• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A Lei 37/2007 Proibição de fumar

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Legislação Excepções à Lei Venda de Tabaco Prevenção e Controlo Medidas Inquérito Informações úteis Legislação




A Lei 37/2007 de 14 de Agosto aprovou as normas para a protecção dos cidadãos no que diz respeito à exposição involuntária ao fumo do tabaco, bem como as medidas de redução da sua procura e a cessação do seu consumo. As regras são apertadas para fumadores e estabelecimentos mas permitem algumas excepções. No entanto todos têm o direito de exigir o cumprimento da Lei.




É permitido fumar:


1. Nas áreas ao ar livre;

2. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustiveis ao ar livre, excepto nas zonas onde se realiza o abastecimento de veículos;

3. Nas áreas descobertas dos barcos afectos a carreiras marítimas ou fluviais

Sinalização e requisitos:

As áreas onde é permitido fumar deverão estar sinalizadas pelas entidades competentes, mediante a afixação de um dístico com fundo azul:

Estes espaços, destinados apenas ao acto de fumar, deverão estar fisicamente separados das instalações onde é proibido fumar;

Deverão estar equipados com dispositivos de ventilação directa para o exterior que proteja dos efeitos do fumo os não fumadores.


Os sistemas de extracção de fumo custam em média dois mil euros.

É proibido fumar:


1. Nos locais onde estejam instalados orgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas;

2. Nos locais de trabalho e nos locais de atendimento directo ao público;

3. Nos hospitais, clínicas, centros e casas de saúde, consultórios médicos, postos de socorro e outros similares, laboratórios, farmácias e locais onde se dispensem medicamentos não sujeitos a receita médica;

4. Nos lares e outras instituições que acolham pessoas idosas, ou com deficiência ou incapacidade, bem como nos infantários, creches e outros estabelecimentos de assistência infantil, lares de infância e juventude, centros de ocupação de tempos livres, colónias e campos de férias destinados a menores de 18 anos;

5. Nos centros de formação profissional e estabelecimentos de ensino, independentemente da idade dos alunos e graus de escolaridade, incluindo salas de aula, de estudo, de professores e reuniões, bibliotecas, ginásios, átrios e corredores, bares restaurantes, cantinas refeitórios e espaços de recreio;

6. Nos museus, colecções visitáveis e locais onde se guardem bens culturais classificados, nos centros culturais, nos arquivos e nas bibliotecas, nas salas de conferência, de leitura e de exposição;

7. Nas salas e recintos de espectáculos bem como noutros locais destinados à difusão das artes e do espectáculo, incluindo antecâmaras, acessos e áreas contíguas;

8. Nos recintos de diversão e recintos destinados a espectáculos de natureza não artística bem como nos recintos das feiras e exposições ;

9. Nas zonas fechadas das instalações desportivas;

10. Nas grandes superficies comerciais e nos estabelecimentos comercias de venda ao público;

11. Nos estabelecimentos hoteleiros e outros empreendimentos turísticos onde sejam prestados serviços de alojamento;

12. Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados a dança;

13. Nas cantinas, refeitórios e bares de entidades públicas e privadas destinadas ao respectivo uso pessoal;

14. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustiveis;

15. Nos aeroportos, estações ferroviárias, estações rodoviárias de passageiros, nas gares marítimas e fluviais e nas instalações do metropolitano, desginadamente nas estações terminais ou intermédias, em todos os seus acessos, estabelecimentos ou instalações contíguas;

16. Nos veículos afectos aos transportes públicos urbanos, suburbanos e interurbanos de passageiros, bem como nos transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos e fluviais, nos serviços expressos, turísticos e de aluguer;

17. Nos táxis, ambulâncias, veículos de transporte de doentes, teleféricos, elevadores e ascensores;

18. Nos parques de estacionamento coberto;

19. Nas cabinas telefónicas fechadas;

20. Nos recintos fechados das redes de levantamento automático de dinheiro;

21. Em qualquer outro lugar onde, por determinação da gerência ou de outra legislação aplicável, designadamente em matéria de prevenção de riscos ocupacionais, se proíba fumar.


Sinalização e requisitos:

A interdição ou condicionamento de fumar deverá ser assinalada pelas entidades competentes, através a afixação de distícos com fundo vermelho que contenham o montante da coima máxima aplicável aos fumadores que violem a proibição:

Fonte: DGS
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Informação muito útil, para odos sabermos com que "linhas podemos coser".

Parece que os fumadores, além de contribuírem com grande fatia de imposto sobre o tabaco para o estado, ainda está a ser marginalizado, não só por este organismo, como também, por aqueles que não fumam.
É a vida................................................
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
boas , em espanha essa lei ja tem dois anos , mas ainda bem que assim é , ou alguem ainda tem duvidas que o tabaco faz mal a saude ?

finalmente uma atitude correta dos nossos gobernantes:Hee: :Hee: :Hee:


que me perdoem os fumadores mas é o que eu sinto.


feliz natal

pintas
 

Strider®

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
224
Gostos Recebidos
0
Informação muito útil, para odos sabermos com que "linhas podemos coser".

Parece que os fumadores, além de contribuírem com grande fatia de imposto sobre o tabaco para o estado, ainda está a ser marginalizado, não só por este organismo, como também, por aqueles que não fumam.
É a vida................................................

Sagal, permite-me discordar, mas inda agora vim do tasco (fui ver o meu FCP a levar na careca) e tive de mandar toda a roupa para lavar e enfiar-me debaixo do chuveiro, pois o cheiro a tabaco já era insuportável.

Concordo que é uma imposição aos fumadores, mas sobretudo uma salvaguarda para os não fumadores.

E nem tudo na vida pode ser comprado e alegar o imposto do tabaco não faz sentido, pois o mesmo incide sobre o produto (leia-se tabaco) e não sobre o direito de poder ou não condicionar o bem estar de quem não fuma.

Penso que a médio prazo, até os fumadores notarão um aumento na sua qualidade de vida. Bem, se não notarem, pelo menos os seus familiares notarão.

Aquele abraço
Strider®
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Sagal, permite-me discordar, mas inda agora vim do tasco (fui ver o meu FCP a levar na careca) e tive de mandar toda a roupa para lavar e enfiar-me debaixo do chuveiro, pois o cheiro a tabaco já era insuportável.

Concordo que é uma imposição aos fumadores, mas sobretudo uma salvaguarda para os não fumadores.

E nem tudo na vida pode ser comprado e alegar o imposto do tabaco não faz sentido, pois o mesmo incide sobre o produto (leia-se tabaco) e não sobre o direito de poder ou não condicionar o bem estar de quem não fuma.

Penso que a médio prazo, até os fumadores notarão um aumento na sua qualidade de vida. Bem, se não notarem, pelo menos os seus familiares notarão.

Aquele abraço
Strider®


Completamente de acordo com tudo que diz, até com o levar na cara do nosso F.C.P.
Que banda de música em tango muito lento, desafinado e sem garra. Este treinador é mole demais!

Ao menos que venha 2008 sem fumo!

Abraço e bom Natal para os amantes do bom futebol.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Sagal, permite-me discordar, mas inda agora vim do tasco (fui ver o meu FCP a levar na careca) e tive de mandar toda a roupa para lavar e enfiar-me debaixo do chuveiro, pois o cheiro a tabaco já era insuportável.

Concordo que é uma imposição aos fumadores, mas sobretudo uma salvaguarda para os não fumadores.

E nem tudo na vida pode ser comprado e alegar o imposto do tabaco não faz sentido, pois o mesmo incide sobre o produto (leia-se tabaco) e não sobre o direito de poder ou não condicionar o bem estar de quem não fuma.

Penso que a médio prazo, até os fumadores notarão um aumento na sua qualidade de vida. Bem, se não notarem, pelo menos os seus familiares notarão.

Aquele abraço
Strider®


Mas é claro que tens razão. Quero que saibas e que saibam todos em geral. Eu sou fumador mas................respeitador. Se há muitos fumadores que não têm respeito pelos outros, eu não estou nesse barco. Como prova, posso afirmar-te que vou todos os Domingos almoçar a restaurantes e, não fumo. Vejo a ementa, peço o que quero, como, pago e, depois de saír, fumo um cigarro. Condeno aqueles que entram, sentam-se e antes de pedir algo, já estão a fumar. A estes, eu chamo mal educados, o mesmo será dizer que; não respeitam os outros. Porque, mesmo sendo fumador, enquanto estou à mesa o fumo me incomoda.

Moral da história: respeito todos os outros, quer sejam, ou não, fumadores. O que digo é que, parece estar a criar-se uma "onda" na sociedade não fumadora, de marginalização daqueles que gostam de um cigarro. É isto que eu condeno, quanto ao fumar ou não, embora entendendo a Lei muito "severa" prefiro do que como está, desta forma, os mal educados, terão de saber (embora obrigados) respeitar os demais.
 

Markk

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
169
Gostos Recebidos
1
vivo na suica...essa lei ja ta em vigor desde abril...a te agora..viu s as mudansas msm nos baresa nivel de ar....aqui todos aderiram muito bem..msm os fumadores k dizem k o consumo de tabaco estaa diminuir...cump
 

Strider®

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
224
Gostos Recebidos
0
Exactamente Sagal, devia ser essa a atitude de todos os fumadores.

Quanto à "marginalização" direi o seguinte.
Ela, a existir, terá origem nos 2 grupos (fumadores ou não). Dou um exemplo que ilustra bem essa pratica.
Onde trabalho, só é permitido fumar num lugar definido, o que obriga todos os colaboradores a uma deslocação demorada e distante.
Se por ventura demorar 1+1 minuto na deslocação e 3 minutos a fumar, temos por cada deslocação para fumar um total de 5 minutos. Ora se, o fumador fumar meio maço na hora de expediente, teremos 50 minutos perdidos por um dia de trabalho.

Neste caso, não estará um não fumador a ser marginalizado?

Claro que está, pois não irá deixar de produzir durante esses 50 minutos e também não terá direito a um incentivo financeiro pelo tempo não perdido.

Como é óbvio, estou a enfatizar e a empolar esta questão, mas de facto o fumador dos dias de hoje, está ciente que usufrui privilégios pelo facto de fumar.

Eu não sou radical ao ponto de exigir que percam esses privilégios, mas vejo esta nova lei como uma reposição de alguma verdade no equilíbrio entre fumadores e não fumadores.
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Amigos so para dizer que eu resido no Reino Unido e esta lei já esta em vigor a mais de um ano, pura e simplesmente e proibido fumar em locais públicos seja ele qual for, as pessoas respeitam sem qualquer problema.
 

ad libitum

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
959
Gostos Recebidos
0
Queria também deixar a minha opinião de que sou completamente a favor da nova lei. Sou não fumador e o fumo incomoda-me imenso. E para aqueles que dizem que pagam muitos impostos informem-se bem e vão chegar à conclusão que os impostos do tabaco não chegam para pagar o dinheiro que o estado gasta a tratar doenças causadas pelo fumo dele.

Esta lei já vem tarde!!!
 

mikas2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2007
Mensagens
60
Gostos Recebidos
0
Receio que em Portugal não vá funcional tão bem como nos outros países, somos a terra dos chicos espertos, em que o respeitos para com os outros é uma mera chatice que de vez em quando somos obrigados a ter.
Veja-se no transito, onde está o respeito?, basta ir a qualquer fila a sempre quem tente passar a frente, e por ai além disso há algumas excepções na lei que vão ser muito bem aproveitadas pelo comercio, pequenos cafés com menos de 100m2 a maioria,que fica ao critério do dono, adivinhem qual vai ser a opção?


:Espi63:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Esta lei não vai mudar quase nada do que se passa actualmente, pelo simples facto de permitir que casas com menos de 100m² possam optar entre fumadores ou não fumadores, ou seja, nada muda porque até aqui já se podia fazer essa escolha.

A lei só tinha lógica se não houvesse essa ecepção às casas com menos de 100m².


Quanto aos impostos sobre o tabaco, fiquem a saber que o estado gasta mais dinheiro a tratar doenças relacionadas com o tabaco em fumadores e não fumadores, do que aquele que ganha.

Já para não dizer que essas doenças e medicamentos que o estado comparticipa, são muitas veses para toda a vida, e cada vez existem mais doenças respiratórias em não fumadores, relaccionadas com o tabaco.

O Imposto foi bom para o estado durante uns anos, agora que começam a aparecer as doenças dai´provenientes, já não compensa pois os gastos são superiores aos custos, só se fizerem como em alguns países onde um maço custa mais de 6€.
 

ad libitum

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
959
Gostos Recebidos
0
Receio que em Portugal não vá funcional tão bem como nos outros países, somos a terra dos chicos espertos, em que o respeitos para com os outros é uma mera chatice que de vez em quando somos obrigados a ter.
Veja-se no transito, onde está o respeito?, basta ir a qualquer fila a sempre quem tente passar a frente, e por ai além disso há algumas excepções na lei que vão ser muito bem aproveitadas pelo comercio, pequenos cafés com menos de 100m2 a maioria,que fica ao critério do dono, adivinhem qual vai ser a opção?


:Espi63:

Gostei da tua intervenção e assino por baixo :Espi13:
 

masouto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
esta lei já vem tarde , um caso que se passou comigo , á 3 anos atrás fiz alguns exames de rotina e o meu médico disse-me que eu tinha de fumar menos e que eu lhe respondi que nunca tinha metido um cigarro a boca ,que sou fumador passivo devido ao meu trabalho.:Espi43:
cumps
 

Strider®

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
224
Gostos Recebidos
0
Pois é amigo, mas como já desconfiava, começou a deturpação desta lei.

Já vejo cafés sem nenhum sistema de extracção com anúncios da gerência, auto-proclamando-se como café para fumadores...

Portugal é um pais onde a lei não é para todos, mas sim para um de cada vez.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Pois é amigo, mas como já desconfiava, começou a deturpação desta lei.

Já vejo cafés sem nenhum sistema de extracção com anúncios da gerência, auto-proclamando-se como café para fumadores...

Portugal é um pais onde a lei não é para todos, mas sim para um de cada vez.

A ASAE dá conta desses. :Espi27: :Espi27:


Um café com menos de 100m² que queira estar preparado para fumadores, tem de ter um sistema adequado de extracção de fumos.

Um que tenha mais de 100m², tem de ter obrigatoriamente
um espaço reservado a fumadores.
 

orlucy

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 21, 2007
Mensagens
103
Gostos Recebidos
0
pois... o problema é k ainda não existe tal equipamento devidamente certificado de extracção de fumos, alias o parecer que a DGS pediu à maior empresa privada de sistemas de climatização é bem prova disso....
como não fumador, concordo inteiramente com a Lei, pelo menos em restaurantes, onde à mto devia ser proibido tal acto
 

nosidefcp

GF Bronze
Entrou
Dez 30, 2007
Mensagens
91
Gostos Recebidos
0
esta lei é vergonhosa. com mais de 100 m2 o cafe pode ter os tais dois espaços, mas tem que ter casas de banho em ambos os espaços, portas de entrada e saida do estabelecimento em ambos os espaços. fizeram a lei mas n pensaram nos estratores. nos restaurantes concordo plenamente mas nos cafes é uma vergonha. quem nao quer levar com o fumo nao vai ao cafe.fds
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
esta lei é vergonhosa. com mais de 100 m2 o cafe pode ter os tais dois espaços, mas tem que ter casas de banho em ambos os espaços, portas de entrada e saida do estabelecimento em ambos os espaços. fizeram a lei mas n pensaram nos estratores. nos restaurantes concordo plenamente mas nos cafes é uma vergonha. quem nao quer levar com o fumo nao vai ao cafe.fds



Quem não quer levar com o fumo não vá ao café ????? :crazynew3:


Eu quero ir ao café sem incomodar ninguém e sem ser incomodado com o fumo dos outros, o café não é uma sala de fumo...
 
Topo