Portal Chamar Táxi

Informação Vitamina comum nos alimentos pode influenciar trânsito intestinal

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226
naom_6973aa817e11d.webp


Uma vitamina comum que está presente em diversos alimentos do dia a dia pode influenciar a frequência com que se vai à casa de banho, revela um novo estudo científico.


Os pesquisadores encontraram evidências de que a vitamina B1 está ligada ao trânsito intestinal. O estudo foi levado a cabo por investigadores da LUM University, tendo analisado os dados genéticos e de saúde de mais de 268 mil pessoas.


"Destacou-se uma forte correlação dos dados com o metabolismo da vitamina B1, juntamente com mecanismos já estabelecidos", afirmou Cristian Diaz-Muñoz, um dos pesquisadores.


Ao analisar milhões de marcadores genéticos, a equipa identificou 21 regiões genéticas relacionadas com a frequência de evacuação, incluindo algumas que não tinham sido associadas à função digestiva.


Dois genes em particular, conforme noticia a Fox News, que ajudavam a transportar e a regular a vitamina B1 no organismo, tinham uma forte relação com as vezes com que alguns participantes iam à casa de banho.


Os investigadores concluíram, portanto, que as participantes que consumiam maiores quantidades de vitamina B1 tendiam a ir à casa de banho com uma maior frequência.


No entanto, esta relação não foi observada em todos os casos, uma vez que o efeito varia consoante a constituição genética da pessoa em questão.


O que é a vitamina B1? E em que alimentos pode ser encontrada?


Segundo o Programa Nacional de Promoção de Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde a vitamina B1, também conhecida como tiamina, trata-se de uma "vitamina hidrossolúvel que está presente naturalmente em alguns alimentos mas que também pode ser adicionada, existindo também sob a forma de suplemento alimentar".


Esta vitamina está presente em cereais integrais, carne magras e peixe. O pão e as lentilhas também fazem parte do grupo.


Segundo o médico Mario Donato D'Angelo, a vitamina B1 é essencial para o correto funcionamento e proteção do cérebro, podendo atravessar a barreira hematoencefálica e, desta forma, "levar energia diretamente para os neurónios". "Isto fortalece o sistema nervoso e mantém a sua mente desperta e equilibrada", realça.


A falta de vitamina B1 pode causar fadiga, irritabilidade, dificuldade de atenção e alterações no equilíbrio".

IN:NM
 
Topo