• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Solução | 1ª. Etapa - 1.º Problema Policiário

Status
Não está aberto para novas respostas.

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156


EU VI …

Não, o depoente não falou verdade ; aliás tanto quis mentir que se “espalhou ao comprido” …

a) Às tantas, diz o depoente : “… o luar batia-lhe em cheio …”. Logo, a acção desenrola-se DE NOITE e a luz da sala NÃO ESTAVA acesa; no entanto o descarado mentiroso viu um fulano LER papéis, VIU o corta papéis, VIU o outro a espetar a vítima uma …duas…várias vezes… VIU tudo como se a sala fosse iluminada…

b) Se a acção tivesse decorrido como foi descrita, isto é, se os 2 homens tivessem entrado, lido os papéis, etc, evidentemente que TERIAM de acender a luz para o efeito [ se não estivesse já acessa ] e, nesse caso, o LUAR NÃO PODERIA ILUMINAR NINGUÉM DENTRO DA SALA !

c) Além disso, mais um pormenor a ilustrar como o depoente é aldrabão : ele não consegue perceber nada do que eles disseram, estando na mesma sala, a poucos metros de distância [ “… o que estava zangado chegou-se à outra secretária, perto do sítio onde eu estava…”-“ encolhi-me mais… esperava a todo o momento que ele me encontrasse…” ] ,de noite [ menos ruídos exteriores] e, principalmente, nem sequer o que dizia um deles, furioso, que gesticulava e GRITAVA [!].

d) Quase em cada frase, um “espalhanço “: - Vi-os entrar juntos …” voltamos à mesma, se a sala estava ás escuras, após o crime o pseudo-criminoso começou a andar para a janela, que tem de estar mais ou menos por detrás do depoente, pois só assim o “luar iluminaria o rosto do outro” . E então, segundo ele, o pseudo-criminoso foi-se embora. Quer dizer, voltou para trás, para a porta. Então, que foi ele fazer para o lado contrário ao da saída, após o crime ? Ver calmamente a paisagem ?

CONCLUSÃO : Não há OUTRO nenhum, na altura do crime. O depoente está no “rapinanço”, é surpreendido pela vítima e mata-a para impedir de dar o alarme. O resto é aldrabice pura !

Comentário :

Perante a questão apresentada todos os participantes, a este Problema , foram unânimes em considerar falsas as declarações do depoente . Assim, os 4 Pontos, em disputa neste item, foram conseguidos por todos os que responderam ao Problema .

Entretanto e para que essas declarações possam ser consideradas falsas, tem de haver razões que alicercem esse argumento. Se considerar-mos, em parte, ter havido aqui uma divagação sobre esta questão , também houve quem abordasse de forma precisa alguns pormenores que afinal eram as pistas encapotadas , o que fez com se repartissem as pontuações tendo em conta o grau de desenvolvimento de cada resposta .
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo