Portal Chamar Táxi

Alpha Control - Preview

Linkin Park

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2009
Mensagens
1,534
Gostos Recebidos
1
Quando Alpha Protocol foi anunciado pelo pessoal da Obsidian muitos partiram direto para o ataque, chamando o conceito do game de genérico, apontando o modelo de jogabilidade e o próprio protagonista — Michael Thornton — como os principais motivos para tal reação.

Mas aos poucos o jogo está ganhando consistência, trazendo para o mundo dos games alguns conceitos que prometem fazer toda a diferença, começando pela mistura excêntrica entre RPG e tiros e pela implementação de narrativa dinâmica, correspondente a todas as suas escolhas ao longo das missões.

Recriando a sua face

O personagem só ficará careca se assim o jogador desejar. É possível alterar o rosto do protagonista com inúmeros formatos de barba, cabelo, chapéus, óculos escuros, expressões e alguns outros detalhes.

222374.jpg


A sua escolha, aliás, é palavra-chave na aventura. Ao contrário da maioria de jogos (que valoriza mais o desenvolvimento do final da história do que da própria partida), Alpha Protocol levará em conta todas as suas decisões tomadas ao longo do game, desde as respostas dadas aos demais personagens até a decisão de matar ou não um soldado inimigo.

Isso é um enorme desafio para a equipe de desenvolvimento, mas o resultado tem tudo para ser excelente. Na maioria das vezes, o sistema de decisão recorre ao uso de um botão específico, correspondente a uma ação, como aceitar ou não uma proposta ou ainda derrubar o inimigo ou apunhalá-lo pelas costas.

Aplicando o sistema de RPG

Mas com tanta ação na tela, como é que Alpha Protocol pode ser considerado como um RPG? A resposta reside no impacto que o melhoramento das habilidades do personagem tem sobre o seu desempenho durante as missões.

221927.jpg


O exemplo primordial é a mira. No início ela é muito ampla, praticamente impedindo disparos precisos e exigindo muito tempo de concentração para que um disparo crítico seja realizado. Na medida em que você deposita pontos de experiência em diversos setores de habilidade, essa mira vai se estreitando, chegando ao tamanho mínimo e com o máximo de precisão.

Isso vale para os golpes com a mão livre, resistência, capacidade de deslocamento silencioso, velocidade, habilidade com escopetas e muitos outros elementos constitutivos do herói, o que é exatamente a essência de um RPG, ao lado da progressão pela história e pela busca de equipamentos diferenciados.

A boa notícia é que o jogo também apresentará um bom equilíbrio entre “hardcore” e casual. Aqueles que não pretendem se focar muito em status podem partir direto para a ação, apenas equipando o que vem de melhor pelo caminho. Já os fissurados podem mergulhar nas telas de personalização e ajustar o equipamento até o limite, para o máximo de desempenho. Tudo vai da preferência do jogador.

Armas para todos os gostos

E se o assunto são equipamentos e armas, Alpha Protocol fará bonito, ao menos no que tange a diversidade de escolhas. Os jogadores serão agraciados não somente com inúmeras armas (de granadas e pistolas a rifles e explosivos), mas também com cartuchos especiais dentro de cada família de arma e acessórios específicos — pense em algo como lunetas, empunhaduras e silenciadores.

221933.jpg


Cada uma dessas combinações resultará em efeitos únicos. Alguns considerados passivos agem sem a necessidade de ativação — o que é o caso de balas de fogo e itens que aumentam a sua resistência em meio às lutas — enquanto algumas outras características podem ser requisitadas de tempos em tempos, como os pulsos eletromagnéticos.

Opções para todos os gostos

Realmente, a proposta é promissora, mas temos que ver como o game se sairá na prática. Se tudo foi de acordo com os planos da Obsidian, os jogadores terão em mãos um grande jogo, com valor praticamente interminável, sendo levadas em consideração as inúmeras escolhas que podem ser feitas pelo caminho (e suas respectivas consequências, que alteram a história).

Quem quer um RPG com uma jogabilidade bem diferente da tradicional (na realidade de pura ação) deve ficar de olho no dia primeiro de junho, que é quando Alpha Protocol será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.
 
Topo