Um ou dois hiperactivos em cada sala de aula

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
matematica_grande.jpg



Em cada sala de aula há uma ou duas crianças com hiperactividade, revelou a psicóloga Cláudia Alfaiate à agência Lusa referindo estimativas internacionais.

Cláudia Alfaiate, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desenvolveu um estudo no qual concluiu que a hiperactividade não é um problema apenas comportamental, tem também implicações na capacidade cognitiva da criança e pode mesmo afectar a sua carreira académica e o seu relacionamento quotidiano.

«As crianças que apresentam sintomas de desatenção bem como sintomas de hiperactividade e impulsividade têm associados a essa condição défices significativos neuropsicológicos específicos, nomeadamente no que se refere a várias funções cognitivas como memória, funções executivas, atenção e linguagem», explicou a psicóloga.

Além de diagnosticar o problema, Cláudia Alfaiate propõe estratégias que podem contribuir para amenizar o mesmo. Colocar o aluno mais próximo do professor na sala de aula, num sítio com um mínimo de elementos de distracção, e apostar num ensino claro e explícito das estratégias de resolução de problemas, são alguns dos exemplos.

A minimização da hiperactividade passa, defende ainda a psicóloga, pela adopção de terapias comportamentais e medicamentosas bem como pela intervenção concertada dos agentes escolar e familiar.





fonte:pais&filhos
 
Topo