Volvo lança camiões ecológicos

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Volvo lança camiões ecológicos


A Volvo está a testar na Suécia aquele que poderá ser o primeiro camião híbrido de série. Para já, serve para recolher o lixo, mas a marca conta avançar com outras aplicações já em 2009.

Um motor eléctrico, que serve para os arranques e velocidades até 20 kms/h e um motor diesel convencional. Juntos, permitem poupar nos gastos de combustível e nas emissões de CO2 até 30 por cento, assegura a Volvo, empresa que lançou na Suécia o primeiro camião híbrido de série.

Os camiões já estão a ser testados por duas empresas – Renova e Ragn-Sells – para avaliar do verdadeiro potencial da tecnologia, até aqui aplicada fundamentalmente em motores a gasolina, nos veículos ligeiros (Toyota, Honda e Lexus).

“Esta fase de teste é a última fase na avaliação da nossa solução híbrida, antes da produção em série”, revela Staffan Jufors, presidente da Volvo Truck Corporation. “Desde a apresentação do protótipo em 2006, temos assistido a um aumento do interesse do mercado nesta tecnologia. O que torna a nossa solução única é que é suficientemente potente para motorizar veículos pesados e mais rentável que outras alternativas. São estas características que determinam se um veículo híbrido é ou não viável. Nós vamos começar a produzir veículos híbridos em 2009”, acrescenta.

Poupadinho, silencioso e... "verde"

A solução híbrida da Volvo combina um motor diesel de 7 litros e 320 cavalos, com um motor eléctrico (120 Kw) e baterias de lithium-ion que potenciam os arranques e acelerações até aos 20 kms/h. A partir daí, entra em funcionamento o motor a gasóleo.

Quando o camião pára, o motor diesel desliga-se automaticamente. As baterias carregam recorrendo aos travões, o que se revela particularmente útil nos casos em que os veículos são utilizados em circuitos urbanos, como acontece na recolha do lixo.

De acordo com a Volvo, estes veículos ”cortam” perto de 20 por cento no consumo de gasóleo, e reduzem as emissões de gases em cerca de 30 por cento. Para além disso, um dos camiões está equipado com uma bateria extra que opera o compactador de lixo, carregada através das tomadas de 220 volts.

Outra das vantagens apontadas face a modelos não-convencionais, como os movidos a gás natural, é a ausência de ruído, especialmente útil nos camiões de recolha de lixo, que operam durante a madrugada.

Abertura a outros tipos de transporte

Inicialmente, a tecnologia híbrida em camiões será apenas usada nos trajectos urbanos, mas a empresa prevê construir, a médio prazo, versões destinadas ao transporte e construção.

”A tecnologia híbrida vai desempenhar um papel crescente no futuro, à medida que a consciência ambiental e a dependência do petróleo assumirem maior preponderância”, afirma Mats Franzén, engenheiro de planeamento e estratégia de produtos na Volvo.

”Independentemente do tipo de combustível que dominará no futuro, o seu fornecimento será limitado. Tecnologia que leve à poupança de combustível será de enorme interesse para os nossos clientes, qualquer que seja o seu ramo de negócio. Para os camiões de distribuição, o consumo de combustível poderá reduzir-se em 20 a 30 por cento. Nos camiões de longo-curso, a redução percentual não será tão elevada, mas uma vez que cobrem grandes distâncias, a poupança económica será ainda assim considerável”, afirma.


Observatório do Algarve
 
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