- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,161
Os efeitos da depressão Cláudia, que tem assolado o país de Norte a Sul, ainda se farão sentir no início da semana de 17 a 23 de novembro. Contudo, a chuva dará, eventualmente, lugar ao frio, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A partir de terça-feira, dia 18 de novembro, Portugal continental deverá ser “influenciado por um fluxo de norte e massa de ar frio, que provocará descida significativa da temperatura do ar”.
“Esta mudança no regime do tempo irá trazer valores baixos da temperatura do ar, inferiores aos normais para a época do ano”, detalhou o IPMA, num comunicado emitido na sexta-feira.
Nessa linha, o organismo apontou que “haverá diminuição da nebulosidade e da precipitação, prevendo-se ocorrência ocasional de aguaceiros fracos, mais prováveis no final da semana, que serão de neve nos locais mais altos da serra da Estrela” e que “o vento do quadrante norte soprará por vezes forte no litoral e terras altas”.
A partir de quinta-feira, dia 20 de novembro, a temperatura mínima será inferior “a 5°C na região nordeste do território, com valores próximos 0°C nas cidades mais altas do interior”. Poderá, além disso, alcançar “valores próximos de -5°C no topo da Serra da Estrela”, esperando-se ainda que haja “formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro”.
Quanto à temperatura máxima, o IPMA prevê que “terá valores da ordem de 14°C a 18°C em grande parte do território, exceto na parte mais interior, onde estarão entre 9°C e 12°C”.
O cenário chuvoso será semelhante no arquipélago da Madeira, no qual as temperaturas máximas poderão variar entre os 25ºC e os 8ºC, enquanto as mínimas situar-se-ão entre os 19ºC e os 4ºC.
O mesmo acontecerá no arquipélago dos Açores, onde as temperaturas máximas ficarão entre os 17ºC e os 21ºC. As temperaturas mínimas, por seu turno, deverão variar entre os 12ºC e os 19ºC.
Saliente-se que Faro, Setúbal e Beja continuam este sábado sob aviso laranja, pelo menos até às 15h00, por chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada. O distrito de Braga encontra-se na mesma situação, embora o IPMA preveja que o mau tempo possa abrandar antes do início da tarde.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Santarém e Lisboa estão sob aviso amarelo, assim como a costa sul e regiões montanhosas da Ilha da Madeira, devido à previsão de chuva forte e trovoada. O distrito de Évora também está sob aviso amarelo, mas por causa do vento, que será forte, com rajadas que podem chegar aos 80 km por hora.
IN:NM
