• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ser operário no século XIX

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
A Revolução Industrial favoreceu o nascimento de uma classe operária assim como o desenvolvimento paralelo de um antagonismo crescente entre o capital e o trabalho.
Os operários, que, no princípio do século XIX, pagam os custos da legislação social saída da Revolução Francesa, tomam logo consciência da sua solidariedade. Desde então, estão criadas as condições para o nascimento do " Movimento Operário".


A origem do movimento operário:

Nascido da tomada de consciência da precaridade mas também da solidariedade dos trabalhadores, o movimento operário afirmou-se primeiro pela conquista do direito à existência jurídica.

-A Grã-Bretanha é a primeira a reconhecer a liberdade de associação e de coligação ; em 1824. Em França, uma lei de 1864 autoriza a greve e a coligação ; em 1884, é a vez da liberdade sindical ser reconhecida. só em 1901 ela se estende a todas as associações. Nos Estados Unidos, na Alemanha e nos países atingidos pela Revolução Industrial, os governos adoptam uma legislação do mesmo tipo.

No começo do século XIX, o movimento operário era representado por sociedades e cooperativas de produção e consumo. Logo que os operários conquistam o direito de associação, os primeiros sindicatos aparecem.
Em Inglaterra : são as trade-unions formadas primeiro por operários qualificados e depois, devido às crises do final do século, por operários não qualificados, trabalhadores das companhias do gás, dos caminhos de ferro, das docas.
Nos Estados Unidos : constituem-se numerosas uniões de tipo britânico.
A Alemanha assiste à formação dos seus primeiros sindicatos entre 1861 e 1867.
Em França : a Confederação Geral do Trabalho, nascida em 1895, agrupa em breve as diferentes organizações sindicais e os seus centros de trabalho.


A Melhoria da legislação social

Os primeiros combates do movimento sindical visam melhorar a condição material.
Pouco a pouco, implanta-se uma regulamentação social tendente a limitar as horas de trabalho das mulheres e das crianças, a garantir melhores condições de higiene e de segurança assim como melhores salários.
A Alemanha de Bismarck, graças ao socialismo de Estado, é a primeira a beneficiar desta legislação social.
Vêm em seguida a França, a Grã-Bretanha e, na sua esteira, os outros países industriais.
 
Última edição:
Topo