ajuda a instalar parabolica num predio

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Eu sugiro que, ao fim de 18 respostas, alguém da moderação mova isto para a secção das instalações, se fazem favor. O motivo é mais que óbvio.

DX2

bem visto amigo :espi28:
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos poderiam me dizer se e possivel pela box orientar a antena prabolica pelo nivel de sinal ??
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos poderiam me dizer se e possivel pela box orientar a antena prabolica pelo nivel de sinal ??

Normalmente sim... qual é a box?

A melhor maneira é mesmo a levar para perto da antena e um pequeno televisor e aí proceder à orientação da antena.
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
obrigado por responderes a box e uma ouralis ev3 com firmware ja com algum tempo
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos poderiam me dizer se e possivel pela box orientar a antena prabolica pelo nivel de sinal ??

Normalmente sim... qual é a box?

A melhor maneira é mesmo a levar para perto da antena e um pequeno televisor e aí proceder à orientação da antena.
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
mas e possivel o firmware que tem era uns que a alguns anos dava para ver o axn ,nao sei se sera possivel? que achas?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
mas e possivel o firmware que tem era uns que a alguns anos dava para ver o axn ,nao sei se sera possivel? que achas?

Uma "coisa" são canais codificados, outra "coisa" é orientar a antena...

Antes de mais todos os AXNs dos nossos operadores estão em DVB-S2... essa box suporta este formato? Depois, mesmo suportando, não sendo possível os abrir seria, normalmente, através destes aferir a qualidade do sinal (orientar a antena).

Podes sempre orientar a antena utilizando um canal FTA do Hispasat.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
e uma instalaçao nova

Ok. Já tens a antena completa (com LNB) deduzo eu...

Na box colocas um canal FTA (aberto) por exemplo o Canal Parlamento. Tens que definir na box o satélite e a frequência e outros valores. Neste caso:

10890 V 27500 3/4 QPSK

Como escrevi, a melhor forma é com uma box junto à antena. A antena aponta-se para os 211º. Tens a box na frequência indicada e vais monitorizando as duas barras de indicação (força e qualidade). Não ligues ou desligues o cabo coaxial do LNB com a box ligada pois pode queimar o sintonizador ou o LNB.

Se é a primeira vez, és capaz de "sofrer" um pouco.... uma antena parabólica é quase acertada ao milímetro.

Deixo-te aqui um programa denominado ParaboliCalc:

Ver anexo ParaboliCalc - Portugal V1.0.zip


16c03rq.jpg

Repara como estão outras antenas para este satélite, pode ser uma ajuda. O LNB, olhado de frente, tem a saída do cabo apontada entre as 17h e as 18h.
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
muito obrigado amanha se tiver bom tempo ja trato disso e depois dou novidades mais uma vez obrigado
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Peço desculpa ao @p.rodrigues, mas, existe no google play um programa para smartphone android, que ajuda a ter uma noção muito próxima à realidade chamado satfinder. Dá os valores(azimut, etc) e funciona muito bem.
Com ele instalei, a funcionar bem,uma parabólica à minha filha.

Abraço

Feraida
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa ao @p.rodrigues, mas, existe no google play um programa para smartphone android, que ajuda a ter uma noção muito próxima à realidade chamado satfinder. Dá os valores(azimut, etc) e funciona muito bem.
Com ele instalei, a funcionar bem,uma parabólica à minha filha.

Abraço

Feraida

Já ouvi "falar" desse programa mas nunca o usei... uso o meu satfinder, uma bússola e o meu velho Rex ou o mVision, lá me desenrasco! Mas já é raro colocar uma antena...

Este ParaboliCalc já tem uns "anitos", muito semelhante ao fornecido pela Diesl.com, e com os tradicionais apetrechos funciona perfeitamente.

Mas esse programa é tipo "tudo em 1"? Satfinder, bússola e valores para os diversos satélites?

Para quem vai instalar uma antena e uso este programa é melhor o usar através de dispositivo barato... é que não é preciso muito para cair sabe-se lá de que alturas! :shy_4_02:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não ligues ou desligues o cabo coaxial do LNB com a box ligada pois pode queimar o sintonizador ou o LNB.
Eu não me canso de dizer isto: não acontece nem uma coisa nem a outra. Todos os receptores têm protecção contra curto-circuitos e nenhum LNB avaria por se lhe ligar o cabo com tensão presente.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
mas e possivel o firmware que tem era uns que a alguns anos dava para ver o axn ,nao sei se sera possivel? que achas?
O firmware dum receptor nada tem a ver com a possibilidade de se poder orientar uma antena com ele. Até com o firmware original o podias fazer e o Ouralis é um dos bons receptores para orientar antenas. Podes inclusivamente usar o sinal sonoro que ele tem para detectar sinal e nem precisas de estar sempre a olhar para o écrã para ver se captaste alguma coisa ou não.

DX2
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
bom dia obrigado pela informação ,mas tenho uma duvida e preciso colocar uma frequencia e fazer uma busca nessa frequencia?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não, não é preciso fazer busca. Aliás, nem consegues fazer busca alguma se a antena não estiver apontada correctamente ao satélite. Se a base de dados de frequências do receptor estiver muito desactualizada poderás ter que adicionar manualmente uma (por exemplo, aquela que o p.rodrigues sugeriu), mas quase de certeza que não vai ser preciso porque devem lá estar todas as do Digital+. Depois de seleccionar a frequência vais ao menu onde tem o apito e vai ser com essa frequência que o receptor vai detectar o sinal quando estiver no satélite.

DX2
 

jilguero

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
Boa tarde podia me tirar uma duvida se passar o cabo pela conduta de aspiração da cozinha tem algum problema?
 
Topo