Viana: José Sócrates lança primeira pedra de fábrica eólica

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Viana: José Sócrates lança primeira pedra de fábrica eólica

O primeiro-ministro, José Sócrates, preside hoje, em Lanheses, Viana do Castelo, à cerimónia de lançamento da primeira pedra de uma fábrica de pás de rotor da empresa alemã Enercon que vai criar mais de 500 postos de trabalho.

Segundo fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aquela fábrica significará um investimento superior a 35 milhões de euros.

A nova unidade, com 25 mil metros quadrados de a´rea coberta num terreno com área total de 110 mil metros quadrados, será a sexta fábrica do cluster eólico que a Enercon está a instalar em Viana do Castelo.

O total do cluster representa um investimento de 1700 milhões de euros que criará cerca de 2000 postos de trabalho, para além de várias empresas subsidiárias ou de actividades associadas.

A unidade industrial cuja construção hoje arranca terá, quando atingir a velocidade de cruzeiro, quatro linhas de montagem onde trabalharão pelo menos 500 funcionários para produzirem 6oo pás por ano.

A primeira fábrica deste cluster começou a funcionar em Novembro de 2007, na Zona Empresarial da Praia Norte, e dedica-se igualmente à produção de pás de rotor, atingindo actualmente dez unidades por semana, um número que em breve deverá ascender à dezena e meia.

Desta fábrica já estão a sair pás de rotor para diversos parques eólicos nacionais, como é o caso do da Serra da Gardunha, em Castelo Branco.

Em funcionamento está já, igualmente, também na Praia Norte, a fábrica de torres de betão para aerogeradores, que irá construir, por mês, 20 unidades com 83 metros de altura.

Para Outubro, está previsto o início da laboração da fábrica de mecatrónica, no Parque Empresarial de Lanheses.

O cluster inclui ainda uma fábrica de geradores eólicos e o Centro Administrativo e de Formação.


Diário Digital / Lusa
 
Topo