Valorsul com auto-consumo de electricidade de 15 por cento

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Valorsul com auto-consumo de electricidade de 15 por cento

Cerca de 87 por cento da energia eléctrica consumida na Valorsul, em 2007, foi produzida na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU). «Se for considerada unicamente a electricidade utilizada nesta unidade específica verifica-se um auto-consumo de electricidade na ordem dos 15 por cento, sendo a restante energia exportada», refere a empresa no Relatório de Sustentabilidade referente ao ano passado, que foi lançado recentemente.

No caso da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, localizada no concelho da Amadora, o auto-consumo eléctrico corresponde a 46 por cento da produção total, sendo a restante energia injectada na rede nacional.

O consumo global de energia da Valorsul, em 2007, foi de 253 terajoules, abaixo dos 255 terajoules consumidos no ano anterior. Aquele valor diz respeito à electricidade e gasóleo utilizados em todas as unidades (de 71,7 por cento e 4,6 por cento do consumo, respectivamente) e, ainda, ao combustível auxiliar - gás natural - utilizado nas situações de arranque e paragem da CTRSU (equivalente a 23,8 por cento da energia).

Na CTRSU, na sua actividade normal, é produzida 0,7 por cento da energia eléctrica nacional, a qual é injectada na rede. Esta corresponde a cerca de 2 por cento do consumo doméstico do País, energia essa que tem por base um recurso não fóssil. «Ao produzir energia eléctrica através da incineração e da valorização orgânica dos resíduos, a Valorsul evita a utilização de combustíveis fósseis, que constituem a principal matéria-prima nos processos de produção de energia convencional», salienta o relatório de sustentabilidade da empresa.


Portal Ambiente
 
Topo