Unir Linha ao baixo

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Escrito por José Rodrigues


Como unir o baixo de linha à linha?

Uma das dificuldades que os principiantes encontram quando adquirem uma nova linha para o seu carreto é o facto de estas não trazerem nenhum tipo de sistema para conectar a linha ao baixo de linha e a linha ao backing.

Esta conexão, para nos facilitar o lançamento e a passagem da linha nos anéis da cana, deverá ser o mais discreta possível. Em muitos dos casos, sobretudo na pesca à truta, os pescadores utilizam o nail knot, que é o que vamos utilizar, mas com a diferença de que o realizam com o próprio nylon do baixo de linha, obrigando-nos a cortar o mesmo cada vez que o seja necessário trocar. Claro que fazer isto tudo durante a pesca, principalmente numa situação de stress em que os peixes se encontram com grande actividade, ou quando o sol está no horizonte e não existe muita luz, é quase impossível.

Eu pessoalmente, ainda que possa causar algum atrito na passagem da linha pelos anéis da cana, prefiro utilizar conexões tipo loop, até porque se este nó for bem executado, o atrito será mínimo e não o incomodará minimamente em acção de pesca. Eu utililizo este tipo de conexão em todas as minhas linhas, sobretudo quando pesco predadores ou ciprinídeos, assim poderei trocar rapidamente o baixo de linha sem ter a maçada de estar a realizar nós extra e à pressa.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Vou mostrar aqui a forma simples de realizar este tipo de argola para a conexão, devendo esta ser feita em ambos os extremos da linha, assim para além de ter facilitada a troca do baixo de linha, poderá também facilmente retirar a linha do carreto para limpeza ou para a colocar noutro carreto.

É provável que nas primeiras vezes que realize este nó este não fique perfeito, daí que o deverá fazer primeiro num pouco de linha velha que tenha por casa e verá que depois de o realizar algumas vezes ficará perfeito. Em acção de pesca, verá que este tipo de argola se torna muito discreto e que causa muito pouco atrito na passagem pelos anéis da cana. Claro está que poderá não gostar deste tipo de conexão, apenas experimentando poderá chegar a uma conclusão, caso não o aprove terá sempre outras opções no mercado que o poderão agradar.


conex01.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
1 - Vamos começar por fazer um pequeno loop com a linha. Quanto mais pequeno for este nó melhor, mas atenção, tenha sempre em conta o tamanho do nó que será feito na argola da primeira secção do baixo de linha. Coloque a agulha sobre a linha como mostra a imagem, de modo a que fique com o buraco sobre a argola da linha.


NOTA: Se por algum motivo utilizar um baixo de linha em que a primeira secção tenha 0,60mm de diâmetro, lembre-se que terá de conseguir passar o nó pela argola que estamos a fazer na linha, por isso o tamanho da abertura da argola que será feita dependerá dos baixos de linha que iremos utilizar.


conex02.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
2 - Agora, com um pouco de nylon vamos realizar o nó, temos de ter em atenção o diâmetro do nylon. Não aconselho a utilização de nylon muito fino e menos ainda muito grosso. Se for fino o nó não ficará bem feito, se for muito grosso fará o nó pouco dissimulado aumentando o atrito. Poderá experimentar com um nylon de 0,25mm de diâmetro, depois poderá experimentar com outros diâmetros conforme a sua preferência. Coloque o nylon por cima da agulha e segure com os dedos a ponta que fica do lado do bico da agulha, já que será com esta ponta que irá realizar o próximo passo.

conex03.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
3 - O passo seguinte será dar umas doze voltas sobre a linha e agulha, tente deixar o nó tenso nesta fase para que depois as voltas não se sobreponham quando ficar terminado.

conex04.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
4 - Quando terminar de dar as voltar sobre a agulha, passe a ponta do nylon por dentro do buraco da agulha.

conex05.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
5 - Agora será necessário puxar a agulha devagar para que a linha passe por dentro das voltas criadas sobre a agulha. Atenção que quando enfiar o nylon pelo buraco da agulha deixe nylon suficiente (repare na pequena argola de nylon formada) para que a agulha deslize sem resistência, se não o fizer é provável que tenha dificuldade em passar a agulha sem estragar o nó.

conex06.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
6 - Depois de ter passado a agulha, terá de apertar o nó, aperte-o apenas um pouco para que não se mova, e tenha o cuidado, caso seja necessário de compor as voltas do nylon para que não se sobreponham.

conex07.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
7 - Para terminar é necessário cortar a sobra da linha, bem rente, deixe apenas 1mm, para que com o aperto final a ponta desapareça fazendo com que não haja atrito nos anéis da cana. Dê o aperto final, aplicando uma boa tensão nas duas pontas do nylon, corte as sobras do mesmo e coloque um pouco de cola de cianoacrilato (super-cola) para que o nó nem a linha deslizem com o tempo. E pronto, tem o seu nó a postos para muitas pescarias.



conex08.jpg


NOTA: Repare que ainda que tenha cortado a linha ainda se nota algum excesso. Neste caso, se notar algum atrito na passagem do nó pelos anéis da cana, poderia cortar mais um pouco a linha, ou então poderia repetir o nó e antes de realizar o aperto final cortar o máximo de linha para que quando desse o ultimo aperto, a ultima volta de nylon ocultar a ponta cortada tornando o nó perfeito.
 
Topo