Notícias Von der Leyen considera que "a sociedade civil tem de ser mais defendida”

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
21,452
Gostos Recebidos
904
Von der Leyen considera que "a sociedade civil tem de ser mais defendida”

img_900x508$2024_07_20_18_41_51_1707281.jpg


No discurso aos eurodeputados antes da sua reeleição para mais cinco anos de presidência da Comissão Europeia, Von der Leyen traçou as linhas gerais do seu programa.

A crise na habitação, as migrações, a guerra na Ucrânia e a defesa aérea do espaço europeu são algumas das prioridades de Ursula von der Leyen, reeleita esta semana presidente da Comissão Europeia, pelos eurodeputados.

O mandato estende-se até 2029. “Europa não pode controlar os ditadores e os demagogos de todo o Mundo, mas pode optar por proteger a sua própria democracia. A Europa não pode determinar eleições em todo o Mundo, mas pode optar por investir na segurança e na defesa deste continente.

A Europa não pode travar a mudança, mas pode optar por abraçá-la e investir numa nova era de prosperidade e de melhoria da nossa qualidade de vida”, afirmou Von der Leyen no discurso que antecedeu a votação.

Num momento em que o Mundo enfrenta o problema das alterações climáticas, Von der Leyen deixou claro que o ambiente fará parte da sua agenda.

“Nos últimos anos, concluímos com parceiros mundiais 35 novos acordos sobre tecnologia limpa, hidrogénio e matérias-primas críticas. (...) “Apresentarei um novo pacto industrial limpo nos primeiros 100 dias do mandato”, prometeu, sublinhando que “a Europa está a descarbonizar e a industrializar-se ao mesmo tempo”.

No final, deixou uma garantia: “A sociedade civil tem de ser mais apoiada e defendida.”

Joe Biden envia mensagem
Biden felicitou Von der Leyen: "Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar consigo, com o presidente do Conselho Europeu, [António] Costa, e com a presidente do Parlamento Europeu, [Roberta] Metsola, à medida que construímos a nossa forte parceria e enfrentamos desafios globais partilhados."

Agricultura
Von der Leyen não esqueceu a agricultura. Garantiu aos agricultores "um rendimento justo" e prometeu "incentivos mais inteligentes e inovação".

Interlocutor do Parlamento Europeu
A Comissão Europeia é a instituição da UE que detém o monopólio da iniciativa legislativa juntamente com importantes poderes executivos em domínios como a concorrência e o comércio externo. É o órgão executivo por excelência da União Europeia e é formado por um colégio de comissários, com um comissário por Estado-membro.

A Comissão supervisiona a aplicação do direito da União e o cumprimento dos Tratados pelos Estados-membros. Também preside aos comités responsáveis pela aplicação da legislação da União Europeia. O anterior sistema de ‘comitologia’ foi substituído por novos instrumentos jurídicos, notadamente atos de execução e atos delegados. A Comissão Europeia é o principal interlocutor do Parlamento Europeu para as questões legislativas e orçamentais.

Correio da Manhã
 
Topo