• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a Ómicron com dose de reforço

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,281
Gostos Recebidos
796
naom_604f97ab55a30.jpg

Com a toma de três doses da vacina da AstraZeneca, os níveis de anticorpos contra a Ómicron subiram para quantidades semelhantes aos da variante Delta após duas doses, refere a farmacêutica num comunicado.

Mais ainda, os níveis observados após a administração da dose de reforço foram maiores do que os anticorpos neutralizantes encontrados em indivíduos que haviam sido previamente infetados com e recuperado naturalmente da Covid-19 (variantes Alfa, Beta, Delta e a estirpe original do vírus).


Nas amostras obtidas de indivíduos passado um mês de receberem a terceira dose, os anticorpos neutralizaram a variante Ómicron para níveis que foram amplamente semelhantes aos observados um mês após a toma da segunda dose contra a variante Delta, refere o comunicado.

O estudo analisou amostras de sangue colhidas de indivíduos infetados com o novo coronavírus; aqueles que tinham sido vacinados com um esquema de duas doses e uma terceira dose de reforço; e aqueles que tinham relatado infeção prévia de outras variantes da Covid-19.

Adicionalmente, a pesquisa incluiu amostras de 41 indivíduos que receberam três doses do imunizante da AstraZeneca.

O estudo foi realizado de forma independente por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e os resultados foram publicados online na plataforma bioRxiv.

O professor Sir John Bell, professor de medicina da Universidade de Oxford, e um dos investigadores do estudo, disse: "é muito encorajador ver que as vacinas atuais têm o potencial de proteger contra a Ómicron após uma terceira dose de reforço".

"Estes resultados apoiam a administração de três doses da vacina como parte de uma estratégia contra a Covid-19, especialmente para limitar a propagação de variantes de preocupação, incluindo a Ómicron".

O laboratório anglo-sueco anunciou paralelamente, noutro comunicado à imprensa, que o seu 'cocktail' de anticorpos de longa ação para a prevenção da Covid-19 Evusheld "mantém a sua atividade neutralizadora contra a variante Ómicron", segundo um estudo da Universidade de Oxford e da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos.

Vários estudos recentes, realizados em laboratório, mostram que a taxa de anticorpos diminui contra a variante Ómicron em pessoas vacinadas com Pfizer/BioNTech, Moderna e ainda mais com a vacina da AstraZeneca ou a chinesa Sinovac.

A Pfizer/BioNTech e a Moderna também anunciaram recentemente que uma dose de reforço parece aumentar significativamente a imunidade por anticorpos, mas faltam dados sobre quanto tempo essa proteção dura.


IN:NM
 
Topo