• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Windows 8: primeiro contacto Exame Informática

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Windows 8: primeiro contacto Exame Informática

A Microsoft acaba de mostrar a preview do Windows que é lançado no próximo ano. O sistema junta uma interface tátil ao Ambiente de Trabalho já familiar a este sistema operativo.

windows-8-dc1a.jpg


A Microsoft revelou hoje a versão preview do Windows 8. Esta versão, que ainda nem está em fase beta, mostra muitas novidades. A principal é a interface Metro, que estreou no Windows Phone 7 (sistema operativo da Microsoft para smartphones) e que vai chegar aos computadores pessoais em 2012. Esta está pensada essencialmente para permitir uma boa interação tátil com o sistema operativo. Ou seja, vai ajustar-se a equipamentos tipo tablet (ou slate, como a Microsoft lhes chama). Isto porque a empresa acredita que a interação tátil vai ser, cada vez mais, a escolha dos utilizadores.
No entanto, a Microsoft mantém a mesma interface que se conhece do Windows 7. Esta surge sempre que o utilizador executa uma aplicação que não é "Metro". Por exemplo, quando correr o Photoshop, o Windows volta ao ambiente normal onde é mostrado o tabuleiro de sistema e, por exemplo, a reciclagem. Quer isto dizer que todas as aplicações que correm hoje no Windows 7 também vão poder ser executadas no Windows 8.
Aliás, Steven Sinofsky, responsável máximo pela área Windows e Windows Live reforçou a ideia de que "qualquer computador que tem hoje o Windows 7, também vai conseguir correr o Windows 8".
O Windows 8 vai estrear o Internet Explorer 10 também ele pensado para poder ser controlado com os dedos, mas mantendo a aceleração por hardware e a navegação em modo privado.
Na versão preview é possível ver a integração da plataforma Live, da Microsoft. Por exemplo, a possibilidade de poder aceder constantemente aos conteúdos que estão no Skydrive ou a unificação de calendários e contactos.
O Windows 8 vai correr em sistemas de 32 bits, 64 bits e em processadores ARM. No entanto, a última plataforma só vai correr aplicações desenhadas para o Metro.
O sistema operativo arranca de uma forma muito rápida (o slate onde foi demonstrado carrega-o em menos de 10 segundos) e vendo o task manager a ser executado no Windows 8 (e comparado com o 7, nota-se que consome menos memória e menos carga no processador).
Em termos de hardware, os slates que vão correr o Windows 8 só têm um botão frontal que serve para voltar ao ecrã principal a partir de qualquer local do sistema.

A Metro ao pormenor
A Metro não é uma camada de software que corre por cima do Windows 8. O mesmo responsável da Microsoft explicou que a Metro está no núcleo do sistema operativo.
O que se vê, quando se entra no Windows 8, é uma parede repleta de azulejos dinâmicos (tiles) que são atualizados consoante as aplicações a que estão ligados. O mesmo que acontece no Windows Phone.
Quer isto dizer que o utilizador tem um ambiente de trabalho muito dinâmico e extremamente imersivo devido ao design e à mudança constante que ocorre.
O utilizador vai ter de habituar-se à forma de interação com o 8. O sistema operativo utiliza muito a lógica dos "swipes" (arrastar o dedo no ecrã). Por exemplo, arrastando de cima mostra o menu de contexto de uma aplicação. Da esquerda para a direita, navega nas apps abertas. Se o fizer em sentido contrário, surgem os charms (atalhos para: partilha, busca, dispositivos, definições e Start).
Em termos de multitarefa, o Windows 8 tem uma abordagem inovadora. Permite que possa correr duas apps em simultâneo, mas dimensionando-as para que caibam as duas no ecrã ao mesmo tempo. O mesmo que vemos hoje quando organizamos janelas no Windows 7.
Bloqueado, o Windows 8 mostra notificações relacionadas com o e-mail, chamadas e outras notificações relacionadas com aplicações instaladas.
Virtualização e o reset
O Windows 8 traz, de base, suporte para virtualização. Quer isto dizer que pode executar aplicações num ambiente seguro (que não vai provocar alterações no sistema) e que pode, também, ter outros sistemas operativos instalados.
Outra das novidades é a forma mais simples de fazer um reset ao simples ou, se quiser, optar pelo Refresh (que é um reset que mantém todos os seus dados e personalizações, mas limpa o sistema de forma a resolver a maioria dos problemas criados pelo utilizador). Ambos são processos rápidos.

Windows Store
A Microsoft anunciou uma loja Windows onde vão estar disponíveis aplicações pensadas para o estilo Metro. No entanto, a loja só vai estar disponível na altura de lançamento do Windows 8 e a Microsoft não esclareceu a que ritmo é que a loja vai estar disponível. Ou seja, não sabemos, por exemplo, se quando o Windows 8 chegar a Portugal teremos a loja a funcionar.

O Windows 8 só chega em 2012 (a data não está definida). No princípio do ano deve estar disponível a primeira beta.



exameinformatica
 
Topo