Portal Chamar Táxi

Vila Franca de Xira cria programa para incentivar reciclagem de embalagens nas escola

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lança ontem em nove escolas do concelho o programa “Brigada do Amarelo”, projecto que pretende incentivar a separação selectiva de embalagens nos estabelecimentos de ensino.

O projecto, em parceria com a Valorsul (empresa responsável pelo tratamento e valorização de Resíduos Sólidos Urbanos produzidas, nos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira), vai ser introduzido inicialmente em nove escolas do ensino básico, abrangendo cerca de 2550 alunos.

A promoção da separação selectiva de embalagens (plástico, metal e pacotes de bebida) e a utilização correcta dos equipamentos de deposição são os principais objectivos do projecto “Brigada do Amarelo”, que devem o seu nome à cor do contentor respectivo às embalagens.

“Os destinatários deste programa são alunos, professores e familiares. Através dos mais novos conseguimos sempre atingir mais pessoas, porque eles acabam por sensibilizar os pais e familiares”, explicou o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Ferreira.

Em cada uma das escolas será deixado um saco, onde alunos, professores e funcionários depositarão as embalagens. Depois, quinzenalmente, os serviços da autarquia irão fazer visitas às escolas para recolher os sacos e proceder à sua pesagem.

“Será uma espécie de concurso de reciclagem, para ver qual é a escola que mais recicla. A ideia é fomentar uma competição saudável”, explicou.

A intenção da autarquia é alargar, numa fase posterior, este projecto a outras escolas, o que segundo Fernando Ferreira estará dependente do sucesso desta primeira fase.

“Queremos primeiro avaliar o impacto destas acções para perceber se vale a pena ou não continuar, ou se teremos de introduzir alterações”, apontou

A primeira fase do projecto Brigada do Amarelo vai decorrer até Maio.
publico
 
Topo