Arca congeladora, não desliga (2)

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Volto de novo ao forum para informar que depois de colocar um termostato novo o compressor trabalha ininterruptamente, sendo obrigado a comprar um temporizador para que o mesmo não queime.Teria algumas duvidas relativamente á falta de gaz, não fosse o caso de a arca congelar de forma que os alimentos ficam autenticas pedras, as paredes da arca ficam brancas devido á acumulação de gelo. Onde comprei o temostato informaram-me onde devia fazer as ligações da lampada e dos terminais para o compressor, para que não houvesse duvida. Noto que o compressor aquece passados poucos minutos de começar a trabalhar.
Será algum problema no compressor? Quando comprei o termostato, antes de montá-lo enchi um copo com água e coloquei o capilar dentro do copo e coloquei o copo no congelador do frigorifico. A água congelou e nos terminais do termostato dava continuidade. Fui á loja e o vendedor disse que estes termostatos são assim mesmo, mas para tirar as duvidas trocou por outro completamente novo. Fiz o mesmo teste e o resultado foi o mesmo.
Montei na arca e o resultado é trabalhar até "morte".

Alguem pode dar uma ajuda do que possa ser?

Obrigado.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
A 1ª coisa a fazer é saber a temperatura exacta que a arca esta a fazer e ver se por dentro as paredes congelam até ao fundo.
O mais certo é ela não estar a fazer a temperaturatura correcta para poder destigar.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Tudo bem companheiro, não sei onde arranjar um termómetro que consiga registar temperaturas tão baixas mas qualquer das formas o facto de os alimentos estarem super congelados não significa que a temperatura esteja dentro dos parametros? E já agora o facto do compressor ficar bastante quente passados poucos minutos de começar a trabalhar não terá algo a ver? E quanto ao termostato, é normal depois de introduzir a ponta do capilar num copo de água e congelar essa água, não era suposto não haver continuidade nos bornes que vão ao compressor?

Abraço
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
1º- ver a temperatura é essencial (Até os chineses devem ter um termómetro desses)
2º- Os alimentos a -17ºC já estão bem congelados mas o termostato nunca desliga antes dos -20/-22ºC
3º- O compressor aquece muito por natureza, não é mto pela temperatura dele que se consegue ver se está bom (pode dar uma ideia mas só isso)
4º- O termostato não abrir (desligar o contacto) com a água congelada no copo é a mesma situação que expliquei no ponto 2

como n falaste da luz vermelha deduzo q esteja apagada, ela apaga por volta dos -15ºC... tens mesmo q meter um termómetro para se saber que temperatura máxima realmente a arca consegue atingir!
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
amigo Molec esqueça essa do capilar no copo de agua mais a continuidade e que não devia ou devia o compressor aquece muito ,, esqueça isso
sou técnico de frio á muitos anos e vou dar um conselho faça como o amigo apolo explicou
veja se as paredes congelam até ao fundo
abraço
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Ok, a luz vermelha está apagada, meti um termómetro que vai até -10º e o mercurio passou para baixo da marca, vou comprar um termómetro que consiga marcar temperatura até menos-25º e depois digo qualquer coisa.
Obrigado pela vossa colaboração.
Um abraço.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
Ok, a luz vermelha está apagada, meti um termómetro que vai até -10º e o mercurio passou para baixo da marca, vou comprar um termómetro que consiga marcar temperatura até menos-25º e depois digo qualquer coisa.
Obrigado pela vossa colaboração.
Um abraço.
Fuga de gás está na origem do teu problema. manda reparar e meter gás novo. o problema fica resolvido.

Ps. quando há falta de pressão por fuga de gás, o termotasto não desliga. quem desliga o termostato não é a temperatura do interior da arca mas sim a pressão imprimida pelo gás no termostato. (ved um tubo muito fininho que vais direitinho ao termostato)
 

obelix699

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 1, 2007
Mensagens
391
Gostos Recebidos
0
Fuga de gás está na origem do teu problema. manda reparar e meter gás novo. o problema fica resolvido.

Ps. quando há falta de pressão por fuga de gás, o termotasto não desliga. quem desliga o termostato não é a temperatura do interior da arca mas sim a pressão imprimida pelo gás no termostato. (ved um tubo muito fininho que vais direitinho ao termostato)


A tua razão ta la mas desculpa que te diga estas redondamente enganado. Sim é a pressão imprimida pelo gas, mas não é o gas do circuito é sim o gas do termoestato, logo não tem nada haver a fuga de gas com o ligar ou desligar. (neste caso)

So uma curiosidade, por acaso e so mesmo por acaso, o termostato não trazia um manual de instruções com o pinout?
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
A temperatura dentro da arca chegou aos-25º e não desligou.
Comprei um termómetro que marca até -50º e efetivamente a temperatura baixou até aos -25º e nada. O companheiro Apolo referiu que devia desligar entre os -22º e -25º .
O termostato é o AS 6,da marca italiana Atea Termostati, tem 2 metros de capilar e na caixa está o esquema em que o pino 6 vai á lampada e o 3 e 4 vão para o compressor.
Refiro tambem que na caixa está as temperaturas de aberto e fechado para o respetivo termostato que são: Frio:-25º aberto -32º fechado. Quente: -12º aberto -18,5º fechado. Creio não estar a dizer nenhuma baboseira, mas é o que eu percebo nas indicações que vem na caixa. Noto que o compressor fica muito quente passados poucos minutos.

Digam qualquer coisa.

Abraço.
 

obelix699

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 1, 2007
Mensagens
391
Gostos Recebidos
0
isso de o compressor ficar quente passado pouco tempo é normal devido á temperatura do fluido aumentar devido á pressão no acto da compressão. Não consegues digitalizar a imagem do pinout e por aqui?

Ja agora ondew estas a colocar a "ponta" do capilar do termostato?
(ou muito me engano ou esse termostato não é de temp ambiente da arca mas sim de temperatura de evaporação, ou seja é pra ficar com o bolbo encostado ao evaporador so assim se consegue atingir os -32ºC que diz na caixa para ele abrir e por "simpatia" faz os -25 +/- ambientes da arca)


Abraço
 
Última edição:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Boas companheiros.
Amigo Obelix a ponta do capilar está onde estava o antigo que eu substitui, convencido que o problema era do termostato, está colocado na parede da arca, coberto com uma chapa aparafusada com 2 parafusos. Quando te referes ao pinout ( desculpa a ignorancia) é o esquema de ligações que está representado na caixa?
Se for isso vou ver se consigo digitalizar e coloco aqui no forum.

Quando eu digo que o compressor aquece refiro-me a um aquecimento que não se consegue pôr a mão em cima, inclusive desviei o cabo da alimentação que passa perto, para não derreter.

Já agora podias dizer-me onde fica o evaporador?

Um abraço.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Arca congeladora não desliga (2)

Ver anexo IMG_0004.pdfIMG.jpg

Talvez assim com as imagens das instruções, seja mais fácil perceber o que se passa.

Abraço
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 125896Ver anexo 125895

Talvez assim com as imagens das instruções, seja mais fácil perceber o que se passa.

Abraço
tanto andam que estragam tudo de uma vezs por todas.
o que falta para ficarem a saber que o problema só se resolve, como disse antes, metendo gás de acordo com os bares correspondentes e fechar a fuga?

é difícil compreender isso.

dis onde te encontras que eu vou lá resolver o assunto gratuitamente.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Já pensaram que se o termostato esta bom e bem ligado se a temperatura vai a - 25 graus a arca deveria de desligar ver se o condensador de arrefecimento que esta atraz da arca aquece ate á ultima grelha , essa arca tem enterruptor de congelamento rapido que é um cor de laranja pode estar em curto lá, ou em outro lado a colocar a arca a funcionar sem parar , a arca não larga agua pelo fundo pelo isolamento ? se a arca tiver muito tempo o isolamento estar estragado se tudo isto estiver bem pode muito bem ser falta de gaz mas pode não ser.

, por acaso essa arca não é de radiador de arrefecimento ,
 
Última edição:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Viva compnheiro gatusko.
Sim a grelha atrás aquece, o interruptor de congelamento rápido quando ligo acende a luz cor de laranja, tenho de desligar para a luz apagar. Não larga água. Radiador de arrefecimento não sei o que é, podias ser mais preciso.

Abraço.
Já pensaram que se o termostato esta bom e bem ligado se a temperatura vai a - 25 graus a arca deveria de desligar ver se o condensador de arrefecimento que esta atraz da arca aquece ate á ultima grelha , essa arca tem enterruptor de congelamento rapido que é um cor de laranja pode não acender por ter queimado a lampada ou estar em curto lá ou em outro lado a colocar a arca a funcionar sem parar , a arca não larga agua pelo fundo pelo isolamento ? se a arca tiver muito tempo o isolamento estar estragado se tudo isto estiver bem pode muito bem ser falta de gaz mas pode não ser.

, por acaso essa arca não é de radiador de arrefecimento ,
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
esse radiador a que me refiro era só em caso de não ter a grelha da parte traseira antigamento existiam com esse radiador e com um ventilador para fazer o arrefecimento , os fios quando trocaste o termostato colocaste tudo com estava , se andares para traz no termostato até dar um resalto que é um enterruptor o motor para ou continua a trabalhar
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Viva.
Moro na zona da Amadora.
companheiro, estou longe e não te posso ajudar pessoalmente. mas vai por mim. chama um técnico para vedar a fuga que é detectada com um pavio especial que acende quando encontrar a fuga. depois. é só fechar, dar gás e pronto. não gastes mais dinheiro e tempo com isso.
 

Bioshock

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 28, 2008
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
companheiro, estou longe e não te posso ajudar pessoalmente. mas vai por mim. chama um técnico para vedar a fuga que é detectada com um pavio especial que acende quando encontrar a fuga. depois. é só fechar, dar gás e pronto. não gastes mais dinheiro e tempo com isso.

Nem mais , fuga de gás de certeza , o meu Ariston STM 1521, fez-me exactamente a mesma coisa, qual termostato , qual quê, o motor não desligava , só desligava na regulação 1, noutra posição , nunca desligava, causa --- falta/ fuga de gás .

Depois de reparado esta novo.


Sent from my mobile.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
esse radiador a que me refiro era só em caso de não ter a grelha da parte traseira antigamento existiam com esse radiador e com um ventilador para fazer o arrefecimento , os fios quando trocaste o termostato colocaste tudo com estava , se andares para traz no termostato até dar um resalto que é um enterruptor o motor para ou continua a trabalhar
Não, quando ando para traz, sente-se o ressalto e o motor pára.
Estranho ser falta de gaz, a temperatura desce até aos -25º ,as paredes da arca estão cobertas de gelo...Enfim é provável, só que eu queria queimar todas as hipóteses antes de partir para essa reparação.

Abraço.
 
Topo