[Ajuda] Máquina de Lavar Roupa indesit iwc6103 BLOQUEOU !?

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pois essa é mais moderna e digitalizada ,mas deve ter dois condensadores ,ou de lado,ou então é só mesmo um que faz o efeito dos antigos dois que traziam qualquer máquina ,o motorzinho do programador é identico ao que postei em cima na primeira foto antes dos condensadores ,é aquele motorzinho pequenininho que faz trabalhar ou rodar o programador ,que a leva a torcer ,lavar ,etc
Ver também se não está em curto circuito algum fio lá dentro ,muitos derretem com o sobre aquecimento da água e resistencias
Devemos andar muito perto dessa avaria amigo
 

undo

GF Prata
Entrou
Abr 27, 2008
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
Amigo penso que isso seja erro de placa que normalmente é corrigido pelo usuario abre a porta e vê se tem agua pois pode que nao tenha despejado na totalidade e deixa a maquina desligada da corrente (ficha fora da tomada) 5 minutos ou pode ser mais e depois tenta outra vez abraço undo
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Bom dia, em relação ao assunto acho que das escovas do motor não será, no entanto é fácil de verificar, a máquina tem programador digital ou analógico, quanto a mim o problema ou está no programador se for digital ou no módulo de potencia que existe na parte de baixo da máquina caso o programador seja analógico quase de certeza que o problema está no módulo de potencia,
Boa sorte
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Pois essa é mais moderna e digitalizada ,mas deve ter dois condensadores ,ou de lado,ou então é só mesmo um que faz o efeito dos antigos dois que traziam qualquer máquina ,o motorzinho do programador é identico ao que postei em cima na primeira foto antes dos condensadores ,é aquele motorzinho pequenininho que faz trabalhar ou rodar o programador ,que a leva a torcer ,lavar ,etc
Ver também se não está em curto circuito algum fio lá dentro ,muitos derretem com o sobre aquecimento da água e resistencias
Devemos andar muito perto dessa avaria amigo

Boas
sim a minha maquina é digital, tem a placa frontal de led´s electronica e em baixo dentro da maquina uma caixa com uma caixa e dentro uma palca mãe electronica, já a espreitei e parece-me tudo ok, não vejo nada queimado nem fios queimados, o que vejo e acho muito estranho é a bobine do motor toda negra em vez de a ver com os fios de cobre a brilhar, vejo o cobre todo negro, será o motor queimado?, como o posso testar?
obg. e cumps.
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Amigo penso que isso seja erro de placa que normalmente é corrigido pelo usuario abre a porta e vê se tem agua pois pode que nao tenha despejado na totalidade e deixa a maquina desligada da corrente (ficha fora da tomada) 5 minutos ou pode ser mais e depois tenta outra vez abraço undo

Boas amigo já fiz precisamente o que me indicas, foi logo a 1ª coisa a fazer desde que o erro surgiu, desliguei a ficha da tomada, abri a tampa do filtro de esgoto e escoei toda a agua que a maquina tinha dentro, deixei estar mais de 5 minutos desligada e quando liguei a maquina após os tais +ou- 4 minutos volta a ligar os leds todos em intermitente e não faz mais nada e não passa dali.
Obrigado na mesma pela sugestão e um grande abraço amigo
cumps.

p.s se souberes algo mais sobre o que possa ser depois diz alguma coisa, obg. e cumps.
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom dia, em relação ao assunto acho que das escovas do motor não será, no entanto é fácil de verificar, a máquina tem programador digital ou analógico, quanto a mim o problema ou está no programador se for digital ou no módulo de potencia que existe na parte de baixo da máquina caso o programador seja analógico quase de certeza que o problema está no módulo de potencia,
Boa sorte

Boa amigo Kokas
a maquina não tem programador analogico, é tudo electronico, e já agora o módulo de potencia que referes é a chamada placa elctronica da maquina, que segundo o que dizem custa um balurdio?, tenho alguma forma de a testar eu proprio.
Outro promenor que quero informar e que achei estranho, ou até pode ser normal, quando a maquina está no pisca pisca dos led´s, eu fui com um busca polos em baixo ás entradas da 2 pontas da resistência da maquina e vejo que ambas estão com corrente, será normal que assim seja, ou poderá ser problema da resistencia?, é que no momento da avaria a maquina lavava a 30º, deixo aqui uma imagem para ver o que lhe indico.
Obg. aguardo o seu parecer.
Cumps.

 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiros segundo o que tenho vindo a reparar, é que o nosso companheiro ftesinal tem problemas c, o modulo electronico que provavelmente pode ter sido por defeito do motor.

aproveito para diser que este motor nao usa condenssador de arranque funçiona por exitaçao que é feita através do modulo electronico, desliga a ficha do motor e liga a máquina novamente para ver se ligam os leds novamente.

boa sorte.
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas companheiros segundo o que tenho vindo a reparar, é que o nosso companheiro ftesinal tem problemas c, o modulo electronico que provavelmente pode ter sido por defeito do motor.

aproveito para diser que este motor nao usa condenssador de arranque funçiona por exitaçao que é feita através do modulo electronico, desliga a ficha do motor e liga a máquina novamente para ver se ligam os leds novamente.

boa sorte.


Boa noite amigo marques
Antes de mais muito obrigado pela sua pronta vontade em me ajudar
Quero-lhe dizer que li com atenção o que refeiriu sobre o problema da minha maquina, fiz perfeitamente os passos que me indicou, e contudo após ter desligado a ficha de 6 fios 4 pretos e 2 vermelhos + a parte o fio terra, a maquina não acende led´s nenhuns, nem dá qualquer tipo de sinal de vida.
Continuo a dizer que que o motor por dentro está com mau aspecto, tem as bobines negras e existe nas bases que rodeiam o motor muitos pedacinhos negros tipo cinzas, será isso normal?, ás tantas do comer das escovas, ou gasto da correi?, não sou técnico mas parece-me que não, algo me diz que o motor queimou, e já agora amigo, será normal as 2 entradas de resistencia estarem com corrente?.
se for problema do motor como é que posso testar e reparar?
desculpe todo o interrogatorio, pois já vi que estou a falar com um técnico e como tal ficaria-lhe bastante agardecido pela sua ajuda.
Muito obrigado pela atenção e cumps.
 

sarjota11

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
indesit

amigo tal como un companheiro falou e muito bem deve em primeiro ver as escovas do motor.
2º se ainda persistir o problema deve ver un condensador muito pequeno que costuma estar a entrda do cabo electrico com 2 fios fase e neutro.( pode retirar o condensador só para prova).
3º se depois de tudo ainda persiste deve ver o cierre bloca portas pois este leva uma resistencia de aquecimento que bloca a porta (proteçao dos meninos para nao abrir).
4º e creio se ja nada resultar deve verificar a placa de excitaçao do ,motor como alguem disse e muito bem este e um motor excitado logo nao leva condensador esta placa costuma ser uma placa a parte que costuma estar colocada na base da maquina ( ver se algo raro le passa como ver as soldas dos triacs ou uma solda fria pelo pico de corrente). Depois de tudo isto amigo sinto muito mas parece que ja nao haverá nada a fazer so visto por un tecnico.


Obs: uma vez uma destas maquinas a que estes snrs. chamam de inteligente queimou a bomba de agua e fez-me perder bastante tempo com ela tinha uma anomalia semelhante e quando vi que era a bomba desatinei, descobri pelo pormenor das 2 fases na resistencia pois o neutro passava pela bomba de agua e nao avançava dai o retorno que lhe aparece na resistencia.
espero que lhe tenha servido para algo um abraço.
Raios depois disto que secao:14381.gif:
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
2º se ainda persistir o problema deve ver un condensador muito pequeno que costuma estar a entrda do cabo electrico com 2 fios fase e neutro.( pode retirar o condensador só para prova).

esta sugestão está fora de questão, quanto á cor que referes do motor isso é provocado pelo desgaste das escovas, para dissipar dúvidas podes retirar as escovas e verificar se estão gastas, quanto a mim o problema estará ou no programador ou no módulo de potencia, mas é apenas uma opinião pois para ter a certeza é necessário verificar in loco, se assim for o melhor é recorrer a um profissional
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas amigos
Quero vos dizer que ainda não consegui resolver o problema a maquina, já vi escovas e estão bem, já não o qué isto é, ando tão chateado com isto pois não há meios de conseguir dar com o gato, se souberem algo mais que possa fazer agradeço novas dicas, obg.
Cumps.
 

sotam

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
208
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
ftesinal

Antes do mais, não irei dar boas noticias, no entanto...
se já foi feito o reset, pressionar o botão On/OFF e ao mesmo tempo o botão start durante 6 seg, sem largar qualquer deles,
há 90% de probalidades de ser a placa já referida, que se encontra na parte inferior.
Se estiver interessado, inf. os nºs que estão no chassi da Maq. SN e cod o 1º com 9 a 11 algarismos e o 2º com 11 a 14.
Segunda-feira saberei o preço da mesma e se há outra solução, além de isso, informarei aonde ir busca-la ao preço revenda.
sotam
 
Topo