Portal Chamar Táxi

Vacina pneumónica ajuda

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Médicos receitam Pneumo 23 a doentes crónicos para atenuar gripe A

vacina.jpg
Vacina pneumónica ajuda

A vacina contra a pneumonia está a ser receitada em simultâneo com a vacina para a gripe sazonal, com o objectivo de atenuar os efeitos mais graves da gripe A. Existem médicos a prescrever a Pneumo 23, de forma a que os doentes de risco já estejam preparados para cenários mais preocupantes.


Esta vacina, inclusive, já foi sugerida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia a médicos e enfermeiros. Fonte da Direcção-Geral da Saúde, porém, afirmou ao CM que esta 'não é uma prática generalizada'.

'Há médicos a optar por fazer já a imunização dos doentes com a vacina Pneumo 23, que serve de profilaxia para a pneumonia. Além da vacina para a sazonal, acrescentam esta para atenuar efeitos mais graves da gripe A', revelou Maria da Glória Oliveira, farmacêutica adjunta da farmácia Figueiras, que ontem não sentiu um aumento da procura da vacina sazonal.

No primeiro dia do programa de vacinação para a gripe sazonal, para a qual foram adquiridas 1,7 milhões de doses, várias farmácias do País registaram uma maior afluência. Em Lisboa, porém, isso não foi notado. 'A procura está igual a anos anteriores. Quem a procura são pessoas que já fazem a vacina há anos. Nos próximos dias é capaz de a procura aumentar', esclareceu Maria da Glória Oliveira, acrescentando ter em stock cerca de 50 doses.

A poucos metros de distância, o cenário era bem diferente. Na farmácia Cosmos, o stock existente não chega para as encomendas. 'Não temos stock da vacina sazonal. Recebemos dez ontem [anteontem], hoje [ontem] mais dez. Desaparecem num instante', explicou Francisca Almeida, directora técnica, sublinhando ter encomendado as mesmas cem doses de 2008.

Em contraste com os exemplos da capital, em Viseu a procura foi pouco maior do que em anos anteriores. Madalena Castro Nery, da farmácia Nery, em Viseu, refere que a grande diferença é o medo de ruptura de stock: 'As pessoas temem que esgote e pediram para reservar. Só depois pedem a receita.'

No Alentejo, também se notou uma procura maior. 'Só de manhã, vendemos mais de 20 vacinas. Tem-se notado maior afluência', confirmou José Mendes, técnico numa das farmácias do centro histórico de Évora.

Comum a todas estas situações é o conhecimento dos clientes em relação à vacina da gripe sazonal. 'Sei que esta não serve para a gripe A. Quando essa estiver à venda, também quero comprar e tomá-la', disse Abílio Martins, do Porto.


Fonte:Correio da Manhã


 
Topo