Werner Herzog preside à Berlinale

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
O cineasta alemão Werner Herzog vai presidir ao júri da 60.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), que decorre de 11 a 21 de Fevereiro de 2010, anunciou a organização do certame.

«Werner Herzog é um dos mais importantes cineastas do chamado cinema de autor, e uma das maiores personalidades do novo cinema alemão», refere o comunicado da Berlinale, citado pela Lusa.

Herzog tem uma carreira muito premiada no cinema. O seu primeiro filme, «Lebenszeichen» («Sinais de Vida»), conquistou um Urso de Prata em 1968 na Berlinale, e ganhou no mesmo ano o Prémio do Cinema Alemão para o Melhor Filme de Estreia.

A obra cinematográfica de Herzog engloba vários filmes premiados, como «Aguirre, der Zorn Gottes» «Aguirre, a Fúria de Deus»), «Jeder fur sich und Gott gegen alle» «Cada um por si e Deus contra todos»), Prémio especial do Júri no Festival de Cannes, em 1975, «Nosferatu, Famtom der Nacht» («Nosferatu, o Fantasma da Noite»), e «Fitycarraldo», Palma de Prata do Festival de Cannes para a melhor realização, em 1982.

A sua obra também foi relevante no campo do documentário, o último dos quais, «Encouters at the End of tuhe World» («Encontro no Fim do Mundo»), foi nomeado para o Oscar da Academia de Hollywood, este ano.

Herzog, de 67 anos, encenou também várias óperas e trabalhou como actor, nomeadamente em «Juliane Donkeys Boy», de Harmony Korine (1999).

Recentemente, doou a sua vasta colecção de argumentos, fotografias, cartazes, e material relacionado com os seus filmes à Cinemateca Alemã.

iol
 
Topo