• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saúde: PSD quer ouvir nova ministra em sede de Comissão para apurar contradições e pr

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Lisboa, 11 Fev (Lusa) - O grupo parlamentar do PSD solicitou hoje à Comissão de Saúde uma audição à ministra Ana Jorge, devido a contradições no seu discurso antes e depois de assumir o cargo e para conhecer as suas prioridades políticas.

"Desde o início deste ano, altos membros do Governo e importantes responsáveis do Partido Socialista têm proferido diversas declarações, não raro de pendor contraditório", sublinha o PSD no requerimento assinado pela deputada Ana Manso e dirigido a Maria de Belém Roseira, presidente da Comissão de Saúde.

No que se refere à nova ministra da Saúde, "ainda no passado mês de Janeiro considerava que 'o encerramento das urgências sem estarem implementadas no terreno alternativas válidas era um erro' (...) e dizia mesmo, em clara discordância com a política do Governo, ter 'dúvidas que se esteja a salvar o Serviço Nacional de Saúde'" - recordam os deputados da bancada laranja.

"Porém, uns dias depois, já enquanto ministra da Saúde, garantia: 'Acredito na reforma em curso e no Serviço Nacional de Saúde'", acrescenta o PSD, realçando a contradição.

O PSD acrescenta no requerimento que também o primeiro-ministro afirmou, quando da tomada de posse de Ana Jorge: "O que nós queremos é ter um novo método mas cumprir os mesmos objectivos", tendo ainda garantido que não iam ser encerradas mais urgências "antes de existirem alternativas".

Já em Fevereiro, "o deputado Vitalino Canas, porta-voz do PS, admitiu que a ministra da Saúde venha a redefinir a reforma do Serviço Nacional de Saúde" e "o deputado socialista Manuel Alegre declarou que a mesma titular 'vai fazer as correcções necessárias' na área da Saúde" - relembram os parlamentares social-democratas.

Considerando que, neste momento, "nem a Assembleia da República nem os Portugueses e, em especial, os utentes do Serviço Nacional de Saúde, conhecem as grandes linhas orientadoras da actual ministra, circunstância que não é positiva e alimenta inquietações nas populações", o PSD entende que não pode ser adiada por mais tempo a audição de Ana Jorge em sede de Comissão de Saúde.

"Somente desse modo poderá o Parlamento colher a informação que é indispensável à sua missão de fiscalização do Governo", assinalam os deputados da bancada liderada por Santana Lopes.

De acordo com o requerimento, o PSD quer tomar conhecimento das "prioridades políticas" de Ana Jorge, bem como saber "se vai manter ou alterar a orientação que o Governo tem prosseguido na área da Saúde, designadamente em relação à rede de serviços de urgência, aos serviços de saúde que o anterior Ministro encerrou e ao actual sistema de transporte de doentes e sinistrados".

HSF.

Fonte:Lusa/fim
 
Topo