• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Oferta de milhares de brinquedos deve dar origem a museu

31 Mai 2008, 21:19h

O presidente da Câmara de Tomar, Corvelo de Sousa (PSD), prometeu este sábado que o novo museu do brinquedo deverá estar aberto até final do ano, com a oferta de um espólio de milhares de peças.

O espaço museológico vai estar instalado numa das alas do Convento de São Francisco, junto ao actual Museu dos Fósforos, e deverá incluir também uma cafetaria e uma sala de reparação de brinquedos, explicou Corvelo de Sousa, à margem das cerimónias de inauguração da primeira edição do TomarLego.

A iniciativa constitui o ponto alto das comemorações do Dia da Criança em Tomar, mas o presidente da câmara quer que a cidade seja também uma referência junto dos mais novos, pelo que as obras de adaptação para o futuro museu do brinquedo terão lugar nos próximos meses.

Para tal, a autarquia conta com a oferta de “uma colecção de brinquedos espectacular”, com milhares de comboios, carros e bonecos vários, que foram adquiridos, ao longo dos anos, por Batista da Conceição, engenheiro civil que nasceu no concelho mas que vive em Lisboa.

Sem filhos a quem doar aquele espólio, que inclui também centenas de máquinas fotográficas, Batista da Conceição chegou a acordo com a autarquia para ceder os brinquedos de modo a que as novas gerações possam também apreciar.

“Primeiro comecei por comprar máquinas fotográficas na Feira da Ladra” e depois foi a vez dos comboios, datados dos anos 1950 e 1960, recordou Batista da Conceição, que não fala em números concretos, mas confessa ter milhares de peças. “Eu sempre gostei de brincar, mexer e arranjar”, explicou o idoso, 84 anos, que tem a casa repleta de brinquedos.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Salvaterra de Magos - Obras na rede água e saneamento básico

31 Mai 2008, 09:14h

A Câmara de Salvaterra de Magos tem em curso obras de construção e manutenção das redes de água e saneamento básico na sede de concelho e deve iniciar em breve outras nas freguesias de Marinhais, Granho, Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo. Um investimento total de 230 mil euros.


Em Salvaterra de Magos decorrem obras de construção e manutenção na rede de saneamento pluvial, na rua Padre Cruz, que irá solucionar as dificuldades apresentadas pela rede. Uma intervenção que representa um investimento municipal de 20 mil euros.


Em Marinhais, Foros de Salvaterra e Granho vai decorrer a empreitada de execução de furos de captação, de forma a reforçar a rede de abastecimento. O prazo de execução dos trabalhos é de 560 dias, para 130 mil euros de custo.


A ampliação da rede de saneamento doméstico na rua das Cerradas e a substituição e reforço da rede de águas, na Rua das Cerradas e Rua Alves Redol são as empreitadas previstas para a Glória do Ribatejo. Um investimento estimado de 60 mil euros, com prazo de execução de 75 dias.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lar da Carregueira começa a ser construído segunda-feira

31 Mai 2008, 21:26h




A Câmara Municipal da Chamusca inicia segunda-feira a construção do Lar da Terceira Idade da Carregueira, uma obra no valor de 1,5 milhões de euros a construir com verbas resultantes das contrapartidas para a construção dos dois CIRVER.

Sérgio Carrinho, presidente da Câmara Municipal da Chamusca (CDU), disse à agência Lusa que o total das contrapartidas - um prémio de instalação no valor de 500.000 euros e 2,5 por cento de participação na factura de cada um dos centros que vai tratar os Resíduos Industriais Perigosos (RIP) do país - se destina a fins sociais.

Segundo disse, o lar da Carregueira, candidatado por duas vezes, sem sucesso, ao programa PARES, vai finalmente avançar, em colaboração com uma instituição particular de solidariedade social, permitindo acolher 50 idosos da envelhecida população da Carregueira.

O lar, cuja conclusão está prevista para o final de 2009, fará parte da rede social do concelho, que contará, em Junho, com uma Unidade de Cuidados Continuados, com 52 camas, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amiais de Baixo - Colocada primeira pedra do lar de idosos

1 Jun 2008, 10:31h

A primeira pedra do futuro lar de idosos de Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, está colocada no terreno ao lado do centro de dia. Sábado de manhã coube ao presidente da autarquia escalabitana, Francisco Moita Flores (PSD), cumprir esse acto formal, perante diversas entidades e cerca de duas centenas que amienses que se juntaram à cerimónia. Não faltou a bênção do bispo de Santarém, D. Pelino Domingues, e salvas de foguetes a abrilhantar.

Em causa está a construção do lar de idosos num terreno ao lado do centro de dia, com capacidade para 25 utentes. Para servir a freguesias e localidades mas também as limítrofes como Abrã, Alcanede, Malhou, Cortiçal, Monsanto, entre outras, onde já presta apoio domiciliário.

O projecto global está avaliado em cerca de 750 mil euros, IVA incluído. Com as alterações efectuadas ainda durante a primeira fase do programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) no centro de dia, a comparticipação estatal e camarária abrange apenas 600 mil euros.

O Estado, através do Instituto de segurança Social, assegura 50 por cento da obra, enquanto Câmara de Santarém e Associação de Solidariedade Social e Melhoramentos de Amiais de Baixo (ASSMAB), asseguraram, cada qual, 25 por cento.

O lar irá ter dois pisos e ficará ligada ao centro de dia, que já presta apoio a 43 utentes, 21 dos quais em apoio domiciliário. O de rés-do-chão com seis quartos, três duplos e três individuais. O primeiro piso irá dispor de nove quartos, sendo sete deles duplos, além de diversas áreas e gabinetes com outras funções em todo o edifício. O presidente da ASSMAB, César Rei, estima que o novo lar ajuda a criar mais 11 postos de trabalho.

O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Coruche - Juntas de freguesia recebem formação dos bombeiros

1 Jun 2008, 15:38h

As juntas de freguesia do concelho de Coruche receberam formação para utilizarem os kits de primeira intervenção de combate aos incêndios. A acção decorreu durante o mês de Maio. Os Bombeiros Municipais de Coruche deram formação a vários elementos das juntas de freguesia de Santana do Mato, S. José da Lamarosa e Erra, no âmbito dos planos operacionais municipais de preparação do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais (DCIF) para a época que se avizinha.

O comandante dos bombeiros coruchenses considera os kits de primeira intervenção uma mais valia no rápido combate aos fogos, salientando o interesse e entusiasmo demonstrado pelos formandos.

“É na prontidão de resposta que está muitas vezes está a chave do sucesso e as juntas estão no terreno, próximas dos possíveis cenários de incêndio. Como tal contamos com elas para nos auxiliarem”, refere Rafael Rodrigues.

O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Carlos Alberto Moniz nas comemorações do dia mundial do ambiente

1 Jun 2008, 16:06h

O músico e cantor Carlos Alberto Moniz é a principal atracção das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, a assinalar pela Câmara de Vila Franca de Xira, na Quinta Municipal da Piedade, freguesia da Póvoa de Santa Iria, onde decorre o certame “Xira Infantil”.

O espectáculo começa às 11h00, com o músico açoriano a apresentar o álbum “Um Gesto pela Terra”, que visa sensibilizar para a importância da preservação do nosso planeta.

No evento estará ainda aberto ao público o espaço “Educação Ambiental”, das 9h30 às 16h30, onde podem ser visitadas exposições temáticas na área ambiental.

O MIRANTE
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Linha férrea Régua-Pinhão

Linha férrea Régua-Pinhão

Estão a decorrer obras de renovação da linha férrea entre Régua e Pinhão a fim, como pretende a Refer, reforçar a linha do Douro em termos de acção rápida em casos de socorro.
Assim, técnicos da Rede Ferroviária Nacional e da CP juntamente com os comandantes dos Bombeiros do Peso da Régua, Alijó, Sabrosa e Mesão Frio efectuaram uma viagem de inspecção ao troço entre a Ermida e o Pinhão, dado que, como é do conhecimento grande parte da linha do Douro está muito próxima do rio, com encostas de muito declive.
Também situações de desmoronamento de terras e pedras, como tem acontecido, mereceram de todos especial atenção.
Foi um convite da Refer a algumas corporações de Bombeiros, com áreas de intervenção junto ao rio Douro, contando ainda, com a colaboração da Protecção Civil do Distrito de Vila Real, tendo o Coordenador Distrital de Operações de Socorro, Carlos Silva, afirmando que “as zonas mais sensíveis prendem-se com a consolidação das margens e a existência de alguma vegetação junto à via, mas que, para já a situação não é problemática”. Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que “no troço da via do seu concelho, os perigos maiores são de possíveis desmoronamentos, já que as vinhas vêm mesmo até à linha”.


Fonte;
http://www.dodouro.com/
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Linha férrea Régua-Pinhão

Estão a decorrer obras de renovação da linha férrea entre Régua e Pinhão a fim, como pretende a Refer, reforçar a linha do Douro em termos de acção rápida em casos de socorro.
Assim, técnicos da Rede Ferroviária Nacional e da CP juntamente com os comandantes dos Bombeiros do Peso da Régua, Alijó, Sabrosa e Mesão Frio efectuaram uma viagem de inspecção ao troço entre a Ermida e o Pinhão, dado que, como é do conhecimento grande parte da linha do Douro está muito próxima do rio, com encostas de muito declive.
Também situações de desmoronamento de terras e pedras, como tem acontecido, mereceram de todos especial atenção.
Foi um convite da Refer a algumas corporações de Bombeiros, com áreas de intervenção junto ao rio Douro, contando ainda, com a colaboração da Protecção Civil do Distrito de Vila Real, tendo o Coordenador Distrital de Operações de Socorro, Carlos Silva, afirmando que “as zonas mais sensíveis prendem-se com a consolidação das margens e a existência de alguma vegetação junto à via, mas que, para já a situação não é problemática”. Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que “no troço da via do seu concelho, os perigos maiores são de possíveis desmoronamentos, já que as vinhas vêm mesmo até à linha”.


Fonte;
http://www.dodouro.com/

Amigo Migel
estas noticias são optimas porque eu ainda penso em la voltar e fazer aquela viagem que acho espectacular:espi28:
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Operação-surpresa da BT na A28

Operação-surpresa da BT na A28
Ontem
A Brigada de Trânsito da GNR realizou uma operação-surpresa na A28 para desmobilizar motociclistas que têm por hábito transformar aquela via em pista de corridas aos domingos de manhã.

A acção decorreu no sentido Viana-Porto da A28, junto à área de serviço de Vila do Conde, na sequência de queixas da concessionária do traçado, explicou fonte da BT à Agência Lusa.

A BT desviou o trânsito do sentido Norte-Sul para o interior da área de serviço, para obrigar ao abrandamento da circulação, dificultando assim a realização de corridas de moto.

Procedeu também à fiscalização da documentação dos motociclistas.
jn
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Porto - Revista de imprensa


02 de Junho de 2008, 08:52

Porto, 02 Jun (Lusa) - Os diários do Porto destacam hoje a partida da Selecção portuguesa de futebol para a Suíça, depois de ser recebida pelo presidente da República, e a crise nas pescas.

Na edição que assinala os seus 120 anos, o JN faz manchete com o título "O País a seus pés - apoteose em Lisboa e Neuchatel depois da recepção em Belém", ilustrado com uma fotografia do presidente da República, Cavaco Silva, com Cristiano Ronaldo.

Destaca também "Pescadores despedidos para poder sobreviver", "Procurador do Porto obrigado a ficar calado" e "Entrevista a Vieira da Silva: 'As crises são sempre injustas'".

O Primeiro de Janeiro titula em manchete "Peixe espanhol vai ser bloqueado - crise na pesca vai continuar", destacando também, com fotografia, o título "Euforia na partida e na chegada da Selecção".

"Estado gastou 485 milhões em rede de comunicações que valia um quinto" e "Selecção nacional - Cavaco abriu palácio para dar inspiração aos jogadores", são os principais destaques na edição/Porto do Público.

Na secção Local, este diário realça uma entrevista com a pediatra Helena Jardim que preparou durante um ano e meio a nova Urgência Pediátrica Integrada do Porto, inaugurada domingo.

Titula "'Metade das urgências resolvia-se noutros locais...'" e acrescenta "Só 4 por cento das crianças vistas no serviço de urgência ficam internadas, explica a coordenadora da UIPP - uma sigla a reter pelos pais".

PM


Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa - Revista de Imprensa

02 de Junho de 2008, 07:02

Lisboa, 02 Jun (Lusa) - A partida de Portugal da selecção portuguesa de futebol e a sua chegada a Neuchatel, Suíça, onde foi recebida por milhares de emigrantes, é hoje o tema comum nas capas dos matutinos lisboetas.

O Público ocupa metade da primeira página com uma fotografia da equipa das Quinas durante a recepção oficial de domingo no Palácio de Belém e escreve "Cavaco abriu palácio para dar inspiração aos jogadores".

O Jornal de Notícias (JN) titula "O país a seus pés" e ilustra com uma fotografia do presidente da República, Cavaco Silva, com Cristiano Ronaldo, acrescentando "apoteose em Neuchatel depois de recepção em Belém".

O Diário de Notícias (DN) refere "Selecção volta a emocionar", título que acompanha igualmente uma imagem da recepção em Belém.

O Correio da Manhã (CM) titula "Scolari proíbe contactos com mulheres", assinalando que as bandeiras portuguesas invadiram a Suíça.

O 24horas escreve "Milhares de emigrantes portugueses na Suíça receberam equipa em loucura", mas faz manchete com a "história desconhecida do encontro do seleccionador português com os seus parentes italianos".

Os gastos do Estado com o sistema de comunicações das forças de segurança, a paralisação no sector das pescas, o trabalho a tempo parcial dos deputados portugueses e o pagamento pelo Estado de tratamentos em dentistas privados são outros assuntos em destaque hoje nas capas dos jornais.

O Público diz que o "Estado gastou 485 milhões em rede de comunicações que valia um quinto", citando o presidente do grupo de trabalho que criou o sistema de comunicações das forças de segurança, serviços de informação, emergência médica e protecção civil (SIRESP).

Almiro de Oliveira considera o negócio "escandaloso" e estranha não ter sido ouvido no inquérito à adjudicação do sistema aberto pelo Ministério Público e arquivado em Março.

O Jornal de Notícias, que hoje assinala 120 anos e surge nas bancas com nova imagem, titula "Pecadores despedidos para poder sobreviver", explicando que os armadores estão a usar "arma" dos subsídios de desemprego para prolongar a paralisação que se iniciou na madrugada de sexta-feira passada.

"Metade dos deputados em part-time" escreve o Correio da Manhã, afirmando que 115 parlamentares acumulam actividade com outras funções.

O Diário de Notícias refere "Estado paga tratamentos em dentistas privados", acrescentando que os centros de saúde continuam sem esta especialidade.

Uma entrevista ao presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, onde este garante que se os privados não assegurarem estabilidade se estará "perante um caso de regulação pública", faz hoje a manchete do Diário Económico (DE).

"Trichet ameaça com mais regulação" escreve o jornal.

O jornal destaca ainda nova baixa nos custos do traçado do TGV e o crescimento do negócio da congelação influenciado pela greve da pesca.

O Jornal de Negócios (JdN) destaca a procura em bolsa de acções EDP Renováveis, sublinhando que a empresa fixou o preço em 8 euros e que a procura foi 87 vezes superior à oferta de títulos.

O periódico destaca ainda a vitória de Manuela Ferreira Leite, adiantando que a presidente eleita do PSD centrou o discurso na defesa da classe média.

A contratação de Hélder Postiga pelo Sporting e a chegada da selecção portuguesa à Suíça, onde vai disputar o Euro'2008, estão hoje em destaque nas capas dos desportivos.

"Postiga leão", titula o Record, sobre foto do avançado envergando a camisola dos "leões", referindo que o contrato é por três épocas.

"Sporting paga 2,5 milhões e cede júnior Diogo Viana ao FC Porto", refere ainda o matutino na primeira página, onde destaca uma afirmação do paraguaio Óscar Cardozo (Benfica): "Só saio depois de ser campeão".

"Postiga foi sempre primeira escolha" é a declaração do treinador do Sporting destacada por O Jogo, referindo "notícia bombástica em dia de entrevista exclusiva a Paulo Bento".

O matutino refere que "ponta-de-lança custa 2,5 milhões e assina por três anos", mas que o FC Porto "fica com metade do passe", acrescentando uma declaração do jogador, um dos escolhidos por Luiz Felipe Scolari: "consegui a estabilidade da minha carreira.

"Postiga no Sporting", refere A Bola, que cita uma afirmação do avançado: "estou preparado para ajudar a ganhar títulos".

O matutino sublinha algumas das condições da contratação, indicando que a cláusula de rescisão foi estabelecida em 20 milhões de euros.

Sobre a selecção, A Bola diz que "com adeptos assim a vontade de ganhar é maior", referindo os banhos de multidão à partida de Lisboa e na chegada à Suíça, enquanto O Jogo refere "milhares à espera da Selecção" e o Record indica "Selecção recebida em apoteose na Suíça".


CFF/JPA

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Almeirim - João Salgueiro triunfou na Corrida de O MIRANTE

1 Jun 2008, 23:39h

João Salgueiro foi o triunfador da III Corrida de Toiros de O MIRANTE no domingo em Almeirim, onde António Telles confirmou o seu bom momento e o jovem António D’ Almeida foi digno da oportunidade de poder tourear com duas figuras e mostrou qualidades que devem ser aperfeiçoadas.

Os três cavaleiros ribatejanos souberam tirar partido da nobreza e bravura dos toiros da ganadaria de José Luís Vasconcellos e Souza D’Andrade e proporcionaram lides com arte e emoção que chegaram ao público que ocupou três quartos das bancadas. Os forcados de Santarém, Vila Franca de Xira e Moita do Ribatejo sentiram algumas dificuldades consumando apenas duas pegas à primeira tentativa, mas receberam ovações dos aficionados que perceberam as dificuldades criadas pelos toiros pouco colaborantes no momento da reunião.

O quinto da tarde foi o melhor de um curro equilibrado com uma média de 550 quilos e uma boa apresentação. João Salgueiro teve alguma dificuldade no início da lide, mas deu a volta e cravou uma mão cheia de ferros de bom nível. O público soltou aplausos e exigiu mais três ferros, o último dos quais brilhante. A pega de Rui Graça dos Amadores de Vila Franca foi a cereja em cima do bolo.

António Telles abriu a corrida com uma lide inteligente onde deu a volta a um toiro que, por vezes, se adiantou ao cavalo. O cavaleiro de Vila Franca estudou o opositor e, com a sua arte, cravou alguns ferros de bom nível. O público pediu a sorte de violino, mas António não arriscou e fez uma lide num estilo clássico que é a imagem de marca da dinastia Telles. Na abertura da segunda parte, coube-lhe um toiro com bravura e que proporcionou uma lide mais emotiva com alguns ferros colocados em terrenos apertados a justificarem a música interpretada pela banda de Almeirim.

No seu primeiro toiro, António D’ Almeida, 20 anos, mostrou algum nervosismo e insegurança que foi vencendo. Fez uma lide em crescendo, deixou tudo em praça e conquistou os aficionados com vários ferros emotivos. No último toiro da tarde, o jovem cavaleiro de Almeirim apareceu com mais confiança, praticou um toureio mais solto e com detalhes de artista que o pai Jorge D’ Almeida seguiu atentamente na teia. O Ribatejo tem mais um candidato a ser figura numa temporada onde os novos valores estão em força.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Benavente vai recolher carros abandonados

2 Jun 2008, 07:42h

Os veículos abandonados na via pública no concelho de Benavente vão ser recolhidos pela câmara municipal. Os carros vão ser reunidos num depósito camarário com cerca de quatro hectares. A proposta foi aprovada na última assembleia municipal realizada a 30 de Maio.

“Muitos veículos são abandonados na via pública desrespeitando as regras do bom ordenamento de trânsito”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Benavente, António Ganhão.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
S. M. Feira - apanhado após várias perseguições

Falta de pulseiras reduz vigilância

02 Junho 2008 - 00h30
O Tribunal de Santa Maria da Feira decretou a prisão domiciliária do homem que tentou atropelar uma patrulha da GNR, mas como não havia "pulseiras" disponíveis não terá vigilância electrónica. O resultado é que não será possível verificar se cumpre ou não a ordem judicial.

O suspeito, de 27 anos, tinha sido surpreendido pelo proprietário da Papeleira Brandoense, em PaçosdeBrandão, quando, na passada terça-feira, furtava várias peças metálicasqueiriatransportar numa carrinha de caixa aberta. Ao aperceber-sedosmilitaresda GNR, o jovem entrou para a carrinha e fugiu. Tentou atropelar um polícia que, segundo o proprietário da empresa, "saltou no último instante". Os guardas ainda fizeram alguns disparos de intimidação na direcção da carrinha, mas o assaltante não se intimidou.

Um dia depois foi avistado por uma patrulha do posto de Esmoriz, Ovar, e encetou nova fuga, mas sempre com os militares no seu encalço. Durante vários quilómetros tentou despistá-los, até que em Paços de Brandão, se juntou à perseguição uma patrulha da GNR de Lamas, obrigando-o a procurar caminhos de mato, nas imediações da quinta do Engenho Novo. Sem saída, deixou a carrinha numa "picada" e tentou fugir a pé, mas não demorou muito até os guardas o agarrarem e deterem.

O homem, vizinho da empresa que assaltou, é também suspeito de outros furtos, entre os quais o da carrinha que usava na fuga, a mesma que utilizou na Papeleira Brandoense. Foi ainda indiciado por tentativa de atropelamento.


"Correio da Manhã"
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Coimbra: Assalto fecha escola

Um assalto à EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra, obrigou a cancelar as aulas no estabelecimento, revelou a vice-presidente do conselho executivo.

"É puro vandalismo, é profundamente lamentável", disse Isabel Santos à agência Lusa, ao princípio desta manhã, ao reportar-se ao assalto perpetrado no estabelecimento de ensino. A professora descreveu um cenário de documentos espalhados pelo chão, gavetas viradas e o cofre derrubado na secretaria e na sala do conselho executivo, adiantando que ainda não tivera tempo de se inteirar integralmente da dimensão do delito.

"Estes actos de vandalismo não levam a lado nenhum, só prejudicam tudo e todos. É o património de todos nós", sublinhou ao expressar a sua indignação com o sucedido. De acordo com a vice-presidente do conselho executivo, as aulas na EB 2,3 Silva Gaio, escola situada na margem esquerda do Rio Mondego, foram canceladas devido ao assalto mas deverão ser retomadas esta terça-feira.

Uma fonte da PSP de Coimbra disse à agência Lusa que o assalto foi perpetrado domingo, durante o dia, tendo sido detectado ao final da noite. Não se sabe como os assaltantes entraram na escola. No interior do estabelecimento, arrombaram portas e janelas das salas de aulas e dos sectores de serviços e directivos e assaltaram máquinas de bebidas e de café.

De acordo com a mesma fonte da Polícia de Segurança Pública de Coimbra, ainda não se sabe se foi furtada alguma coisa e ainda não foi apurado o valor dos danos causados na EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio. Segundo Isabel Santos, a escola já fora assaltada há algum tempo, tendo, nessa ocasião, sido levado dinheiro das máquinas de fornecimento de alimentos.

JN
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Sete centenas de pessoas marcharam em Coimbra contra a fome

No Dia Mundial da Criança, em vários países do mundo foram milhares os que marcharam pela
Cerca de 700 pessoas participaram, em Coimbra, na caminhada e corrida contra a fome, que decorreu também em Lisboa, Porto e Angra do Heroísmo (Açores) e noutras cidades do mundo, numa organização da TNT Express e do “World Food Program” (Programa Alimentar Mundial) das Nações Unidas.
Em Coimbra, foi a segunda vez que decorreu o “Walk the World”, depois de, em 2007, ter registado uma adesão superior, a rondar os 1000 participantes. Joaquim Craveiro, director da TNT de Coimbra, considera que o «mau tempo», que se faz sentir, poderá estar directamente relacionado com o facto de não terem vindo mais pessoas para a rua caminhar e correr na luta contra a fome.
Seja como for, os quase 700 que saíram de casa cedo, enfrentaram os chuviscos que caíram de manhã e vestiram a camisola de mais esta causa social não deram o tempo por mal empregue. E, em pleno Dia Mundial da Criança foram muitos os pequeninos que quiseram dizer “presente” e mostrar que, apesar da idade, já sabem perfeitamente que «há muitos meninos a morrer à fome».
A Adriana tem oito anos e foi uma das primeiras a chegar ao Parque Dr. Manuel Braga, integrada num grupo de mais seis pessoas, que viajaram desde Penacova para participar na iniciativa. «Custou um bocadinho», revelou ao Diário de Coimbra, com as faces bem rosadinhas, a mostrarem o esforço que teve de fazer desde o Largo D. Dinis.
Do mesmo grupo, Maria de Fátima participou no “Walk the World” pela primeira vez e realçou a importância deste tipo de iniciativas, pelo carácter social e também pelo «bem que faz à saúde».
Da Quinta do Cordovão, em Eiras, participou na caminhada um grupo significativo de familiares e amigos, que, desde há cinco anos, se habituou a marchar contra a fome, mesmo antes da iniciativa chegar a Coimbra. «Íamos ao Porto e é muito mais gente», revelou um dos participantes.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Jazz ao Centro procura cativar novos públicos

Apostas desta edição, que começa hoje em Coimbra, visam fazer chegar o festival
A edição deste ano do Jazz ao Centro, que tem início hoje com a abertura de várias exposições na cidade, vai proporcionar algumas das sonoridades do jazz contemporâneo e das correntes experimentalistas, sem esquecer «um certo mainstream» e os músicos portugueses.
«Seguindo a linha que o festival mantém desde 2003, o programa deste ano aposta no jazz contemporâneo, com algumas ligações ao free jazz, mas alarga o espectro a um certo “mainstream”, como é caso do quarteto de Júlio Resende, cativando um público mais alargado», explicou à agência Lusa o especialista Rui Paulo Simões.
Segundo o professor de Jazz e Música Urbana na licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o concerto do ZFP Quartet (com Carlos Zíngaro, Simon H. Fell, Márcio Mattos e Mark Sanders), marcado para quinta-feira (5 de Junho), no Ateneu, representa também «um alargamento do festival a outros públicos e outras fronteiras», nomeadamente da música improvisada.
Hélder Bruno Martins, investigador do Instituto de Etnomusicologia e do Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro, louva este «festival de referência no panorama nacional», que tem permitido apreciar em Coimbra «projectos de experimentalismo, na fronteira entre o jazz e música improvisada».
Para o autor do livro “Jazz em Portugal - 1920-1956”, a edição deste ano revela-se «bastante interessante» ao procurar envolver também o espaço urbano.
«Enquadra-se no paradigma actual de desenvolvimento sócio-cultural, promovendo a sociabilização das pessoas», referiu o especialista.
Os quatro principais concertos do Jazz ao Centro decorrem nas Escadas do Quebra-Costas e o espectáculo inaugural no Ateneu de Coimbra.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Feira do Tremoço de Cadima terminou ontem. Três dias de “casa cheia”

Feira do Tremoço de Cadima terminou ontem. Três dias de “casa cheia”
José Alberto Pessoa não podia estar mais feliz. A quinta edição da Feira do Tremoço de Cadima, que ontem terminou, redundou em mais um sucesso. Aliás, superou todas as expectativas.
«De ano para ano o número de visitantes aumenta. Sábado estiveram aqui milhares de pessoas até às 06h00 da madrugada, esgotaram tudo o que havia. Hoje (ontem), como vê, isto está cheio. Vamos, com certeza, bater todos os recordes», revelou ontem à nossa reportagem José Alberto Pessoa, presidente da Junta de Freguesia de Cadima, responsável por este evento que é já o “ex-libris” desta freguesia de Cantanhede.
Para ajudar ao sucesso deste certame, o local onde se realiza a feira não podia ser melhor. A paradisíaca Praia dos Olhos da Fervença, só por si, chama à freguesia famílias inteiras oriundas de todo o concelho de Cantanhede, mas também de concelhos vizinhos, como ontem o Diário de Coimbra constatou.
«Nós viemos da Mealhada, e olhe que valeu a pena. O sítio é maravilhoso, a gente é hospitaleira, e nota-se aqui uma grande alegria nos rostos das pessoas. Não sabia que havia aqui tão perto um local como este», confidenciou à nossa reportagem Maria Celeste Costa, acompanhada pelo marido e pela filha, com um saco de tremoços nas mãos.
«São saborosos e não são nada caros. Já venho a este feira desde que começou (2003) e, todos os anos, noto que está cada vez melhor», revelava Aldina Soares, de Cantanhede, que aproveita a visita «para conviver e apreciar, também, os grupos musicais e a animação que se vive».
Por falar em animação, José Alberto Pessoa diz que um dos segredos do sucesso deste evento é, precisamente, a preocupação em elaborar um cartaz de eventos que “casam” muito bem com o certame.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
GNR apreendeu plantação de cannabis na Serra da Lousã

A GNR apreendeu ontem de manhã uma plantação de 29 pés de cannabis na aldeia do Catarredor, na Serra da Lousã, no quintal de uma habitação de um cidadão português, de 41 anos.
A descoberta ocorreu à margem de uma operação do Núcleo de Investigação Criminal de droga de Coimbra, acompanhados por elementos do NIC e do posto da Lousã, que davam cumprimento a três mandados de busca.
Segundo fonte do Destacamento da GNR da Lousã, o proprietário da plantação, que não era visado na operação , relacionada com processos de droga, foi detido e notificado para comparecer hoje em Tribunal.
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
O Dia Mundial da Criança não passou ao lado de Coimbra

As crianças são um mundo à parte. Único. Vivem, ainda, felizmente, sem se aperceber dos sobressaltos da vida adulta. Para eles, a felicidade é algo fácil de encontrar. Basta, para tal, uma simples brincadeira. É isto que torna os pequenos diferentes, únicos e tantos outros adjectivos bons. Por isso, também, os adultos sentem, muitas vezes, vontade de rebobinar o filme da vida até aos anos da infância. Por exemplo, sempre que a simples oferta de um rebuçado “rouba” um sorriso do tamanho do mundo a qualquer criança. A ingenuidade cativa, assim como a simplicidade que colocam no que fazem.
Ontem, o dia foi delas. Em Coimbra, viram-se muitas. Felizes, alegres, enérgicas. O Dia Mundial da Criança foi assinalado com diversas iniciativas na cidade banhada pelo Mondego. Aliás, foi mesmo ali, junto ao rio, onde se concentrou a maioria da pequenada. O Parque Verde, tanto à direita, como à esquerda, registou uma enchente digna de figurar no livro de recordações de um espaço que cativou, definitivamente, os conimbricenses. Com a tarde solarenga, mas sem muito calor e com uma brisa agradável, o “povo” saiu à rua.
Pais, avós e filhos. As famílias andaram unidas e firmes no propósito de proporcionar um dia em cheio aos petizes. As bicicletas, os triciclos, as bolas e os papagaios coloriram o já de si verde parque. Os mais destemidos percorreram metros e metros a pedalar. Os ditos preguiçosos diziam-se cansados para “obrigar” os pais a tirar as mãos dos bolsos e a empurrar o transporte movido a pedal ou, noutros casos, pela força de braços dos adultos. É assim mesmo, não há nada a fazer.
Apesar de andar muita gente no lado direito do Parque Verde do Mondego, a verdade é que foi na margem esquerda que o povo se concentrou. O programa “Todos com Portugal”, transmitido em directo pela TVI, contribuiu para a aglomeração. Ainda assim, muitos foram os que se mostraram indiferentes à oferta de bonés amarelos e vermelhos da estação televisiva de Queluz, optando por passear de mão dada, às cavalitas ou ao colo com os filhos.
Também na margem esquerda, o Portugal dos Pequenitos fazia jus ao nome. Tantos foram os meninos e as meninas que por ali andaram. Ora a espreitar pela janela dos monumentos em miniatura, ora a correr para a banca da venda de gelados. Fotografia para aqui, filmagem para acolá. O dia era deles. Presenciámos muitos, mas mesmo muitos, momentos de ternura entre pais e filhos. Também houve quem preferisse fazer birra. Por ser o seu dia, tudo se tolerou. O “tau-tau” foi, sabiamente, substituído pelo convencimento através das palavras. Afinal, o dia era das crianças.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo