• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Figo deixa futebol e torna-se director no Inter Milão

Luís Figo confirmou neste sábado que deu definitivamente por encerrada a carreira de futebolista. O português vai tornar-se director de Relações Externas do Inter Milão. «Vou mudar totalmente de uma carreira profissional para outro tipo de trabalho e por isso vai ser um ano de aprendizagem», esclareceu, citado pela Agência Lusa.

«Não sei quanto tempo irei durar no cargo, depende daquilo que possa produzir e também das pessoas ficarem satisfeitas com aquilo que eu possa vir a dar», acrescentou, esclarecendo que para esta decisão contribuiu «a ligação muito forte ao Inter». «A minha ligação aos responsáveis do clube para além do aspecto profissional.»

O antigo jogador chegou a ponderar continuar a carreira nos Estados Unidos, uma hipótese que «uma opção viável», mas que não se concretizou pelo facto das propostas que recebeu não serem de cidades onde desejasse morar. Agora é definitivo. «Agora não estou aberto a nada. As decisões estão tomadas em relação ao meu futuro imediato.»

Mais Futebol/IOL
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Apaches querem recuperar caveira de Geronimo

Nos anos 1980, a caveira a que os membros da sociedade secreta de Yale chamam carinhosamente "Geronimo" foi entregue ao chefe apache Ned Anderson. Mas, realizados os testes necessários, concluiu-se que esta não correspondia aos registos do líder militar índio que se destacou no combate a mexicanos e americanos em finais do século XIX. E foi então devolvida à sociedade secreta a que pertencem várias gerações da família Bush. Agora, o Departamento de Justiça dos EUA pediu aos tribunais para rejeitarem um novo pedido dos descendentes de Geronimo que pretendem recuperar os seus ossos para os voltarem a enterrar.

A 20 de Fevereiro, descendentes do guerreiro índio apresentaram uma queixa contra o Presidente Barack Obama , o secretário de Estado, Robert Gates, e o secretário do Exército, Peter Geren, enquanto responsáveis federais. Os Apaches garantem que estes, bem como a Skulls and Bones, estão a violar uma lei de 1990 que protege o direito dos nativos aos restos mortais dos antepassados.

Os índios exigem que as ossadas lhes sejam devolvidas. Segundo eles, os restos mortais de Geronimo terão sido roubados em 1918 ou 1919 por membros da Skulls and Bones. "Queremos libertar os ossos de Geronimo depois de cem anos reféns em Fort Sill, no Oklahoma [onde se situa o seu túmulo], no campus da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut, ou em qualquer outro local onde possam estar", escrevem os Apaches, numa queixa citada pela BBC. O Departamento da Justiça garante que a sua queixa não tem fundamento.
Os índios Apaches baseiam as suas alegações na lenda segundo a qual um grupo de membros da Skulls and Bones - do qual faria parte Prescott Bush, pai do presidente George H. W. Bush e avô do também presidente George W. Bush - terão invadido o túmulo de Geronimo e roubado a caveira e outros ossos para adornarem a sua "sede" no campus de Yale. Os responsáveis da universidade têm repetido que as ossadas não estão na sua posse e não respondem pelos actos da Skulls and Bones.

Nascido em parte incerta do então México - hoje estado americano do Novo México -, Geronimo é o mais famoso guerreiro apache. Baptizado Goyathlay (Aquele que Boceja) pelos pais, cedo se destacou na tribo Bedonkohe, sendo aceite no Conselho dos Guerreiros aos 17 anos. Em meados da década de 1850, os Bedonkohe acamparam junto a Sonora, onde o negócio era mais próspero. Um dia, enquanto os homens estavam na cidade, os mexicanos atacaram o acampamento, matando mulheres e crianças. A mulher e os três filhos de Goyathlay estavam entre as vítimas. Este triste acontecimento marcou o resto da vida do índio, que passou a odiar todos os mexicanos. O pacífico apache transformava-se assim num Chiricahua, membro do bando de guerreiros daquela tribo conhecidos pela sua ferocidade no combate.

Foi com os Chiricahua que Geronimo combateu durante anos tanto os mexicanos como os americanos, cujo avanço sobre as terras apaches parecia imparável. Terão sido os mexicanos a dar a Goyathlay o nome pelo qual entraria para a História. De facto, o seu espanto perante as técnicas de combate deste líder militar foi tal que terão exclamado: "Jerónimo!", numa evocação de São Jerónimo. O nome pegou e mantém-se até hoje.

Para além das suas qualidades de guerreiros, Geronimo ganhou ainda um lugar na história graças às fugas que protagonizou. Assim passou vários anos, matando e fugindo, enquanto ia coleccionando mulheres e filhos entre o Sul dos Estados Unidos e o Norte do México.

Geronimo acabaria por ser apanhado em 1886 e levado com os seus homens para a Florida. Separado da família, acabaria por a rever anos mais tarde, quando passou a percorrer as feiras dos Estados Unidos a contar a sua história e vender fotografias suas.

A lenda de Geronimo, que ao longo dos anos foi sendo descrito como um guerreiro feroz capaz de matar mexicanos e americanos, ganhou de tal forma o imaginário americano que o índio, que morreu de pneumonia em 1909, aos 80 anos, deu nome a três cidades dos EUA, além de a sua história ter inspirado inúmeros filmes.


DN/Sapo
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Mortes de Jackson e Fawcett usadas para ataques informáticos

O tráfego devido às mortes do cantor Michael Jackson e da actriz Farrah Fawcett está a ser utilizado por vários sites maliciosos da internet para atrair utilizadores às suas páginas. Este foi um aviso dado este sábado pela Divisão de Cyber-segurança do Departamento norte-americano de Segurança Interna.

De acordo com o que informa a «AFP», registou-se um aumento de correio nas caixas de mensagens indesejadas, «spam», nem como o um aumento nos ataques «phishing» uma técnica em que se fazem passar por entidades oficiais para obter dados confidenciais dos utilizadores.

Michael Jackson e Farrah Fawcett morreram ambos esta quinta-feira.

A Divisão norte-americana de Cyber-segurança alertou ainda os utilizadores relativamente às caixas de correio electrónico que possam conter vírus e aconselhou os internautas a não abrirem «e-mails» suspeitos e a manterem os anti-vírus informáticos actualizados.

Diário/IOL
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Golpe de Estado nas Honduras

O Presidente das Honduras terá sido detido por militares e o palácio presidencial está cercado.


Segundo testemunhas citadas pela Reuters, cerca de 200 homens armados controlam o edifício. Neste momento o paradeiro de Manuel Zelaya é desconhecido.

O Presidente, um aliado de Hugo Chavez, exonerou o Chefe das Forças Armadas na semana passada, por este se recusar a organizar um referendo.

Esta ida às urnas serviria para legitimar um segundo mandato de Zelaya. A lei actual do país só permite um mandato.

Entretanto, um grupo de apoiantes do Presidente, que se manifestava junto do Palácio em Tegucigalpa, foi dispersado pelos militares que dispararam gás lacrimogéneo.


lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Teerão prende funcionários da embaixada britânica

Oito iranianos a trabalhar na embaixada britânica em Teerão foram detidos, acusados de terem tido um papel na violência pós eleitoral.


O Governo britânico já reagiu ao que considerou ser “assédio e intimidação” e apelou à sua libertação imediata.

A repressão das autoridades no Irão aumentou nos últimos dias: primeiro, a violência nas manifestações deu lugar a medidas que impedem que as pessoas se consigam juntar, e mesmo os protestos mais pequenos são reprimidos.

A Human Rights Whatch (HRW) denunciou ontem que elementos da milícia iraniana estão a levar a cabo raides brutais nocturnos, destruindo propriedade, espancando civis, confiscando antenas de satélite



lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Turista bêbado foge de táxi e provoca acidente

Choque entre veículos ocorreu na China e fez um morto

Um turista australiano, Kelsen Mutt, desencadeou uma fuga de táxi em Hong Kong, na China depois de um acidente grave que envolveu três veículos. Mutt estava aparentemente bêbado.

No acidente, no qual morreu uma pessoa, o turista recusou-se a deixar o veículo quando os bombeiros chegaram para socorrer as vítimas.

O motorista do táxi foi a vítima mortal. Mutt parecia desorientado e, depois de uma distracção da polícia, tentou fugir com o veículo.

A fuga não durou muito tempo. Ao conduzir em contramão provocou um segundo acidente. Mutt foi preso e acusado de sob o efeito de álcool e por usar o carro sem autorização


lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Militares prendem o presidente de Honduras, Manuel Zelaya

Militares prendem o presidente de Honduras, Manuel Zelaya

28 de Junho de 2009, 15:54

475513.gif
Os militares prenderam este domingo o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que estará detido numa base aérea, informou o seu secretário particular, Enrique Reina, à imprensa.

"Militares levaram o presidente para a base aérea. Estamos a fazer uma denúncia internacional", disse o secretário.
Segundo uma testemunha ouvida pela Radiocadena Voces, quatro comandos de 200 soldados chegaram à casa do presidente às 06h00.
Os militares deram "quatro tiros", saindo, depois, em três veículos.
No sábado, o presidente Manuel Zelaya prosseguia decidido a não ouvir a oposição generalizada das instituições do país e de grande parte da população, insistindo em realizar este domingo uma consulta popular que autorizasse uma reforma constitucional permitindo sua reeleição.
As urnas e o material para a consulta, considerada ilegal pela justiça, já estavam a ser distribuídos pelas 15.000 secções eleitorais do país, confirmou o presidente.
Os partidários de Zelaya contavam com o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que denunciou "um golpe de Estado" nas Honduras, acrescentando que não ficará de braços cruzados se tentarem derrubar o presidente hondurenho.
Manuel Zelaya travava uma disputa política com o Congresso e com o Tribunal Supremo de Justiça pela realização do referendo e disse que somente o povo tem a legitimidade de o desautorizar, perante rumores de que as Forças Armadas estariam a planear um golpe de Estado. Os poderes Legislativo e Judiciário do país consideram ilegal a realização da consulta popular e haviam pedido aos militares do país para que desobedecessem as ordens do Executivo.
Em discurso transmitido em cadeia nacional pelas emissoras de rádio e TV, Zelaya apareceu acompanhado de vários líderes que apoiavam a realização do referendo, como representantes sindicais, camponeses, indígenas e estudantes.
A consulta deste 28 de Junho perguntaria aos eleitores se concordavam ou não com a realização de um referendo em Novembro, para convocar uma Assembleia Constituinte que elaborasse uma nova Carta Magna para o país.
Zelaya dizia que pretendia promover uma democracia participativa, que substituísse o actual modelo representativo. Já a oposição, acusa-o de procurar uma forma para permanecer no poder após o fim do mandato, no dia 27 de Janeiro de 2010. sapo
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Prisão de funcionários diplomáticos abre conflito entre Londres e Teerão


O regime iraniano abriu ontem mais uma frente de conflito após prender nove funcionários da embaixada britânica em Teerão, acusando-os de instigar a rebelião interna que se seguiu às eleições presidenciais de 12 de Junho cujo vencedor oficial foi Mahmoud Ahmadinejad.

O caso relembra o sequestro dos diplomatas norte-americanos em Novembro de 1979, uma das mais séries crises políticas que opôs o Irão aos Estados Unidos e que terminou a 28 de Janeiro de 1980 quando, após 444 dias de cativeiro, os 52 reféns foram libertados.

David Miliband, ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, exigiu ontem a "libertação imediata" dos britânicos e voltou a negar o envolvimento dos ingleses no protesto pós-eleitoral.

Miliband participou ontem no encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Corfu, e enviou uma mensagem forte a Teerão: "Este tipo de perseguição e intimidação é inaceitável. Pretendemos ver [os funcionários da embaixada] ilesos e em liberdade rapidamente".

Os 27 apoiaram a posição de Londres. Jan Kohout, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, que ocupa a presidência rotativa da UE, disse: "Tornámos claro às autoridades iranianas que haverá uma resposta forte e colectiva [da Europa] face à prisão e intimidação dos funcionários estrangeiros e iranianos que trabalham nas embaixadas europeias". Os ministros trocaram impressões sobre os novos passos diplomáticos e alguns defenderam mesmo a imposição de sanções sobre o Irão.

Fosso entre Londres e Teerão

Nas últimas duas semanas, os iranianos detiveram várias pessoas com passaportes britânicos. A agência Fars citou uma fonte governamental que garantia "o papel activo dos ingleses na provocação da recente rebelião".

Os nove diplomatas ingleses foram presos no sábado à noite. Um deles é o principal conselheiro do embaixador britânico no Irão, o homem que mais sabe sobre a complexa teia de poderes da política do país. O regime iraniano decidiu, entretanto, libertar quatro pessoas.

A acção iraniana surge na sequência de um conflito que se arrasta com a Grã-Bretanha há anos, sobretudo desde a presidência de Ahmadinejad. Em Janeiro de 2009, a BBC lançou o seu canal de televisão persa, o que irritou o regime e levou ao encerramento do consulado do Reino Unido em Teerão - provocado por alegadas "perseguições dos iranianos".

O correspondente da BBC em Teerão foi expulso na última semana, após as duras palavras do aiatola Ali Khamenei: "Nesta rebelião, os britânicos comportaram-se muito mal e é justo acrescentar ao slogan "Abaixo a América", o slogan "Abaixo a Inglaterra".

Divisão no aparelho

Apesar da forte repressão policial e paramilitar sobre os manifestantes de Teerão, três mil pessoas concentraram-se ontem numa das praças da cidade para apoiar o candidato da oposição, Hossein Mousavi, informou a Associated Press.

A manifestação foi duramente reprimida com bastões e gás lacrimogéneo, mas foi a primeira que, nos últimos cinco dias, mobilizou milhares de pessoas nas ruas. O aparelho de segurança do regime parecia ter dominado a rebelião interna. Mas no fim-de-semana, os apoiantes do candidato da oposição, Mir Hossein Mousavi, mobilizaram-se novamente. Esta manifestação sucede dois dias depois de Mousavi ter declarado que não aceita "uma recontagem parcial dos votos" e não cede "a pressões e ameaças". O político continua a afirmar que o regime roubou os seus votos e deu a vitória a Ahmadinejad.

A batalha das ruas também se trava nos bastidores do regime, entre as elites políticas. A principal clivagem opõe os conservadores ortodoxos aos reformistas, que começaram já a ser purgados das posições de poder: foi o caso de 17 guardas da revolução e do ministro do petróleo, Akbar Torkan, que escreveu um artigo num jornal da oposição.

O aiatola Rafsanjani está a tentar destituir o aiatola Ali Khamenei no órgão que o nomeia: a Assembleia de Peritos (88). Pretende nomear uma comissão de três aiatolas que dividiram o poder hoje concentrado num único homem.

Ionline
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Irão faz recontagem parcial dos votos e liberta funcionários britânicos

A instância eleitoral suprema do Irão iniciou hoje uma recontagem parcial dos votos das presidenciais de 12 de Junho, cujos resultados foram contestados pelos candidatos derrotados pelo actual Presidente, Mahmud Ahmadinejad, noticiou uma estação televisiva local.

«O Conselho dos Guardiães [da Constituição] começou a contagem de 10 por cento das urnas», indicou a estação de televisão Al-Alam.

A operação deverá terminar hoje à tarde e o resultado divulgado dentro de 24 horas, segundo a mesma fonte.

Entretanto, o Governo iraniano libertou cinco dos nove funcionários da embaixada britânica detidos e anunciou que não tenciona fechar representações diplomáticas em Teerão, nem reduzir as relações diplomáticas com o Reino Unido.

«Não existe nenhum projecto neste momento para fechar qualquer embaixada ou reduzir os nossos laços diplomáticos» com eles, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hassan Ghashghavi, em conferência de imprensa.

As autoridades libertaram cinco de nove funcionários locais da embaixada britânica que tinham sido detidos na semana passada sob a acusação de envolvimento na agitação pós-eleitoral.

Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Iraque festeja retirada das tropas americanas

Milhares de iraquianos celebram esta segunda-feira nas ruas a retirada das tropas norte-americanas, apesar das medidas de segurança excepcionais para evitar que os atentados estraguem a festa.




Uma multidão juntou-se no gigantesco Parque Zawra, em Bagdad, para assistir a uma mega-festa. Numa atmosfera descontraída, sujeitaram-se a ser revistados por três vezes, antes de acederem ao jardim onde vão escutar os mais célebres cantores e grupos musicais iranianos.

Inúmeras bandeiras iraquianas misturavam-se com estandartes onde se lia : "Bagdad atravessou momentos difíceis mas hoje é o dia em que reencontrou a sua soberania e a sua independência ".

A invasão dos Estados Unidos em 2003 transformou-se rapidamente em caos e guerra religiosa, antes que o exército e a polícia iraquianas, apoiados pelos EUA, retomassem o controlo sobre os rebeldes.

"Desde 2003 que não vou a uma festa e hoje vim ouvir os cantores que adoro ", afirmou Ahmed Ali, 20 anos.

Quando o cantor Salah Hassan interpretou" o Iraque é leal ao seu povo "foi o delírio, com os jovens a gritarem de felicidade e os polícias a dançarem.

Todos procuram manifestamente esquecer os dias em que milhares de iraquianos foram raptados, torturados, degolados, abatidos ou massacrados por viaturas armadilhadas.

Outros cantores muitos conhecidos no Iraque mas que vivem no estrangeiro e que tinham interpretado canções pela glória do antigo ditador, Saddam Hussein, também estão presentes.

Durante a manhã, foi feita a passagem da última das 86 posições americanas em Bagdad. Os iraquianos retomaram a posse do antigo Ministério da Defesa no centro da capital, um edifício que estava ocupado desde 2003 pelas forças americanas.

A retirada norte-americana das cidades inscreve-se num acordo de segurança, assinado em Novembro, por Bagdad e Washington e que deve culminar na retirada de todas as tropas norte-americanas do Iraque até 2011.

A segurança nas localidades será agora garantida por 500 mil polícias e 250 mil militares iraquianos e apenas 131 mil soldados americanos poderão ficar nas cidades como formadores e conselheiros. Os restantes ficarão acantonados em acampamentos fora das cidades.



<infor/jn>
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Benidorm: Gás tóxico em parque

Cerca de 40 pessoas tiveram de ser evacuadas do Parque Terra Natura em Benidorm, Espanha, localizado junto à Terra Mítica, devido a uma fuga de gás tóxico da bomba de água de uma das piscinas.

Correio da Manhã
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
França: Esconderijo da ETA

As forças de segurança francesas descobriram um novo esconderijo da ETA em Tarn, no qual estavam três quilos de pentrita, cerca de uma centena de detonadores, um cordão detonante, temporizadores, entre outros materiais. O esconderijo tinha 80 cm por 80.


Correio da Manhã
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Argentina: Kirchner perde

Os primeiros resultados das legislativas na Argentina indicam que o partido da presidente Cristina Kirchner perdeu o controlo do Congresso. A coligação do peronista dissidente Francisco de Nárvaez estava em Clara vantagem. Kirchner admitiu derrota.


Correio da Manhã
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Itália: explosão em comboio faz um morto e dezenas de feridos

A explosão de dois vagões com gás em Viareggio, no Norte da Itália, causou vários pelo menos um morto e dezenas de feridos, avança a agência «Ansa».

O comboio, composto de 14 vagões, vinha do porto do Spezia e dirigia-se para Pisa quando os dois vagões, que aparentemente descarrilaram, provocaram a explosão.

Segundo a mesma fonte, as chamas invadiram uma rua contígua à estação, queimando um número desconhecido de pessoas. Pelo menos 40 pessoas terão ficado feridas.

Vários imóveis próximos da estação foram evacuados, temendo-se novas explosões, afirmaram os serviços de emergência. Dois edifícios acabaram mesmo por ruir.

TVI24/IOL
 

moreira1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2007
Mensagens
1,737
Gostos Recebidos
0
Airbus de companhia aérea do Iêmen cai em Comores com 153 a bordo

2ywen1z.jpg
MORONI - Um avião comercial da companhia aérea estatal do Iêmen, Yemenia Air, caiu no arquipélago de Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo. O acidente aconteceu nas primeiras horas de terça-feira, (noite de segunda no horário de Brasília),.Viajavam no Airbus A310 142 passageiros, entre eles 66 franceses, e 11 tripulantes. O avião saiu de Sanaa, capital do Iêmen, rumo a Moroni, nas Ilhas de Comores, a sudeste da África..As causas do acidente são desconhecidas. O avião perdeu contato com a torre de controle, em meio ao mau tempo na região, quando se preparava para a aterrissagem.

Segundo os jornais franceses "Le Monde" e "Le Figaro", o avião partiu de Paris em direção a Moroni, capital das ilhas Comores, com conexões em Marselha, na França, e em Sanaa. Inicialmente, os passageiros embarcaram em um Airbus A330, e na conexão em Sanaa trocaram de aeronave, embarcando em um Airbus A310

Sobrevivente é resgatado na costa das Ilhas Comoress
Aviões militares franceses decolaram das ilhas de Mayotte e Reunion em busca da aeronave iemenita. Um navio francês que saiu de Mayotte também participa da operação.

As aeronaves e equipes de busca localizaram destroços do Airbus A310 iemenita, informou um órgão regional de segurança aérea.

- A aeronaves localizaram destroços no suposto ponto de impacto - disse em Comores Ibrahim Kassim, um funcionário da Agência de Segurança de Aviação e Navegação na África e Madagascar (ASECNA, na sigla em inglês).

Posteriormente, um funcionário da aviação iemenita indicou que equipes de resgate tinha recuperado alguns corpos entre os destroços do avião,

Um sobrevivente foi resgatado na costa do arquipélado de Comores. Ainda não se sabe qual é a nacionalidade e o sexo desta pessoa

A Yemenia é de propriedade do governo do Iêmen (51%) e da Arábia Saudita (49%). Segundo informações do site da companhia aérea, a frota é composta por dois Airbus 330-200, quatro Airbus 310-300 e quatro Boeing 737-800, e o avião seguia em direção a Moroni.

É o segundo acidente com um Airbus no mar em um mês. Um Airbus da Air France caiu no dia 31 de maio no Oceano Atlântico deixando 228 mortos .

As Ilhas Comores são formadas por três ilhas vulcânicas, Grande Comore, Mohéli e Anjouan, no canal de Moçambique, a 300 quilômetros a noroeste de Madagascar e a uma distância semelhante do oeste do continente africano.


Links patrocinados
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Ainda há perigo de explosão de comboio que descarrilou

Pelo menos 16 pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio que transportava gás de petróelo. Várias casas foram destruídas pelas explosões que se seguiram.

Há 37 feridos graves, 15 dos quais em estado grave, 15 dos quais em estado crítico, incluindo uma criança de dois anos, que sofreu queimaduras graves, que foi transferido para um hospital de Florença.

Há ainda três crianças entre os 16 mortos já confirmados do mais mortal acidente ferroviário em Itália desde o choque, em Janerio de 2005, entre um comboio de passageiros e um de mercadorias, em Bolonha.

Cerca de mil pessoas foram evacudadas, logo após a explosão, da zona onde ocorreu a explosão, na cidade costeira de Viareggio. "A situação de emergência e o perigo mantêm-se. A área foi isolada e as operações de busca estão em marcha", disse Guido Bertolaso, chefe da Protecção Civil italiana.

"Temos ainda quatro vagões carregados de petróleo líquido, tombados e fora da linha... por isso ainda há um grande risco, porque o fogo continua a ser uma ameaça", acrescentou Guido Bertolaso.

Os bombeiros trabalharam sem descanso toda a noite, tentando conter as chamas e as explosões que se seguiram ao descarrilamento do comboio, que transportava gás de petróleo, e destruiu várias casas pelo caminho. Os bomebeiros continuanm a procurar nois escombros, mas o presidente da Câmara de Viareggio reconhece que três ou quatro pessoas podem estar soterradas.

O Papa Bento XVI disse que partilha a dor dos habitantes de Viareggio e anunciou que vai rezar pelas vítimas do acidente.
fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Criança e piloto sobrevivem a queda de avião no Índico

Criança de cinco anos e piloto são únicos sobreviventes da queda de um Airbus A310, esta madrugada, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo. Autoridades francesas dizem que a companhia Yemenia "era muito vigiada".

O avião, da companhia Yemenia, do Iemen, despenhou-se, esta madrugada, ao largo das ilhas Comores, no Oceano Índico, com mais de 150 pessoas a bordo.

O primeiro sobrevivente resgatado foi a criança de cinco anos. “Uma criança foi encontrada com vida. Está num dos barcos das equipas de salvamento”, disse Bem Imani, cirurgião do hospital El-Maarouf, principal estabelecimento hospital da capital das Ilhas Comores. Via telefone, a partir de Moroni, o médico disse estar preparado para “assisitir a criança”, assim que esta desembarque. “Temos tudo o que é necessário, uma profusão de equipamentos”, sublinhou.

Anteriormente, Mohammad al-Soumaïri, director-geral adjunto da Yemenia, citando informações obtidas pela companhia junta das buscas, em Moroni, já havia confirmado a existência de um sobrevivente, não especificando se se trataria da criança ou de outro sobrevivente.

"Três corpos foram recuperados", acrescentou Mohammad al-Soumaïri. "O mar agitado e o vento forte dificultam as operações de busca e de socorro", acrescentou.

Também a aviação civil do Iemen deu conta da localização dos corpos de alguns dos 153 passageiros e tripulantes a bordo do avião sinistrado. "Foram avistados cadáveres a flutuar à superfície da água e foi localizada uma mancha de combustível a 16 ou 17 milhas (cerca de 29 quilómetros) de Moroni", afirmou à imprensa um responsável da Aviação Civil, Mohamed Abdel Kader.

O avião despenhou-se no mar menos de um mês depois da queda de um A330 da Air France a 01 de Junho no Atlântico, entre o Brasil e a França. Entre os 142 passageiros, de nacionalidade francesa e comorense, havia três bebés e os 11 tripulantes eram de nacionalidades diferentes, precisou.

A maioria dos passageiros tinha embarcado no avião em trânsito em Sanaa, sendo que 52 vinham de Paris, 59 de Marselha, 11 do Cairo, 12 do Dubai (Emirados Árabes Unidos) e três de Jiddah (Arábia Saudita), um de Amã e um de Damasco, explicou.

Companhia muito vigiada

A companhia proprietaria do Airbus A310 que se despenhou, esta madrugada, no Oceano Índico, era "uma companhia muito vigiada", disse Dominique Bussereau, secretário de Estado dos Transportes francês. Em declarações à cadeia i-télé, sustentou, ainda, que o avião, que caiu com 153 pessoas a bordo, na sua maioria franceses e comorenses, "tinha numerosos defeitos".

Antes, em declarações à rádio Europe 1, o secretário de Estado dos Transportes francês considerou que o mau tempo poderá ter estado na origem do acidente e anunciou que a França participaria no inquérito.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, precisou que havia 66 passageiros franceses a bordo e anunciou a participação de apoio aéreo francês nas operações de busca, a pedido do governo das Comores.

Foram montadas células de crise no aeroporto Charles de Gaulle (Paris) e no aeroporto de Marselha, cidade que tem uma grande comunidade comorense e de onde eram residentes numerosos passageiros.

Localizados destroços do avião

Um avião fretado pelas autoridades das Comores sobrevoou esta manhã a carlinga do Airbus A310-300 da companhia Yemenia que se despenhou durante a noite perto das costas do país, informou o secretário-geral do governo.

"Um pequeno avião sobrevoou a zona e o piloto avistou destroços e viu a carlinga", afirmou Nourdine Bourhane. "O piloto também viu combustível", acrescentou, precisando que a bordo do avião de reconhecimento se encontrava o ministro das Comunicações das Comores, Ahmed Abdou.

Enquanto isso, o director do aeroporto internacional de Moroni indicou que as condições meteorológicas eram desfavoráveis no momento previsto para a aterragem na aerogare do A310.

"O avião era esperado à 01:30 (23:30 em Lisboa). Antes da aterragem, a torre de controlo perdeu as comunicações com a tripulação. As condições meteorológicas eram desfavoráveis, com fortes rajadas de vento", declarou Hadji Mnadi Ali.

"O avião estava a cerca de 50 metros do solo em aproximação à pista e, em vez de entrar na pista, desviou-se, seguindo de forma anormal na direcção do mar", declarou um agente da polícia sob anonimato. “O aparelho tentou uma só aproximação à pista, depois desapareceu”, acrescentou.

Avião tinha 59 mil horas de voo

Um comunicado da Airbus referiu que o avião sinistrado entrou ao serviço há 19 anos, em 1990 e tinha acumulado 51 900 horas de voo, sendo operado pela Yemenia desde 1999.

A Airbus precisou que aparelho tinha o número de série 535 e anunciou o envio de uma equipa de especialistas para as Comores.

O A310-300 é um birreactor que pode transportar até 220 passageiros. Há um total de 214 aviões A310 ao serviço de 41 operadores em todo o mundo.

fonte.jn
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Mais um airbus...
A companhia assim começa a ficar em maus lençois...
 

Johny89

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 21, 2009
Mensagens
683
Gostos Recebidos
0
Yemenia Air: a companhia aérea da "sucata"


Após a queda do Airbus A310, da companhia Yemenia Air, na madrugada de hoje, associações do arquipélago das Comores denunciaram as más condições dos aviões da empresa. Ao jornal francês Le Monde, o presidente da Associação de SOS-Viagens, Farid Soilihi, classificou a Yemenia como a "companhia sucata". “O acidente era previsível, estes são aviões que não respondem às normas internacionais. A Yemenia é a mais barata das 'companhias sucata' e tem quase o monopólio deste destino” afirmou Soilihi.

“As viagens fazem-se em condições precárias, não há cintos, as sanitas estão entupidas, os compartimentos de bagagem abrem-se e as malas caem sobre os passageiros. Não há absolutamente qualquer condição de segurança a bordo”, acrescentou ainda.

Ainda de acordo com o Le Monde, a Yemenia Airways é muito utilizada pela população de Comores, residente em França. A companhia permite o transporte de bagagens até 40 quilos, enquanto outras empresas têm como limite, 20 quilos.

Abdou Ahmed, membro da entidade que reúne as Associações e Amigos de França nas Comores, destacou as falhas da companhia. “Nas Comores, todos estão a par destas práticas e sabem que existem dois tipos de aviões: aqueles que voam dentro Europa, obedecem às normas europeias, e fazem o trajecto Paris-Sanaa, como o A330 da última noite; e outros que fazem o trajecto Sanaa-Djibouti-Moroni e não obedecem necessariamente às mesmas normas”.

Segundo os jornais franceses Le Monde e Le Figaro, o avião saiu de Paris em direcção a Moroni, capital das ilhas Comores, com paragens em Marselha e em Sanaa. Os passageiros embarcaram, primeiro, num Airbus A330, e na escala em Sanaa trocaram para um Airbus A310.

Ionline
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo