Videojogos provocam dores nas mãos

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
300x210



Muito tempo a jogar com as consolas pode provocar dores nos pulsos e nas mãos das crianças.


Passar mais de uma hora por dia a jogar videojogos pode levar as crianças a sentir dores nos pulsos e nos dedos. A iniciativa de realizar uma pesquisa sobre esta realidade partiu de uma criança de 11 anos. Deniz Ince começou a sentir dores ao espremer laranjas e quis saber se os movimentos realizados enquanto se dedica a ultrapassar níveis nos seus videojogos preferidos estariam relacionados com essas dores.

Uma vez que o pai é reumatologista, foi fácil reunir uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Iorque que o ajudou a elaborar o questionário que distribuiu a 171 crianças da sua escola, a Rossman Elementary, em St. Louis, com idades entre os sete e os 12 anos. Dessas, 80 por cento afirmou jogar em consolas como a XBox, a Playstation e a Wii ou em suportes como o iTouch, o iPhone e a PlayStation Portátil.

Destes utilizadores assíduos, cerca de metade disse dedicar menos de uma hora por dia aos videojogos, um terço disse jogar entre uma e duas horas, três por cento revelou jogar entre duas e três horas diárias e seis por cento joga mais do que três horas por dia.

Analisadas as respostas, Deniz concluiu que cada hora adicional de jogo aumenta cerca de 50 por cento as probabilidades de surgirem dores nos pulsos e dedos. Outra conclusão é que quanto mais novas as crianças, maior a probabilidade de sentirem dores.

Os especialistas avançam a hipóteses de esta maior vulnerabilidade dos mais novos à dor se dever ao facto de os seus músculos e tendões estarem ainda em desenvolvimento. Os mesmos movimentos podem representar uma pressão maior para as crianças mais novas do que para as mais velhas.

Outro dado importante é que para 12 por cento das crianças participantes no estudo as dores nos dedos são intensas ao ponto de limitarem o tempo de jogo. O mesmo acontece para 10 por cento das crianças em relação às dores no pulso.

Jogar exclusivamente na consola Wii parece aumentar as hipóteses de dor, independentemente da idade ou do tempo dedicado a essa actividade.

O estudo revela que os videojogos podem, de facto, prejudicar o desenvolvimento dos músculos e tendões das mãos das crianças, mas é agora preciso aprofundar as pesquisas de modo a perceber quais os efeitos que podem ter a longo prazo e qual o limite de tempo que pode ser considerado seguro para cada idade.

As conclusões foram apresentadas hoje, em Filadélfia, no encontro anual do Colégio Americano de Reumatologia. Independentemente das dores e problemas do foro reumatológico, os especialistas alertaram os pais para a necessidade de controlarem o tempo que as crianças passam a jogar. Duas ou três horas por dia é demasiado para uma criança de sete ou oito anos.

Deniz afirmou que quer estudar para ser cirurgião ortopédico e, por isso, já reduziu o tempo dedicado à Wii. o entanto, também confessou que para celebrar a conclusão do estudo, vai comprar um novo jogo para a consola. O seu conselho para todas as crianças «viciadas» em videojogos é que não joguem mais do que uma hora por dia. E que não joguem nunca antes de terem sete anos.

Outros estudos realizados anteriormente já tinham lançado o alerta: o uso intensivo de videojogos, mas também telemóveis, PDAs e outros aparelhos electrónicos podem provocar lesões pela compressão de nervos e a dores devido aos movimentos repetitivos.

Um nova tendinite é, por exemplo, o chamada «pulso de Guitar Hero», provocada pelos movimentos repetitivos de quem tenta imitar Jimmi Hendrix no videojogo musical da moda.




In:IOLMae
 
Topo