Uma praia alimentada a energia solar

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Uma praia alimentada a energia solar

Chuveiros com água aquecida através de energia solar e de utilização gratuita para todos os veraneantes e desportistas - desde este domingo e até ao final da época balnear, é assim na Praia da Lagoa, concelho da Póvoa de Varzim.

O projecto "Praias Solares" é uma parceria entre a Energie, fabricante de painéis solares termodinâmicos, a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão e a Câmara da Póvoa.

Alia a função utilitária (o aquecimento dos chuveiros) à componente pedagógica (o incentivo ao uso de energias alternativas), numa das mais movimentadas praias do concelho que, todos os anos, durante a época balnear, recebe mais de 200 mil visitantes . "É mais uma iniciativa da Energie para sensibilizar a população e incentivar o uso de energias alternativas", explicou Francisco Fernandes, responsável pelo projecto, lembrando que a Póvoa se torna, assim, no primeiro concelho em Portugal a ter uma "praia alimentada a energia solar".

A Energie desenvolveu a solução técnica, em parceria com dois alunos do curso de engenharia mecânica da ESEIG. A Câmara colaborou nas infra-estruturas e na instalação do sistema, montado na cobertura do contentor pré-fabricado que, durante o Verão, funciona como biblioteca. "É um projecto didáctico", sublinhou Luís Rocha, o presidente da Energie.

Macedo Vieira, presidente da Câmara, afirma que esta é uma forma de "a Autarquia desempenhar o seu papel pedagógico" em matéria de energias alternativas, numa altura em que, "com a crise dos combustíveis", a questão se torna "cada vez mais importante".

O autarca deixa em aberto a possibilidade de, no futuro, a Câmara poder vir "a dar o exemplo", alimentando os seus serviços com energias alternativas. Embora ainda "muito caros", os sistemas solares começam "a compensar, cada vez mais", face à escalada de preços do petróleo, explicou.

No mercado há 20 anos, a Energie produz, actualmente, 12 mil painéis solares por ano, 40% dos quais destinados à exportação. Desde o início do ano, a empresa já aumentou 30% as suas vendas, fruto da implantação recente no mercado francês. No próximo ano, espera virar-se para a Alemanha e avançar com a segunda fase da fábrica, um investimento de 3,5 milhões de euros, que lhe permitirá duplicar a produção, tornando-se na maior do mundo.

Faça chuva ou faça sol

Para aquecer a água de três chuveiros, instalados junto aos campos de voleibol e futebol da Praia da Lagoa, o novo sistema é composto por 12 painéis solares. O sistema solar termodinâmico funciona com sol, chuva, vento e até com o calor do meio ambiente, permitindo a sua utilização 24 horas por dia, 365 dias por ano. O equipamento, explicou o responsável pelo projecto, permite aquecer até aos 60 graus três mil litros de água distribuída pelos chuveiros.


JN
 
Topo