• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É já este ano que chega o novo cartão de cidadão. Saiba o que vai mudar (e o que vai precisar fazer)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,542
Gostos Recebidos
808
A ministra da Justiça anunciou que o novo Cartão de Cidadão (CC), com «segurança reforçada», mais funcionalidades, tecnologia contactless e identificação biométrica, vai ser lançado até final do ano.





O financiamento destinado à actualização do Cartão de Cidadão está calculado em nove milhões de euros, parte de uma dotação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 42,5 milhões de euros para a área dos registos.


Segundo um comunicado do Ministério da Justiça, o novo CC terá «novo design, novas funcionalidades electrónicas e tecnologia», passando a ser possível activar o CC com «recurso a biometria, mediante a utilização de mecanismos seguros e conformes com as disposições previstas nos regulamentos europeus, eliminando a necessidade de levantamento presencial do CC para activar os certificados».


Ainda na esfera da modernização dos serviços do CC, o Ministério da Justiça diz estarem contemplados «investimentos na renovação integral do parque de quiosques biométricos, desenvolvimento de soluções alternativas ao atendimento e integração de serviços».


O Ministério da Justiça lembra que o CC evoluiu para acompanhar as necessidades da sociedade e as transformações tecnológicas e que, ao fim de 16 anos, é actualmente «possível renovar automaticamente, ou renovar online, o cartão de cidadão e recebê-lo em casa sem passar por um balcão, alterar a morada e os contactos ou pedir uma segunda via, através do portal ePortugal».


É também possível pedir online o primeiro CC para um recém-nascido, através do serviço Nascimento online no Portal da Justiça.

IN:SAPO
 
Topo