- Entrou
- Abr 10, 2008
- Mensagens
- 3,080
- Gostos Recebidos
- 1
A Via Láctea tem massa 50% maior do que se pensava. A descoberta, divulgada nesta segunda por pesquisadores americanos, tem consequências importantes para a galáxia.
E não apenas porque a coloca no mesmo nível da galáxia vizinha Andrômeda, da qual era considerada uma espécie de irmã caçula. Mais maciça, a Via Láctea atinge uma velocidade de rotação 161.000 km/h superior àquela imaginada por cientistas, o que amplia a probabilidade de um choque intergaláctico.
Segundo explicou Mark Reid, astrofísico do Centro de Astrofísica do Harvard-Smithsonian e um dos autores do trabalho, "se a Via Láctea tem mais massa do que se supunha isso implica que sua força gravitacional seja mais relevante, o que, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade de colisão com Andrômeda, ou com outras galáxias menores na vizinhança".
O estudo foi apresentado em uma conferência na Sociedade de Astronomia Americana, reunida nesta semana em Long Beach, Califórnia (oeste dos EUA). O Sistema Solar fica a 28.000 anos-luz do centro da Via Láctea. Um ano-luz equivale a 9,46 trilhões de km a distância que a luz percorre em um ano no vácuo.
Veja.com