• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vacinas: precaução indispensável

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
O Plano Nacional de Vacinação, em vigor desde o início de 2012, antecipa a vacina do sarampo, reduz as doses da vacina da meningite C e elimina a da hepatite no grupo entre os 10 e os 13 anos.


vacinas-precaucao-indispensavel.jpg



Todos os anos, as vacinas salvam milhões no mundo inteiro. Proteger as crianças das doenças ditas “infantis”, que poderiam evoluir para problemas graves ou mortais.

Com vacinação, foram erradicadas doenças como a varíola, e outras estão em vias de ser eliminadas, como a poliomielite. O Programa Nacional de Vacinação infantil é cumprido quase à risca e tem-se revelado eficaz, segundo a Direção-Geral da Saúde. Portugal é um dos países com maior número de vacinas, sobretudo em crianças. Para os adultos, o Programa Nacional de Vacinação apenas prevê a vacina contra o tétano, de 10 em 10 anos.

O plano vacinal foi atualizado no início de 2012. Segundo a Direção-Geral da Saúde:

-a vacina contra a meningite por Neisseria Meningitis (MenC) passa de 3 doses para 1, por estar demonstrado que uma única administração aos 12 meses ou depois é suficiente;
-a primeira dose contra o sarampo, parotidite (papeira) e rubéola (VASPR) foi antecipada dos 15 para os 12 meses. As autoridades pretendem uma imunização precoce das crianças, em particular contra o sarampo, devido a surtos recentes nalguns países europeus;
imunizar contra a hepatite B entre os 10 e os 13 anos deixou de fazer sentido, porque os adolescentes já se encontram protegidos desde bebés;
-a vacina contra a infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV) às raparigas de 17 anos também não é necessária, dado que as jovens que completam esta idade em 2012 já estão protegidas. A vacinação aos 13 anos mantém-se.

PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO


À nascença

BCG - vacina contra a tuberculose
VHB - vacina contra a hepatite B (1.ª dose)

2 meses

DTP - vacina contra a difteria, tétano e tosse convulsa (1.ª dose)
Hib - vacina contra as doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b (1.ª dose)
VIP - vacina contra a poliomielite (1.ª dose)
VHB (2.ª dose)

4 meses

DTP (2.ª dose)
Hib (2.ª dose)
VIP (2.ª dose)

6 meses

DTP (3.ª dose)
Hib (3.ª dose)
VIP (3.ª dose)
VHB (3.ª dose)

12 meses

VASPR – vacina contra o sarampo, parotidite e rubéola (1.ª dose)
MenC – vacina contra a doença meningocócica C

18 meses

DTP (reforço)
Hib (reforço)

Dos 5 aos 6 anos

DTP (2.º reforço)
VIP (reforço)
VASPR (2.ª dose)

Dos 10 aos 13 anos

HPV – vacina contra doenças causadas pelo Vírus do Papiloma Humano (3 doses)
Td - vacina contra o tétano e difteria (reforço)

De 10 em 10 anos

Td (reforços)








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
TUBERCULOSE

A BCG protege-nos contra a tuberculose, uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca sobretudo os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos.

A vacina não confere proteção absoluta. Porém, é importante continuar a administrá-la, até porque a tuberculose voltou a atacar no nosso país: em 1998, houve, pelo menos, 2964 casos registados. Com a vacinação, a mortalidade e os casos graves decresceram.

Ao nível dos efeitos secundários, é comum a BCG deixar cicatriz no local da picada. Os gânglios por onde a vacina passa podem inchar até 54 semanas após a administração. Esta inflamação dura até 1 mês, mas não representa perigo. Em pessoas com problemas de imunidade ou para quem a vacina é contraindicada, pode surgir uma infeção (bêcêgite).







deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
HEPATITE B

É uma doença muito contagiosa que se transmite através do sangue, da saliva e do sémen. Manifesta-se, muitas vezes, por um amarelecimento da pele e dos olhos. Caso se torne crónica, a hepatite B pode degenerar em cirrose e multiplica por 2000 o risco de cancro do fígado. Em caso de hepatite fulminante, quase todas as células do fígado são destruídas e, em cada 4 doentes, 3 morrem.

A vacina da hepatite B é administrada a todos os recém-nascidos. Quanto aos adultos que ainda não foram vacinados, têm todo o interesse em fazê-lo (embora tenham de pagar a vacina), sobretudo se pertencerem a um grupo de risco (profissionais de saúde, bombeiros, etc.). Esta doença é muito contagiosa e não tem cura certa. Além disso, estudos provam que a vacina contribui para diminuir os casos de cancro do fígado.

Após a vacinação completa, não é necessário fazer análises para controlar o efeito desta, a não ser em grupos específicos de pessoas como os imunodeprimidos. Estudos recentes revelaram que a vacina confere uma proteção duradoura, mesmo quando os anticorpos no sangue ficam baixos, pelo que não se justifica fazer reforços na generalidade das pessoas.

A vacina contra a hepatite B pode provocar inchaço no local da injeção, febre, cansaço e dores de cabeça. Mas estes sintomas são passageiros.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
DIFTERIA, TÉTANO E TOSSE CONVULSA

A difteria é provocada por uma bactéria e é contagiosa. Atualmente, quase não existe nos países ocidentais, mas ainda subsiste noutras regiões. Obstrução das vias respiratórias, problemas renais e inflamações do músculo cardíaco (miocardite) são algumas das suas consequências. Se for tratada a tempo, cura-se com facilidade.

O bacilo do tétano entra no organismo através das feridas, mesmo as menos graves. Pode produzir uma toxina muito perigosa, que ataca os nervos que controlam os músculos. Provoca paralisia dos músculos dos maxilares, da face, da nuca e das costas. Os espasmos da garganta e dos músculos respiratórios levam à morte por asfixia.

Neste caso, a vacinação deve ser feita durante toda a vida, a cada 10 anos. É importante não esquecer estes reforços. Os casos de tétano registados em Portugal nos últimos anos ocorreram em adultos, o que indicia algum descuido na vacinação.

A tosse convulsa é originada por uma bactéria, que ataca os brônquios e as vias respiratórias superiores. Manifesta-se por corrimento nasal, febre moderada e muita tosse, por vezes, acompanhados de vómitos. Os ataques de tosse são muito violentos e podem prolongar-se durante semanas e degenerar em bronquite, pneumonia ou em graves complicações respiratórias e nervosas.

A vacina da tosse convulsa pode provocar os efeitos secundários mais graves, embora pouco frequentes. Pode surgir febre superior a 40,5ºC nas 48 horas seguintes à vacinação, convulsões, com ou sem febre, no prazo de 3 dias, prostração intensa ou colapso, nas 6 horas seguintes, e inflamação no cérebro (encefalite), nos 7 dias após a vacinação.

Se a criança tiver um (ou mais) dos efeitos secundários indicados, deve consultar o médico. Nestes casos, normalmente, interrompe-se a vacinação contra a tosse convulsa, e administra-se apenas a vacina do tétano e da difteria (DT). Caso ocorra um surto de tosse convulsa ou a criança viaje para uma zona de risco, fale com o médico de família, para saber se deve voltar a vacinar. Os problemas neurológicos decorrentes da doença, como encefalites, são 10 vezes mais frequentes do que os que surgem em consequência da vacinação.






deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
DOENÇAS POR HAEMOPHILUS INFLUENZAE

O Programa Nacional de Vacinação inclui a vacina contra um tipo de meningite, a provocada pela bactéria haemophilus influenzae B. Esta doença contagiosa é particularmente peri*gosa para os bebés, estando na origem de infeções e surdez. Nalguns casos, pode ser fatal. Esta bactéria é também causa de outras doenças, como a infeção da epiglote, das articulações ou pneumonia.

A vacina previne infeções por aquela bactéria. O local da injeção pode inchar e a criança pode ter febre e erupções cutâneas.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
POLIOMIELITE

Esta doença infecciosa, também conhecida por paralisia infantil, é provocada por um vírus que ataca sobretudo as crianças. É transmitido por água ou alimentos contaminados.

O risco de contrair poliomielite diminuiu com as campanhas de vacinação massiva. Em Portugal, não há casos notificados desde 1988. Tendo em conta as graves sequelas da doença, é fundamental continuar a vacinar as crianças em todos os países. É a única forma de erradicar a doença.

A vacina é designada no boletim de vacinas por OPV (se for em gotas) ou IPV (injetável). Na vacina em gotas, o vírus pode ser expelido nas fezes, havendo um risco de uma pessoa não vacinada contrair a doença, quando mudar ou manusear as fraldas sujas (embora seja muito raro). A vacina injetável é composta por vírus inativados, com risco nulo.

Os efeitos adversos da vacina, em particular as complicações nervosas, são muito raros: 1 caso em cada 5 milhões de vacinações.









deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
DOENÇA MENINGOCÓCICA C

A bactéria Neisseria meningitidis ou meningococo pode causar doenças graves, como meningite e sépsis. Ataca com maior frequência as crianças e é transmitida por via respiratória. Manifesta-se por febre, mal-estar, prostração e erupção cutânea. A doença pode evoluir rapidamente e causar a morte ou deixar sequelas graves, como surdez ou problemas mentais.

A vacina é um meio eficaz de prevenção com poucos efeitos adversos. As crianças com menos de 2 anos reagem com choro, irritabilidade, alterações do sono, náuseas, diarreia, dor abdominal e vómitos. A partir desta idade, além da irritabilidade e sonolência, podem surgir dores de cabeça e nos membros.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
SARAMPO, PAPEIRA E RUBÉOLA

O sarampo pode originar inflamações no cérebro (encefalite) e nos pulmões (pneumonia). A vacina pode não prevenir o sarampo, mas reduz a sua gravidade e evita a encefalite. Pode causar febre (5 a 15% dos casos) e uma mancha passageira no local da picada.

A papeira caracteriza-se pela inflamação das glândulas, sobretudo das parótidas (salivares), e dos testículos. Manifesta-se através de dores de ouvidos e inchaço facial. A incidência da doença baixou entre 1987 (ano em que a vacina foi introduzida no Programa Nacional de Vacinação) e 1993, voltando a subir a partir de 1994, devido a uma alteração do vírus. Mesmo assim, é aconselhável continuar a vacinação. Nas crianças vacinadas, a papeira tem sido menos grave.

A rubéola quase não representa perigo para as crianças, mas se surgir durante a gravidez, o bebé pode nascer surdo, cego ou com problemas mentais. Com a vacina, protege-se a criança e evita-se que a grávida venha a contrair a doença, por contágio. As mulheres que pretendam engravidar devem verificar, através de uma análise ao sangue, se estão imunizadas contra a rubéola. Se não estiverem, convém vacinarem-se e não deverão engravidar nos três meses seguintes.

As vacinas contra o sarampo e a rubéola podem provocar febre, erupções cutâneas, tosse de curta duração e conjuntivites. Podem ainda surgir dores nas articulações, causadas pela vacina da rubéola e, em casos muito raros (um, num milhão de vacinações), meningites, originadas pela vacina da papeira.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO

Este vírus, também conhecido por HPV, é responsável por várias doenças, incluindo cancro no colo do útero, vagina, vulva, ânus e orofaringe. Transmite-se facilmente por contacto sexual.

Existem vários tipos de HPV. As vacinas existentes são específicas contra o HPV 16 e 18, responsáveis por 70% das lesões no colo do útero. Por isso, a melhor estratégia de combate às doenças inclui a vacina e o rastreio do cancro do colo do útero com citologia vaginal.

Os efeitos indesejáveis mais frequentes da vacina são febre, dor e comichão no local da picada. Este pode ainda ficar duro e vermelho.







deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Alguns procedimentos básicos de prevenção devem ser tomados antes de sua viagem para proteção contra infecções ou doenças parasitárias no seu destino.


Vacinas

- DTP – Difteria Tétano Pólio
- Febre amarela
- Hepatite A
- Febre Tifóide
- Encefalite viral
- Meningite
- Hepatite B
- Raiva

Algumas vacinas precisam de várias aplicações para surtir efeito. Planeje com antecedência e não deixe de aplicá-las por falta de tempo.

Em alguns casos, é possível receber as outras aplicações no seu próprio destino (dependendo do risco sanitário do destino), ou em seu retorno.
Se foi vacinado durante a infância, um simples reforço pode ser necessário.
Em qualquer caso, consulte seu médico ou assistência de saúde para maiores esclarecimentos.

Previna-se de infecções e doenças parasitárias

Muito comuns em países tropicais, elas também podem ser transmitidas ao ingerir alimentos crus ou ao beber água contaminada. Para prevenir-se destas doenças:

Opte por bebidas engarrafadas, de preferência por aquelas de marcas conhecidas,
Se você utiliza água de torneira, ferva-a ou esterilize com tabletes disponíveis em farmácias,
Cozinhe bem os alimentos e coma apenas vegetais crus bem descascados e limpos,
Lave suas mãos com frequência, e ao abrir a torneira, deixe a água correr por um tempo antes de usá-la.

Algumas doenças infecciosas são sexualmente transmissíveis. Lembre-se de sempre tomar as providências de precaução (camisinha).

H1N1 flu: ONS recomendações - WHO | Pandemic (H1N1) 2009

Proteja-se contra a malária

A malária é uma doença transmitida através da picada de um mosquito infectado. O parasita ataca os glóbulos vermelhos do sangue, destruindo-os, o que causa febres altas. Não existe vacina para esta doença.

Proteja-se da picada de mosquitos, especialmente à noite: vista-se com roupas de mangas compridas, use redes contra mosquitos com inseticida, cremes ou géis repelentes para a pele, inseticidas para roupas e privilegie permanecer em ambientes com ar-condicionado.
Use medicamentos apropriados para seu destino e saúde. Estes, devem ser tomados com antecedência ao embarque, durante sua estadia, e de 1 a 4 semanas após seu retorno, dependendo da prescrição médica.
Como qualquer mudança no comportamento ou local da doença pode indicar uma alteração no seu tratamento, recomendamos verificar o website da Organização Mundial da Saúde.
Se você notar qualquer sintoma de febre após retornar de uma viagem a uma área de risco, consulte imediatamente seu médico.


Organização Mundial de Saúde - WHO | Malaria
 

bach

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Reparo sobre imunidade contra a hepatite B

Amigos
É verdade que a imunidade da vacina contra a Hepatite B é duradoura,mas atenção é possível comprovar se estamos imunizados ou não ,apesar da administração ter sido realizada conforme as idades, doses e periodicidade preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.É possível saber se o doente está ou não protegido contra a Hepatite B através de análises ao sangue . Há uma pequena percentagem de pessoas que ao fim de algum tempo (anos) perdem a imunidade eficaz(doseamento de anticorpos anti-HBS < que 10 UI/L) e por isso devem ser revacinadas.
Boas tardes
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
É possível saber se o doente está ou não protegido contra a Hepatite B através de análises ao sangue . Há uma pequena percentagem de pessoas que ao fim de algum tempo (anos) perdem a imunidade eficaz(doseamento de anticorpos anti-HBS < que 10 UI/L) e por isso devem ser revacinadas.


Olá amigo

Esta novidade eu não sabia. E estas análises devem pedidas ao médico de família se desejar faze-las?
 
Topo