Portal Chamar Táxi

AJUDA aos experts da informática

lunave

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Bem amigos chegou a minha vez de pedir uma ajudita.

Tenho um Pc dual core com o XP que nunca me tinha dado problemas e já lá vai 1 ano.
Há uns dias comecei por notar no arraque uns problemas que eram ultrapassaveis com um reboot.
Problemas esses que foram: ecran negro, reinicio automático, configuraçoes overcloking alteradas etc.
Ontem quando o iniciei: Kaput, nicles, rien de rien.
Começa com o setup e passa para opção de modo de segurança entre outros.
No entanto quando começa a carregar o modo segurança diz que o SPTD.SYS não foi carregado e se quer passar á frente, se passo reinicia-se o PC automáticamente.
Se o deixar seguir com o XP depois de alguns seg de carregamento aparece um ecrãn azul com algo escrito que não consigo ler porque o Pc reinicia-se.
Tentei arracar com uma disquete de arranque mas não a lê e com o CD do xp também nada.

Gostaria que me dessem algumas dicas pois não sou grande expert.

Um abraço
lunave

Nine Tails

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2006
Gostos Recebidos
0
È o disco que foi a la vida.

Strider®

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2006
Gostos Recebidos
0
Isso cheira-me a um driver...

A melhor forma é colocares esse disco num outro PC para efectuares um backup (isto caso desejes).
Se o conseguires, corre o repair (cd de boot do XP).

Poison

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2007
Gostos Recebidos
0
Tens o daemon tools instalado nessa maquina?

Arranca em modo de segurança, faz uma pesquisa por esse ficheiro "SPTD.SYS" e renomeia-o para outra coisa qualquer. Esse ficheiro é instalado pelo daemon tools e deves encontra-lo em c:\windows\system32\drivers.

Depois diz se resolveu

Cumps

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Gostos Recebidos
0
talvez o teu disco tenha mesmo pifado, mas tenta testa-lo num outro pc, e se der,aproveita para formatá-lo.Cerveja Gforum

lunave

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Tens o daemon tools instalado nessa maquina?

Arranca em modo de segurança, faz uma pesquisa por esse ficheiro "SPTD.SYS" e renomeia-o para outra coisa qualquer. Esse ficheiro é instalado pelo daemon tools e deves encontra-lo em c:\windows\system32\drivers.

Depois diz se resolveu

Cumps

Boas
Mais novidades:

Tenho o daemon tools instalado, mas quando quero arrancar em modo de segurança ele não cosengue pois ele dá o mesmo erro.

E agora nem sequer liga o monitor e pelo que ouço ele funciona e volta a reiniciar.

Já tentei ligar este disco a outro Pc mas este como é novo não é compativel com o meu velhinho.

tambem já tentei ligar o disco do antigo no PC novo mas não dá nada.

Não sei se fiz as ligações correctas mas não deu nada. Já agora digam-me como as posso fazer

Obrigado pela ajudas.

smiguel

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2007
Gostos Recebidos
0
Como se pode resolver o problema

Boas, em primeiro lugar deves ter um virus ou deves ter danificado esse ficheiro. Para não haver problemas, vês qual o programa corresponde esse ficheiro e modo de segurança removes esse mesmo programa. E tas com problema resolvido, e depois podes voltar a instala lo. Se não te deixar já sabes, tens mesmo de formata lo e instalar tudo de novo.
Podes sempre tentar instalar de novo o programa, ate pode resultar.Cerveja Gforum Cerveja Gforum

lunave

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Mas como se agora o monitor não abre. Só colocando-o noutra maquina.
Haverá alguma maneira de por o meu disco velhinho a funcar na maquina nova???
COMO??? e depois como posso arranjar esse ficheiro ????

lunave

penove

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Mais uma dica...

Tenta fazer o repair do WinXP com o CD/DVD do windows...

Caso não resolva, saca a imagem do WinPe e guarda todos os teus ficheiros e reinstala o XP.
Se nem por "modo segurança" entras no SO não tens muito a fazer...

Aquele abraço

Poison

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2007
Gostos Recebidos
0
Para ligares o disco antigo nesse pc, tens de o ter como MASTER, ligado ao controlador primario (onde está o teu disco actual se for IDE) e depois instalar o sistema operativo. Se o teu disco actual for SATA, colocas a mesma o disco velho como master no controlador primario, mas tens de ver como esta a drive de CD/DVD, pois para o disco ficar como MASTER terás de passar o CD/DVD para slave.

Para saberes como os colocas como master e slave, o disco tem uma foto a explicar e a drive de CD/DVD tem a explicação na traseira do lado oposto onde ligas o power

Cumps

lunave

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Bem amigos

Obrigado pelas ajudas, consegui fazer ler o cd de instalação do XP e depois tive que o formatar.

Agora é a parte mais chata: instalação dos drivers de tudo

UM abraço

lunave