• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atenção peões

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366

Peões não podem “atravessar na passadeira sem parar antes”?




Na internet, mais concretamente nas redes sociais, certas publicações tornam-se virais. Recentemente apareceu uma publicação que indica que os peões não podem "atravessar na passadeira sem parar antes". A publicação remete para Artigo 101.º (Atravessamento da faixa de rodagem) do Código da Estrada.
Mas será que os peões têm mesmo de parar antes de atravessar a passadeira? O que diz o Código da Estrada?



Peões não podem atravessar na passadeira sem parar antes?


O que diz o artigo 101.º (Atravessamento da faixa de rodagem) do Código da Estrada?

Segundo o Polígrafo Sapo, de facto, no Artigo 101.º (Atravessamento da faixa de rodagem) do Código da Estrada determina-se que "os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente".



Além disso, "o atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível", refere o artigo.



Peões não podem atravessar na passadeira sem parar antes?



Segundo a informação do "Guia do Peão" da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), quando existe uma passadeira, "para atravessar com segurança é necessário, mesmo nesta situação, estar atento e só iniciar a travessia quando se observar que os veículos pararam ou que os condutores manifestaram a intenção de o fazer".


Face à informação, confirma-se que os peões não podem (ou não devem) "atravessar na passadeira sem parar antes".


Desde a sua estreia, em 1901, que o Código da Estrada é o documento que regula o trânsito de pessoas e veículos. O Código da Estrada tem acompanhado as mudanças, estando atualmente na sua 23ª versão. Hoje, este documento reflete os novos conceitos, usos e tecnologias, com um objetivo em vista: a segurança rodoviária dos utentes da via pública.


pp
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
O que é que se vê, peoes a chegar à passadeira e só por que lá chegaram atravessam de qualquer maneira sem sequer se certificarem de que é seguro atravessar, para além disso existem aqueles que passeiam descontraidamente ao telefone enquanto atravessam a mesma.

Resumindo, cada vez há menos civismo o que contribui em alguns casos para elevar o numero de mortes.

Infelizmente é o que temos, claro que esta é a minha opinião.
 
Topo