Portal Chamar Táxi

Ajuda na escolha e aquisição de Antena

j_oliveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas,

Venho pedir a vossa ajuda para mudar o "sistema" de satélite que tenho em casa.

Atualmente tenho uma antena de 1,10 com motor Diseqc mas como resido numa zona ventosa, afeta bastante o funcionamento do equipamento. O meu receptor é um Openbox X5 HD.

Devido à instabilidade provocada pelo vento, pretendo adquirir um equipamento mais resistente. Para começar, estou a pensar adquirir uma antena deste tipo:
antena.jpg

Não sei qual é o termo técnico para designar este tipo de antena, mas é mais resistente do que as convencionais.

Relativamente à medida da antena, dado que resido relativamente perto de Lisboa, qual a medida que aconselham?
A antena que tenho de 1,10 parece-me um pouco curta, visto que apanho mal alguns canais, por ex. do Astra 2...

E o motor, pelo que vi é diferente do que tenho atualmente e designa-se por "Actuador".

Vi, também, que há a venda posicionadores para este tipo de antena. Qual a sua função? Para o motor Diseqc bastava o meu receptor para o controlar...será que com uma antena deste tipo necessito de posicionador para controlar o Actuador?

Por fim, podem indicar-me um sítio em conta para adquirir este tipo de material?

Desde já, muito obrigado pela vossa paciência.

Cumps,
João

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Venho pedir a vossa ajuda para mudar o "sistema" de satélite que tenho em casa.

Atualmente tenho uma antena de 1,10 com motor Diseqc mas como resido numa zona ventosa, afeta bastante o funcionamento do equipamento.

Devido à instabilidade provocada pelo vento, pretendo adquirir um equipamento mais resistente. Para começar, estou a pensar adquirir uma antena deste tipo:
attachment.php

Não sei qual é o termo técnico para designar este tipo de antena, mas é mais resistente do que as convencionais.
Não é bem uma antena desse tipo, já que essa da imagem é uma antena de emissão profissional. :) O que tu pretendes deve ser uma antena de foco primário.

Relativamente à medida da antena, dado que resido relativamente perto de Lisboa, qual a medida que aconselham?
A antena que tenho de 1,10 parece-me um pouco curta, visto que apanho mal alguns canais, por ex. do Astra 2...
Se queres captar melhor algum dos satélites mais fracos o aconselhável é 1,80m mas é preciso ter certas condições para a instalar: bastante espaço e de preferência no chão. Se não, uma offset de 1,20m/1,40m dá bem conta do recado e tem a vantagem de ter um ganho aproximado da de 1,80m com um prato mais pequeno e que permite a utilização do mesmo LNB que tens agora, enquanto que a de foco primário teria que levar um LNB específico + um guia-de-onda.

E o motor, pelo que vi é diferente do que tenho atualmente e designa-se por "Actuador".

Vi, também, que há a venda posicionadores para este tipo de antena. Qual a sua função? Para o motor Diseqc bastava o meu receptor para o controlar...será que com uma antena deste tipo necessito de posicionador para controlar o Actuador?
O receptor continuará a comandar a antena mas através dum equipamento chamado Interface DiSEqC 1.2 (faz uma busca no Google por V-Box III), que converte os comandos DiSEqC em fornecimento/corte de tensão para fazer o motor abrir ou fechar.

DX2

j_oliveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo Dx2, obrigado pelo esclarecimento e dicas.

Relativamente à montagem, já procurei aqui no fórum mas não encontrei nenhum manual/tutorial para a montagem deste tipo de sistema. Fui eu que montei os equipamentos que tenho atualmente (antena com motor diseqc), mas a montagem é diferente visto que são sistemas diferentes...

Será que me podem indicar algum manual ou tutorial para este tipo de montagem?

Obrigado