Notícias Zoo de Berlim regista (outra vez) nascimento de pandas-gigantes gémeos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
40,473
Gostos Recebidos
893
naom_66c85b3878f21.jpg


O Jardim Zoológico de Berlim anunciou, esta sexta-feira, o nascimento de dois pandas gémeos, filhos da panda-gigante Meng Meng. Esta é a segunda vez que o animal, residente de longa data no zoológico alemão, dá à luz gémeos.






As crias nasceram às 13h03 e 14h09 de quinta-feira, apenas 11 dias após os exames confirmarem que Meng Meng, de 11 anos, estava grávida. Os sexos "ainda não foram determinados com certeza".


"Ambos os filhotes estão com boa saúde e a ser cuidados carinhosamente pela mãe e pela experiente equipa especializada em pandas. Agora é hora de cruzar os dedos durante os primeiros dias críticos", lê-se no comunicado do Jardim Zoológico de Berlim.


Os gémeos pesam apenas 169 gramas e 136 gramas e medem ambos cerca de 14 centímetros de comprimento e, tal como "outros grandes ursos, os pandas-gigantes nasceram despelados, surdos, cegos e cor-de-rosa" porque "o típico desenho do panda preto e branco só se desenvolve mais tarde".


"Estou aliviado por os dois terem nascido saudáveis", disse o diretor do jardim zoológico, Andreas Knieriem, citado na nota.





Os animais estão a ficar "alternadamente" com a mãe "a cada duas ou três horas" porque "os pandas-gigantes normalmente só criam uma cria quando têm gémeos". Quando não estão com a mãe, os gémeos ficam ao cuidado de uma equipa própria, que conta com a cooperação de dois especialistas da Base de Investigação Chengdu de Criação de Pandas Gigantes.


Meng Meng e o panda macho Jiao Qing chegaram a Berlim em 2017. Em agosto de 2019, Meng Meng deu à luz os gémeos Pit e Paule, também conhecidos pelos nomes chineses Meng Xiang e Meng Yuan, que foram os primeiros pandas-gigantes nascidos na Alemanha.

IN:NM
 
Topo