Urina com sangue

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,419
Gostos Recebidos
166
A urina com sangue, cientificamente chamada de hematúria, normalmente surge devido a problemas nos rins ou no trato urinário, sendo que o mais frequente é que surja urina com sangue e dor, devido a pedras nos rins, ou urina com sangue e ardência, devido a uma infecção urinária.

Além disso, a urina com sangue também pode surgir devido ao excesso de exercício, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas. Já no caso específico das mulheres, a urina com sangue também pode surgir durante a menstruação, não devendo ser motivo de alarme.

Em alguns casos, a urina pode ficar vermelha sem ter sangue diluído, especialmente quando se come alimentos com corantes, se ingere vegetais vermelhos em excesso, como beterraba, ou se toma alguns remédios como Dipirona sódica, conhecida como Novalgina. Conheça as principais causas em: Alterações comuns da urina.

O que pode ser urina com sangue

As principais causas de sangue na urina incluem:

1. Infecção urinária

Como identificar: é mais comum em mulheres e, normalmente, provoca vontade de urinar muitas vezes, dor ao urinar e sensação de peso no fundo da barriga.
Tratamento para urina com sangue: a infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo ginecologista ou urologista.
2. Pedra nos rins

Como identificar: é mais comum em adultos, mas pode surgir em qualquer idade, causando queimação ao urinar, dor intensa no fundo das costas e enjoos.
Tratamento para urina com sangue: a pedra nos rins é uma emergência médica devido às dores fortes que causa e, por isso, é recomendado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.
3. Consumo excessivo de alimentos avermelhados

Como identificar: acontece quando se ingere muitos alimentos avermelhados, como a beterraba, ou com corante vermelho, podendo deixar a urina vermelha, parecendo sangue.
Tratamento para urina com sangue: para resolver este problema deve-se deixar de consumir estes alimentos e aumentar o consumo de água para cerca de 2 litros por dia.
4. Ingestão de remédios

Como identificar: alguns medicamentos anticoagulantes, como Varfarina ou Aspirina, podem provocar o aparecimento de sangue na urina, especialmente em pacientes idosos.
Tratamento para urina com sangue: Nestes caso é aconselhado consultar o médico que receitou a medicação, de forma a adaptar a dose.
5. Câncer renal, na bexiga ou na próstata

Como identificar: são doenças mais frequentes para urina com sangue no homem, podendo provocar incontinência urinária, dor ao urinar, perda de peso ou dificuldade para urinar.
Tratamento para urina com sangue: é recomendado que o paciente consulte um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem.
Porém, existem outras causas mais raras e graves para o surgimento de urina no sangue, como inflamação do rim ou câncer, sendo, por isso, importante consultar o ginecologista, no caso da mulher, ou o urologista, no caso do homem, sempre que a urina com sangue dure mais de 48 horas.

Urina com sangue na gravidez

A urina com sangue na gravidez, geralmente, é causada por uma infecção urinária, no entanto, o sangue pode ter origem na vagina e se misturar com a urina, indicando problemas mais graves, como descolamento da placenta, que devem ser tratados o mais rapidamente possível para evitar lesões no feto.

Assim, sempre que surgir urina com sangue na gravidez, é aconselhado informar de imediato ao obstetra para que ele possa fazer os exames de diagnóstico necessários e iniciar o tratamento adequado.

Urina com sangue no recém-nascido

A urina com sangue no recém-nascido, geralmente, não é grave, uma vez que ela pode ser causada pela presença de cristais de urato na urina, os quais conferem uma cor avermelhada ou rosada, parecendo que o bebê tem sangue na urina.

Veja outras causas que levam à presença de sangue na fralda do bebê.

Assim, para tratar a urina com sangue no recém-nascido, os pais devem dar água ao bebê várias vezes por dia para diluir a urina. Porém, caso o sangue na urina não desapareça após 2 a 3 dias, é recomendado consultar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando:

A urina com sangue dura mais de 48 horas;
Surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos;
Existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária.
Para identificar a causa de urina com sangue, o médico pode pedir exames de diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia.
 
Topo