigido ao local IDE1 na board..

Depois é so passa-lo para trás da parte metalica.. e fixa-lo seja com fita cola seja com baçadeiras seja com o k for.. tem é d ficar preso.... e posiciona-lo de forma “limpa” que fique sem ocupar espaço..

Eu fiz assim... e o resultado é este...

01.jpg



O do disco rigido acho k ninguem terá problemas em monta-lo..



O problema é o IDE dos cd-rom´s.... pois devido à proximidade deles.. o fio faz sempre uma grande curva.. né... ?

Assim sendo esta é a solução que eu proponho... pode não agradar a alguns mas é uma boa solução...

Agarram num cabo como este

11.jpg


e numa...
13.jpg



e fazem isto...

12.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

20.jpg

22.jpg

21.jpg


depois é so pôr nas baias do pc e fica assim....

07.jpg


podem ainda envolver os cabos soltos em uma fina camada de fita isolante.. aquela preta.. para assim ficar da mm cor e nao se ver mesmo os fios..



Com estes 3 métodos.. da manga termo-retractil... da spiroband... e dos cabos Ide facilmente se arruma o pc todo....


Ps.. todos os fios da fonte de alimentação que nao usam ponham-os por cima da fonte de alimentação... se virem bem cabem lá...

A minha caixa..

Lado esquerdo da caixa
01.jpg


Lado direito da caixa..
016.jpg


Usb e Ligações da board
018.jpg
 

barrabas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
muito bom topico.
excelente organizaçao

parabens
 
Topo