• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Assim nasceram as ‘Trike’ da Harley-Davidson

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10

A grande maioria das pessoas vê a imagem de uma Harley-Davidson como uma moto grande de duas rodas, mas na verdade a Harley também faz um modelo de três rodas desde há muito… A “Trike” é um veículo sumptuoso e de luxo, mas nasceu como um veículo utilitário e de serviços no período da Grande Depressão de 1932.




Hoje no Japão, mesmo não se possuindo carta de moto, é possível conduzir com uma carta de automóvel comum uma “trike”, sendo visto como um veículo para aqueles que hesitam em obter uma licença de motos.



Na recente Harley-Davidson “Tri Glide Ultra” (modelo 2021), o motor que a equipa, é o mais recente “Milwaukee Eight 114” com 1868cc OHV e refrigerado a ar. Contúdo, o antigo modelo de três rodas da Harley-Davidson era bem diferente do estilo de luxo atual, era um “veículo de trabalho simples”, feito para o público em geral e serviços.



A seguir à recessão causada pela Grande Depressão, a Harley-Davidson anunciou em 1932 um modelo de três rodas, o G Servi-Car com uma estrutura única e simples. Ainda antes do seu aparecimento, havia uma “van lateral” que usava o lado do sidecar como plataforma de carga para entregas, mas o “Carro de Serviço” deveria ir mais longe, para ser usado para reparações no local, por revendedores de automóveis e militares em oficinas. O acessório para reboque ficou definido como opção.



O G Servi-Car estava munido de um motor V-twin de cabeça plana de 750 cc que acabava de ser introduzido na época, sendo amplamente utilizado em veículos comerciais de entregas, veículos de publicidade e veículos da polícia. Mesmo ao conduzi-lo em baixas velocidades durante todo o dia, havia pouco sobreaquecimento e, aproveitando o motor resistente de baixa compressão, resultava em variadíssima situações como um veículo utilitário com excelente usabilidade.



Além disso, as rodas traseiras de duas rodas com diferencial, vinham equipadas com uma engrenagem traseira além de uma transmissão de três velocidades, o que o tornava num modelo de três rodas altamente estável que qualquer pessoa podia conduzir. Desta forma, e com a fiabilidade reconhecida da Harley-Davidson, provou-se que produtos atraentes podiam ser vendidos de forma confiável, mesmo durante um período de recessão.



O G Servi-Car foi produzido até 1973, sendo principalmente usado nessa altura como viatura da policia, com o motor bicilíndrico de válvula lateral, enquanto passava por mudanças na suspensão, pneus, exterior, etc.

Fonte: motomais
 
Topo